TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EMPREENDEDORISMO ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA-ATPS

Por:   •  23/8/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.594 Palavras (7 Páginas)  •  269 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

     

EMPREENDEDORISMO

ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA-ATPS

 

SANTA BÁRBARA D’OESTE

ABRIL/2015

[pic 2]

EMPREENDEDORISMO

ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA-ATPS

[pic 3]

[pic 4]

                                           

                                           

SANTA BÁRBARA D’OESTE

ABRIL/2015

INTRODUÇÃO

O presente trabalho é sobre empreendedorismo, mas concretamente vamos abordar o que é ser um empreendedor.

O empreendedor é um individuo que inova, imagina, desenvolve e realiza visão.

Este trabalho tem como objetivo abordar os conceitos de empreendedor e suas principais características para se tornar um empreendedor de sucesso.

Está organizado em duas etapas. Na etapa 1 será abordado o conceito de empreendedor e suas principais características e os critérios para avaliar oportunidades. Já na etapa 2 escolha de uma franquia.

A metodologia utilizada foi à pesquisa bibliográfica, enriquecida por pesquisas de artigos retirados da internet.

Etapa 1

Empreendedor é um profissional inovador que está em constante modificações  em sua forma de agir e pensar.

O bom empreendedor nos dias de hoje significa ser um realizador de novas idéias, através da harmonia entre criatividade e imaginação, a também um bom empreendedor tem que ter ousadia, existem muitos obstáculos para quem quer empreender no Brasil, e por essa razão poucas pessoas têm determinação para enfrentar  os desafios que surgem ao longo do caminho.

Um empreendedor de sucesso não busca de imediato o lucro, por que o mesmo será resultado de suas conquistas , ele tem olhos sempre para o futuro, almeja aprender casa vez mais, não espera ele realiza.

“O empreendedor é a pessoa que inicia e/ou opera um negócio para realizar uma idéia ou projeto pessoal assumindo riscos e responsabilidade e inovando continuamente”. ( CHIAVENATO, 2008, p.3).

Segundo Dornelas (2005, p.21) :

“os empreendedores são pessoas diferenciadas, que possuem motivação singular, apaixonadas pelo que fazem, não se contentam em ser mais um na multidão, querem ser reconhecidas e admiradas, referenciadas e imitadas, querem deixar um legado”.

O empreendedor bem-sucedido tem personalidade e talento que preenchem um padrão determinado, características, que o levam a agir de  tal forma que o mesmo alcança o sucesso esperado.  

De acordo com Chiavenato existem três características básicas que identificam o espírito empreendedor:

  1. Necessidade de realização: as pessoas apresentam diferenças individuais quanto à necessidade de realização. Existem aquelas com pouca necessidade de realização  e que se contentam com o status que alcançaram. Contudo, as pessoas com alta necessidade de realização gostam de competir com certo padrão de excelência e preferem ser pessoalmente responsável por tarefas e objetivos que atribuíram a si próprias.
  2. Disposição para assumir riscos: o empreendedor assume variados riscos ao iniciar seu próprio negócio: riscos financeiros decorrentes do investimento do próprio dinheiro abandono de empregos seguros e de carreiras definidas; riscos familiares ao envolver a família no negócio; risco psicológicos pela possibilidade de fracassar em negócios arriscados.
  3. Autoconfiança: quem possui auto confiança sente que pode enfrentar os desafios que existem ao seu redor e tem domínio sobre os problemas que enfrenta.

Segundo Farah (2008) citado por Filion (2000, p. 3) também enumerou as características de empreendedores bem-sucedidos  (conforme demonstrado no Quadro 1.1), com certa similaridade em relação aos itens apontados pelos outros autores.

Quadro 1.1 Características de empreendedores bem-sucedidos

 [pic 5]

Fonte: Farah (2008, p.8)

Definir critérios para avaliar as oportunidades

Avaliar as oportunidades nunca e nem será uma tarefa fácil, pois se o empreendedor errar nessa etapa fundamental, todo seu negócio será apenas um projeto frustrado e fracassado, pois a oportunidade não acontece todo dia, nem toda hora bate a sua porta.

“As oportunidades é que são geralmente únicas, pois o empreendedor pode ficar vários anos e aproveitar uma oportunidade de desenvolver um novo produto, ganhar um novo mercado e estabelecer uma parceria que o diferencie de seus concorrentes”. (DORNELAS, 2012, p.47)

Existem vários fatores que indicam se uma oportunidade é viável ou não para o negócio em que um empreendedor deseja montar, sendo eles: o setor da atividade onde ele irá desenvolver a oportunidade, o conhecimento do assunto que eles iram tratar, e a analise de quem seja seus principais concorrentes. Antes de começar a traçar os planos de negócio o empreendedor precisa analisar bem a oportunidade, observar se realmente é a oportunidade que ele esperava e almeja para construir seu tão esperado negócio.

“Por mais que você encontre a oportunidade de negócio considerando os aspectos internos [...] boas oportunidades não deram certo, não em função da idéia em si, mas de quem estava empreendendo. Trabalhar muito por algo que não o inspire e motive, não o levará muito longe”. (Marcelo Nakagawa. Canal do empreendedor)

Para ajudá-lo na questão da analise de oportunidades existem alguns critérios que podem influenciá-lo a fazer a escolha correta. O empreendedor deve fazer as seguintes perguntas:

  • Qual mercado ela atende? Do que seus clientes estão precisando. Que tipo de valor será agregado aos usuários do seu produto/serviço. Qual a estrutura e tamanho do mercado.
  • Qual o retorno econômico que trará? O que irá lucrar depois de separarem os impostos, que retorno terá depois do investimento.
  • Que vantagem competitiva agregará? Custos, grau de controle, barreiras de entradas.
  • Quem será sua equipe? Quais as habilidades que as pessoas precisam ter para que façam parte desse negócio, as experiências e competências precisam ser comprovadas?
  • Até que ponto o empreendedor estará comprometido com o negócio? Qual será o grau de envolvimento dos colaboradores nesse negócio, devem amar o que faz ou simplesmente interesse financeiro.

Existem aspectos aonde o empreendedor tem sempre que estar detectando as oportunidades,criando negócio para ganhar dinheiro e assumindo riscos calculados.Em qualquer definição de empreendedorismo,é necessário encontrar alguns critérios referentes ao empreendedor:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.1 Kb)   pdf (211.4 Kb)   docx (422.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com