TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de Atividades Práticas Supervisionadas (ATPS): Empreendedorismo

Por:   •  17/8/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.520 Palavras (7 Páginas)  •  383 Visualizações

Página 1 de 7

Faculdade Anhanguera de Jacareí

Empreendedorismo

Jacareí

2015

Prof. Orientador: Cícero

Ana Paula

Daniele Cristina Silveira – 7677747887

Elivânia Simões - 8829407732

Francine Pereira Farias - 9930003148

Paloma Siqueira Martins - 1596861215

Paloma

Tamiris dos Santos Costa - 1588935666

Relatório de Atividades Práticas Supervisionadas (ATPS) apresentado à Faculdade

Anhanguera de Jacareí, como parte dos requisitos para conclusão da disciplina de Empreenderismo.

Orientador: Prof. Cícero

Etapa 1 - Identificação de uma Oportunidade de negócio I e II

Passo 1

Uma oportunidade de negócio, deve ser analisada, principalmente, por quem está entrando pro time dos empreendedores. Apenas o fato de se ter uma boa ideia, não garante sucesso nos negócios. O que faz muita diferença é saber desenvolvê-las, implementá-las e investir no momento certo. Cada ideia deve ser vista e analisada individualmente, a fim de conhecer os riscos e chances de ter o reconhecimento e retorno esperado. É importante procurar investir em áreas que já conhece, que possua alguma experiência, e levar em consideração que só serão bem sucedidos se atuarem em algo  que realmente gostem e que sintam-se satisfeitos.

Para se identificar uma boa oportunidade, é necessário fazer uma análise externa, que se caracteriza por levar em consideração o público alvo, os benefícios que podem proporcionar ao cliente, o mercado a qual será destinado, suas inovações e sua colaboração para a sociedade. Uma análise interna, deve levar em consideração o que irá representar para sua realização pessoal e profissional, se será um desafio pessoal e se terá um mercado favorável. Uma boa oportunidade depende da abrangência do mercado e da capacidade de diferenciação.

Uma boa oportunidade deve estar focada em alguns pilares, tais como:

  • Observar quais são as necessidades que esta oportunidade busca atender ou quais problemas poderão ser resolvidos;
  • Quem é o seu público alvo e o porte desse mercado, quanto maior abrangência, maior a probabilidade de ser boa;
  • A diferenciação dos seus concorrentes, fazer o mesmo acabará em uma disputa de preço.
  • Qual o seu potencial de lucratividade e rentabilidade.

O empreendedor deve saber responder, qual o significado da oportunidade para ele, antes de partir para o plano de negócios completo.

Passo 2

Devido ao fato de não haver na cidade, sorveterias que investiram no ramo de sorvete italiano, conhecido como Gelatto, resolvemos explorar este mercado, para atendermos um público diferenciado, oferecendo um produto de qualidade.

  1. Qual mercado ela atende?

Pretendemos atingir um público mais selecionado, que estão em busca de produtos com qualidade, sabores diferenciados, que seja surpreendente aos paladares e exclusividade.

  1. Qual o retorno ela proporcionará?

Esperamos um retorno rápido, e em pouco tempo atingir a liderança do mercado.

Pois acreditamos ser uma marca forte, e há uma demanda por parte dos consumidores, com um diferencial competitivo.

  1. Quais as vantagens competitivas que ela trará ao negócio?

As vantagens competitivas estão ligadas diretamente aos benefícios que o consumidor pode ter. As empresas precisarão oferecer aos seus clientes bom atendimento, qualidade e preço justo pelo seu produto. Isso irá movimentar a economia e cada vez mais, irão superar as expectativas.

  1. Qual é a equipe que transformará essa oportunidade em negócio?

Por ser uma novidade, o gestor precisará buscar e oferecer treinamento aos seus colaboradores, para aprenderem sobre a história, conhecerem os sabores, e sobre as técnicas de fabricação do sorvete italiano, para que fiquem todos alinhados, e possuam um padrão no atendimento, que será um referencial da marca.

  1. Até que ponto o empreendedor está comprometido com o negócio?

O empreendedor já trabalhou no ramo, se identifica e gosta do que faz. Ele está depositando uma grande confiança e irá dispor de tempo para acompanhar todas as etapas, mantendo contato direto com seus fornecedores para que possa garantir o uso de frutas selecionadas e frescas.

Passo 3

Acredita que existe muita oportunidade que ainda não foi explorada pelas grandes marcas, como por exemplo oferecer produtos de qualidade com preço 25% menor do que as marcas lideres.

O mercado é dominado pela multinacional Unilever, dona da marca Kibon e Nestlé, que juntas detêm mais de 70% do mercado. Mas as regionais, de menor porte conseguem fortalecer suas operações no mercado com produtos e sabores diferentes.

Passo 4

Nome da empresa: Gelatteria di Piazia

Breve histórico da empresa: Em 2015, inicia-se a empresa com uma pequena produção de Gelato Italiano. Pondo-se em prática a sua vontade de introduzir no mercado um produto diferenciado e com grande possibilidade de crescimento.

Segmento a ser atendido pela sorveteria: No ramo alimentício, enxerga-se a chance de trazer para o mercado essa grande novidade, que já é sucesso na Itália, e com uma grande procura por produtos de qualidade e bom atendimento, irá se destacar. Uma loja de fabricação própria, tomando todos os cuidados em seu processo, sem uso de gordura hidrogenada, usando sempre polpa de frutas frescas, e sempre com a presença de um sorveteiro para acompanhar o processo da fabricação, para garantir a textura e cremosidade na medida certa.

Possíveis vantagens competitivas a serem desenvolvidas pela empresa: Como é uma novidade, investiremos na fabricação do gelato com ingredientes italianos, e iremos enriquecer com sabores diferenciados como ovomaltine, cappuccino, manga, cupuaçu. Utilizando de produtos naturais, sem conservantes e corantes, para que fique com uma textura extremamente cremosa, garantindo um produto de qualidade, rico em sabor e proporcione bem estar aos nossos clientes.

[pic 1]

Fonte: finamac.com.br

Etapa 2 – O Plano de Negócios e Criando um Plano de Negócios Eficiente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.9 Kb)   pdf (206.5 Kb)   docx (83.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com