TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ENDOMARKETING: A importância do primeiro cliente para as organizações

Por:   •  18/3/2017  •  Artigo  •  6.231 Palavras (25 Páginas)  •  320 Visualizações

Página 1 de 25

ENDOMARKETING: A importância do primeiro cliente para as organizações

Tereza Maria Magalhães

terezagandra@gmail.com

Trabalho de conclusão de curso - Orientador: Érika Conceição Gelenske Cunha

Resumo

Este artigo tem como objetivo demonstrar as ações de endomarketing como formação de multiplicadores, envolvendo seus colaboradores na missão, visão e valores da organização. De como a motivação dos colaboradores; os primeiros clientes, afeta diretamente no aumento da produtividade e na propagação de valor da marca. Um funcionário que se sente valorizado e motivado, automaticamente transmitirá este sentimento ao cliente externo, que também se sentirá satisfeito com o atendimento fornecido; peça fundamental na fidelização e aumento na captação de clientes. As ações são pautadas em comunicação interna, treinamentos/ dinâmicas, reuniões de clima, bonificações e empoderamento. O objetivo principal do estudo é demonstrar como uma gestão voltada para atender as necessidades e desejos, tanto do público interno como externo pode ter como resultado o crescimento acentuado da organização, o aumento da lucratividade, a diminuição dos índices de rotatividade e maior fidelização, comprometimento com a marca.

Palavras-chave: endomarketing, motivação, valor, fidelização, comunicação interna, atendimento, lucratividade.

Introdução

O endomarketing é uma nova ferramenta da administração na área de gente e gestão. Ele é fundamentado em utilizar ferramentas do marketing tradicional direcionado aos clientes internos.

Brum (2007) define que endomarketing é oferecer ao colaborador atenção e carinho, educação, transparência na hora de expor a informação a fim de que possa ser uma pessoa criativa e participativa. De acordo com Saul Bekin (1986) mestre em administração estratégica e criador do termo “Endomarketing” no Brasil, para uma empresa funcionar satisfatoriamente, é preciso que todos os setores estejam sintonizados com o objetivo principal da mesma, a criação de produtos ou serviços cuja qualidade corresponda às necessidades, desejos e expectativas do consumidor.

Marketing interno é, principalmente, área dos gerentes de recursos humanos que têm responsabilidade em desenvolver políticas de RH consistentes que incluam recrutamento, seleção e treinamento, além de avaliação, remuneração e reconhecimento.

Um endomarketing bem-sucedido exige que os gerentes de recursos humanos desenvolvam relacionamentos não apenas com os funcionários, mas também com os gerentes de marketing e os gerentes operacionais. O sucesso também leva a uma cultura de serviço apropriada para apoiar os relacionamentos com os clientes externos.

Um endomarketing bem alinhado está diretamente ligado à área de gestão de pessoas. Os líderes devem ser atuantes no que diz respeito a fortalecer vínculos e o comprometimento do colaborador.

É papel da alta gestão disseminar a missão, visão e valores da organização. A liderança é de extrema importância na imagem que é passada aos colaboradores. Tendo como resultado a necessidade de integração entre as áreas da organização, objetivando um esforço conjunto.

Saul Bekin (1986) refere que o Endomarketing visa estabelecer um processo de trocas que construa lealdade no relacionamento com o público interno. Bekin (2004, p.51) defende que o Endomarketing hoje é visto como “um meio de diminuir o isolamento departamental, reduzindo atritos internos e superando resistências a mudança“. Todo processo de mudança nas organizações é difícil e enfrenta resistência, mas em um cenário competitivo como o atual, a empresa deve estar sempre inovando e otimizando processos. Quando o colaborador está envolvido e se sente parte deste processo de inovação, a resistência às mudanças já não é tão acentuada.

A comunicação interna é de fundamental importância para o progresso e harmonia da instituição, os líderes cada vez mais devem possuir conhecimento e controle sobre ela. 

Veremos quais as ações de endomarketing podem ser implantadas, as ferramentas que podem ser utilizadas e quais os canais de comunicação. Veremos ainda, como fazer a mensuração dos resultados através de avaliação de desempenho e pesquisa de clima organizacional.

O estudo do caso está dividido em 4 partes: em primeiro lugar, será abordado o conceito de endomarketing, em seguida a importância de uma comunicação interna eficaz no alinhamento com as metas e os canais de comunicação, posteriormente falaremos dos programas de treinamento, capacitação e remuneração variável.  Citaremos ainda, a mensuração dos resultados.

A metodologia utilizada será através de referências bibliográficas e levantamento de dados oriundos de programas de endomarketing bem sucedidos.

Este artigo visa demonstrar as ferramentas utilizadas para atrair o colaborador como primeiro cliente. E a importância que este tem para a organização quando satisfeito e motivado.

  1. Conceito de endomarketing

Endomarketing foi uma palavra criada por Saul Bekin em 1995, entende-se por marketing voltado para o público interno visando motivação e satisfação. O cliente interno é tratado como primeiro cliente da organização como seu produto-empresa. O objetivo é mobilizar os colaboradores com vistas a um alinhamento necessário para alcançar os objetivos e metas. De acordo com o estudioso de marketing Theodore Levitt:

Para atrair clientes, toda empresa deve ser considerada um organismo destinado a criar e atender clientes. A administração não deve julgar que sua tarefa é fabricar produtos, mas, sim, proporcionar satisfações que conquistem os clientes. Devem propagar essa ideia (e tudo que ela significa e exige) por todos os cantos da organização. Devem fazer isso sem parar, com vontade, de forma a estimular e motivar as pessoas que fazem parte dela (..) Em resumo, a organização precisa aprender a considerar que sua função não reside na produção de bens e serviços, mas na aquisição e retenção de clientes, na realização de coisas que levem as pessoas a querer trabalhar com ela. Theodore Levitt (1960) – Artigo “Miopia de Marketing”

Bekin (2004) relata que a leitura desse artigo de Levitt foi a semente conceitual do endomarketing, bem como, muitos softwares voltado à clientes, colaboradores e comunicação empresarial.

Sendo assim, Bekin (2004) percebeu que era preciso um instrumento unificador, que promovesse uma reorientação de objetivos ao lado de uma reorientação interna dos departamentos.

A empresa deve se preocupar em atender as expectativas e anseios dos colaboradores, assim como faz com seus clientes externos. A empresa deve tomar alguns cuidados, como conhecer as expectativas dos seus clientes internos para a eficácia de um programa de endomarketing antes de ter o funcionário como cliente. O desconhecimento do comportamento dos clientes internos ou previsão equivocada dos anseios deste segmento, podem levar a decisões ineficientes de planejamento de ação. Para os clientes internos vale o mesmo raciocínio de que um cliente satisfeito atrai um novo cliente, enquanto um insatisfeito retrai dez clientes. A opinião do público interno tem grande influência nas opiniões do público externo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (43.9 Kb)   pdf (232.3 Kb)   docx (33.9 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com