TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A UTILIZAÇÃO DO ENDOMARKETING COMO FERRAMENTA DE MOTIVAÇÃO, FIDELIZAÇÃO DO CLIENTE INTERNO E REDUÇÃO DE TURNOVER

Por:   •  3/7/2022  •  Artigo  •  8.467 Palavras (34 Páginas)  •  104 Visualizações

Página 1 de 34

A UTILIZAÇÃO DO ENDOMARKETING COMO FERRAMENTA DE MOTIVAÇÃO, FIDELIZAÇÃO DO CLIENTE INTERNO E REDUÇÃO DE TURNOVER

GOIÂNIA - GOIÁS

2020/2

[pic 1]

A UTILIZAÇÃO DO ENDOMARKETING COMO FERRAMENTA DE MOTIVAÇÃO, FIDELIZAÇÃO DO CLIENTE INTERNO E REDUÇÃO DE TURNOVER

Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado como requisito para nota da disciplina de TCC, necessária para a graduação do curso de Administração da Faculdade.

Orientação do Prof.º Me.

GOIÂNIA – GOIÁS

2020/2

A UTILIZAÇÃO DO ENDOMARKETING COMO FERRAMENTA DE MOTIVAÇÃO, FIDELIZAÇÃO DO CLIENTE INTERNO E REDUÇÃO DE TURNOVER[pic 2]

THE USE OF ENDOMARKETING AS A MOTIVATION TOOL, INTERNAL CLIENT LOYALTY AND TURNOVER REDUCTION

RESUMO

O presente trabalho aborda endomarketing, descrevendo seu conceito, como sendo um dos instrumentos do Marketing interno em uma empresa. No ambiente interno, a comunicação destina-se a manter o quadro de pessoal sempre informado do que ocorre na empresa, como um fator de motivação e participação dos colaboradores e seus benefícios quando utilizados de maneira correta nas organizações. Através do esclarecimento da temática em questão, torna-se evidente a importância de tais investimentos para qualquer empresa, já que trabalhar o público interno valora o capital mais importante: o humano. Sendo assim, o presente artigo tem por objetivo identificar, descrever e interpretar as técnicas de endomarketing aplicadas na maior companhia de Call Center da cidade de Goiânia. Com o intuito de analisar a veracidade dos dados bibliográficos, foi aplicado um questionário juntos aos colaboradores do maior Call Center que buscou mensurar o relacionamento entre os colaboradores e sua satisfação com a empresa. Os resultados mostram que a empresa vem utilizando a ferramenta na gestão das pessoas mantendo uma comunicação ágil e eficaz.

Palavras-Chave: Marketing. Endomarketing. Administração.

ABSTRACT

The present work addresses endomarketing, describing its concept, as one of the instruments of internal Marketing in a company. In the internal environment, communication is intended to keep the workforce always informed of what happens in the company, as a factor of motivation and participation of employees and their benefits when used correctly in organizations. By clarifying the subject in question, the importance of such investments for any company becomes evident, since working with the internal public values ​​the most important capital: human capital. Therefore, this article aims to identify, describe and interpret the endomarketing techniques applied in the largest Call Center company in the city of Goiânia. In order to analyze the veracity of the bibliographic data, a questionnaire was applied to the employees of the largest Call Center that sought to measure the relationship between employees and their satisfaction with the company. The results show that the company has been using the tool in people management, maintaining agile and effective communication.

Keywords: Marketing. Endomarketing. Administration

__________________________

1. INTRODUÇÃO

O endomarketing é uma das ramificações do marketing que foi popularizado no brasil a partir da década de 90 (BRUM, 2010). O seu objetivo não está relacionado só em diminuir os turnovers, mais promover a satisfação e a fidelização dos clientes internos, ou seja, funcionários e colaboradores. São várias as ações que compõem o endomarketing: ele se dá desde a comunicação interna, passando pelas políticas de benefícios e incentivos, alcançando até mesmo os eventos voltados para os colaboradores e sutilezas, como a decoração de empresas.

As ações de endomarketing são normalmente traçadas em conjunto entre as equipes de marketing e de Recursos Humanos (RH), que buscam, através de pesquisas, entender as necessidades do colaborador, os desafios relacionados ao clima organizacional os quais precisam de ser superados, além de buscar soluções e traçar estratégias para aumentar o engajamento e a interação dos colaboradores com a empresa. (SCHERMANN, 2017).

A união de forças com o departamento de Marketing é importante para poder traçar as melhores estratégias e ações que trarão os melhores resultados, tanto para os próprios colaboradores quanto para a empresa. Com base nisso, foi feita uma pesquisa com 237 colaboradores de uma empresa do ramo de Telemarketing com o intuito de se obter resultados sobre as ações, para analisar se a satisfação do cliente interno está sendo assistida dentro da organização.

Assim, frente ao exposto questiona-se: a empresa de Call Center faz o uso do endomarketing como ferramenta de motivação, fidelização do cliente interno e redução de turnover?

1.1 OBJETIVO

 1.2 OBJETIVO GERAL

Analisar a utilização do endomarketing na empresa de Call Center como ferramenta de motivação, fidelização do cliente interno e redução de turnover.

1.3 Objetivos específicos:

            Buscar identificar a satisfação do colaborador dentro organização.

Identificar a eficiência e eficácia de Endomarketing na organização

Realizar um estudo se os canais de comunicações interno estão alcançando seus objetivos.

2. JUSTIFICATIVA

Justifica-se a escolha desse tema por ser uma importante ferramenta de gestão para as organizações no que se refere ao relacionamento com o cliente interno. Nesse sentido, demonstrar que a correta utilização do endomarketing traz diversos benefícios, dentre os principais podem ser destacados: menor rotatividade de funcionários, colaboradores mais motivados, mais leais e compromissados, otimização da produtividade. Assim, a empresa passa a ter um clima organizacional mais saudável e agradável, resultando em qualidade no trabalho e bem-estar dos colaboradores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (57.8 Kb)   pdf (556.5 Kb)   docx (321 Kb)  
Continuar por mais 33 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com