TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ENDOMARKETING®: UMA NOVA ESTRATÉGIA MOTIVACIONAL

Trabalho Escolar: ENDOMARKETING®: UMA NOVA ESTRATÉGIA MOTIVACIONAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/9/2014  •  1.585 Palavras (7 Páginas)  •  445 Visualizações

Página 1 de 7

ENDOMARKETING®: UMA NOVA ESTRATÉGIA MOTIVACIONAL

Fernando AGUIAR

Marcos MENDES

Ronaldo MANCINI

RESUMO: O Endomarketing® é uma realidade em muitas empresas nos dias atuais, porém é um tema muito recente, havendo a necessidade de se identificar seus pontos para que haja uma melhor compreensão do tema, com esse intuito fora feito este artigo, voltando-se a responder questões básicas no que tange suas ações dentro da empresa e com os funcionários.

Palavras-chave: Endomarketing®. Motivação. Processo. Colaborador. Objetivo.

1 INTRODUÇÃO

Pode-se observar que, com a evolução diária da humanidade, as relações interpessoais dentro das instituições, tem adquirido uma nova roupagem, cada vez mais íntima no que diz respeito o contato de superior e subordinado.

Nota-se também que, para muitos, tal relação pode ser benéfica ou não, sendo dependente do meio em que está inserida, ou seja, como os interlocutores trabalham com estas novas ferramentas.

Neste meio, aparece o Endomarketing®, podendo ser definido como o uso de técnicas do marketing voltadas aos colaboradores de determinada empresa, procurando despertar nestes uma nova forma de satisfação aliada a bom desempenho profissional.

“Um processo cujo foco é alinhar, sintonizar e sincronizar para implementar e operacionalizar a estrutura organizacional de marketing da empresa ou organização, que visa e depende da ação para o mercado e a sociedade.”( Bekin, 2010, p. XVI)

Saul Faingaus Bekin foi o precursor e responsável pela patente do Endomarketing®, isso em meados dos anos 90, onde nota-se ser um tema bastante recente, porém de suma importância para o bom desempenho das empresas.

Este artigo tem por objetivo, definir o significado do termo Endomarketing em todos seus âmbitos, podendo assim, dar ao leitor um maior entendimento do assunto e um posicionamento em relação ao assunto.

2 ENDOMARKETING®: MAIS QUE UMA JOGADA DE MARKETING

Nosso trabalho, na agência, está alicerçado no fato de endomarketing não ser apenas um movimento no sentido de vender a imagem da empresa ou de um produto para dentro e, sim, um esforço capaz de tornar comum, entre as pessoas que fazem o dia-a-dia de uma empresa, objetivos, processos e resultados. (BRUM, 2003, p. 10)

A princípio o tema pode ser percebido exclusivamente como mais uma estratégia da empresa alcançar lucros maiores e mais rápidos, entretanto o Endomarketing® foca-se no colaborador em si, quais suas necessidades? Como a empresa pode ajudar?

O Endomarketing® fundamenta-se em mudar a forma com que a empresa trata os funcionários, e passando a vê-los como membros essenciais ao desempenho da empresa, uma visão aparentemente arrojada, mas a ideia basicamente é trata-los como os próprios clientes, podendo despertar neles novas habilidades e novas funções, dando a estes, o valor necessário e as condições ideais para o bom desempenho de suas funções.

Segundo, Bekin (2010, p. 78) “Entre as qualidades que podem tornar uma empresa atraente para o candidato estão, sem dúvida, as perspectivas profissionais que ela oferece para o desenvolvimento de todo seu potencial”.

A visão necessária para a empresa ao adotar o Endomarketing® como processo é exatamente saber enxergar os funcionários como pessoas, possuidoras de sentimentos, desejos, necessidades, se a empresa souber identificar quais são estes pontos, ela saberá como motivar seus colaboradores.

2.1 Salário como motivação?

Segundo o Dicionário Aurélio:

Motivação – Ato ou efeito de motivar, exposição de motivos ou causas, conjunto de fatores, os quais agem entre si, e determinam a conduta de um individuo (móbil+ções). Motivar – Dar motivo a, causar, despertar o interesse por (aula, conferencia, atividade, etc.), ou de (alguém), incitar, mover, estimular. Motivo – causa, razão, Fim, Intuito.

“Com o passar do tempo, a motivação adquiriu diferentes interpretações, sem que nenhuma delas possa ser considerada como errada, ou destrua os argumentos da outra” (BERGAMINI, 2008, p. 42).

Tendo em vista o tema abordado, podemos identificar a motivação como algo que desperta em alguém a vontade de realizar uma ação; uma força externa que faz com que a pessoa que, antes se apresentava como indiferente ou contrária àquela ação, mudasse sua postura, assumindo um novo papel, agora ativo de acordo com suas possibilidades e vontades.

Nota-se que todos os seres humanos possuem a necessidade de receber algum estímulo para cumprir algo exigido, as empresas tentam de diversas formas gerar este estímulo aos seus funcionários, todavia estas pecam demasiadamente ao enxergarem seus funcionários como sedentos por dinheiro, as pessoas ainda enxergam a questão de motivação algo desnecessário ou secundário, entretanto, ainda sendo grande influenciadora nas decisões, a questão monetária pode chocar-se com as questões psicológicas.

Uma boa forma de motivar os seus colaboradores usando o Endomarketing® seria definir a eles os objetivos da empresa, pontos que a empresa deve pensar e repensar constantemente, como a missão da empresa, a visão, os princípios, os valores, é simples, contudo os colaboradores passam a sentir-se parte de tais questões, é interessante transparecer aos funcionários que tais destinos só serão alcançados com o auxílio do colaborador, cabe à empresa fazê-lo sentir-se agente ativo das conquistas, pois realmente o é.

3 O PAPEL DO COLABORADOR EM GRUPO

“É como uma equipe de futebol, cuja defesa está motivada para atuar bem e o ataque se sente francamente desmotivado. Não se pode esperar muito de seu desempenho.” (BEKIN, 2010, p. 90).

Existe a necessidade de mostrar aos colaboradores que, mesmo naturalmente sendo singulares, suas funções transcendem estas arestas, e existe a necessidade do bom trabalho em equipe, Bekin (2010, p.89) cita então dez passos para poder motivar os funcionários:

1. Prioridade para a motivação do grupo de trabalho, com incentivo à parceria, á cooperação e á lealdade;

2. Valorização do individuo no grupo;

3. Integração baseada nos valores e objetivos da empresa;

4. Reforço continuo de uma atitude baseada em valores compartilhados;

5. Recompensas e prêmios dirigidos ao grupo para que todos se beneficiem dos resultados positivos;

6. Criação de um ambiente de interação na empresa;

7. Envolvimento dos funcionários no planejamento e na tomada de decisões;

8. Estimulo à iniciativa e à atitude criativa;

9. Delegação de poderes de acordo com a natureza da função exercida;

10. Remuneração adequada.

Como pode ser observado, os seis primeiros itens estão diretamente ligados ao grupo, e não apenas ao indivíduo, pelo fato do Endomarketing® ser trabalhado em toda a empresa, não apenas para certos funcionários, não faz sentido ter um empresa onde um setor encontra-se intensamente motivado e outro não, a empresa deve aprender a caminhar com todos os setores que a pertencem visando o mesmo objetivo, por isso é primordial que se tenham definidos estes pontos, para que em determinado ponto a empresa não seja refém de sua bondade.

A empresa precisa ser madura o suficiente para identificar onde pode dar seus passos, o principio do Endomarketing® está longe de fazer a empresa perder-se em suas ações, pelo contrário, a função do Endomarketing® é ser mais uma ferramenta ao alcance da diretoria da empresa para crescimento da mesma.

3 O PAPEL DO COLABORADOR INDIVIDUALMENTE

Segundo, Bekin (2010, p. 90):

A valorização do indivíduo deve resultar da função que ele exerce no grupo. Seu desempenho está necessariamente ligado à sua atitude cooperativa. Daí a importância dos valores compartilhados como fator de integração e cooperação.

O funcionário deve ter em mente que a empresa precisa dele da mesma forma que ele precisa estar inserido no grupo, dentro de uma empresa não está correto dizer que um setor é mais importante que o outro por motivo algum, a empresa tem a necessidade da colaboração de todos que a compõem, ora individualmente, como é o caso de uma ideia pensada por um dos colaboradores, ora coletivamente, como a conquista de algum prêmio de reconhecimento.

Sobrepondo, existe também a necessidade da iniciativa e criatividade, o funcionário precisa ter esse espirito de pró-atividade, não se deve esperar sempre que a solução venha de cima, BEKER(2010, p .94-95) exemplifica muito bem essa questão:

Quantas e quantas vezes, por exemplo, um determinado problema técnico em uma máquina, que deixa os engenheiros perplexos, não é solucionado por um operário especializado ou recebe dele uma contribuição decisiva que leva à solução definitiva? E por quê? Porque ele conhece profundamente a máquina, já que trabalha com ela há muitos anos.

Mas a solução de problemas existentes é apenas uma dimensão positiva do que pode acontecer em uma cultura organizacional que favorece a iniciativa e a criatividade. A outra dimensão positiva está nas soluções que se antecipam ao surgimento do problema, evitando-o e contribuindo para uma maior eficiência.

3 CONCLUSÃO

O Endomarketing® pode ser entendido como uma ferramenta voltada para uma melhor motivação aos colaboradores, deixando de ter o papel secular e passando a assumir o papel principal dentro das organizações, já que é fácil identificar que há uma mudança de mentalidade, onde se pensa em bem estar, e não somente no dinheiro.

As empresas, adotando tal ferramenta, devem possuir seus ideais bem definidos, pois são eles que as farão progredir ou decair, cabendo aos diretores definirem sua missão e visão, e apresenta-las aos colaboradores, identificando a eles onde suas funções são importantes, e por que a empresa precisa dele para progredir.

Deve-se ainda ter em conta que, ainda que seja uma ferramenta voltada às pessoas individualmente, o Endomarketing® não funciona para apenas uma ou duas pessoas, ele é feito para toda equipe, havendo a necessidade de mostrar ao funcionário que ele não anda sozinho dentro da empresa, mas sim em equipe, devendo seu sucesso à ela, da mesma forma que a empresa deve seu sucesso às individualidades dos funcionários.

É interessante lembrar também que mesmo assim as empresas precisam incentivar seus funcionários a serem proativos em relação suas especificidades, por possuírem o conhecimento prático, pode ser, e normalmente é, de papel fundamental para melhorias.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

BEKIN, Saul Faingaus. Endomarketing: como praticá-lo com sucesso. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2010.

BRUM, Analisa de Medeiros. Respirando endomarketing. Porto Alegre: L & PM, 2003.

BERGAMINI, Cecília Whitaker. Motivação nas Organizações. São Paulo: Atlas, 2008.

CERQUEIRA, Wilson. Endomarketing: educação e cultura para a qualidade . Rio de Janeiro: Qualitymark, 2002

...

Baixar como  txt (10.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »