TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceitue Endomarketing

Tese: Conceitue Endomarketing. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/5/2013  •  Tese  •  2.191 Palavras (9 Páginas)  •  860 Visualizações

Página 1 de 9

QUESTÕES:

AULA 01 - ENDOMARKETING

A PARTIR DA LEITURA DA AULA, RESPONDA COM CLAREZA AS SEGUINTES QUESTÕES:

01 - Conceitue Endomarketing;

Define-se por endomarketing a estratégia de comunicar e criar relacionamentos com o público interno, compartilhando objetivos, harmonizando e fortalecendo essas ligações. Dessa forma, o endomarketing passa a ser uma ferramenta de comunicação interna como um foco um pouco mais específico.

02 – Faça uma apreciação crítica sobre os fatores que determinam a eficácia do endomarketing;

A valorização da cultura e da instituição:

Quando se fala em cultura, fala-se em valores, crenças e comportamentos que permeiam uma empresa. Ela define o que a empresa considera importante e o que ela não considera importante. Se a estratégia define para onde uma empresa que ir, a cultura determina como ela chegará lá.

O marketing interno como um processo educativo:

Se o endomarketing é um processo educativo, se o produto da comunicação interna é a informação e se o treinamento é uma forma de se transmitir informação e conhecimento, podemos dizer que o treinamento é um dos mais importantes instrumentos de endomarketing.

Uso de instrumentos que encantem o público interno:

Nenhuma metodologia pode substituir o instinto e a criatividade. Dentro de um contexto de endomarketing, a criatividade é a condição necessária para se estabelecer a estratégia de aproximação da empresa com o funcionário.

A informação como responsabilidade da empresa:

O endomarketing trabalha a informação de forma que ela contribua para que os objetivos e as metas globais da empresa sejam alcançados com participação dos funcionários.

A tecnologia digital será cada vez mais utilizada para transformar a informação em algo útil e valioso, a Intranet é um dos mais modernos instrumentos de comunicação interna utilizados por empresas.

A transparência e veracidade das informações passadas:

A verdade tem também o mérito de ser sinônimo de transparência e de representar um elemento importante de produção de resultados porque evita desvios e retrabalhos. Evitando mascarar os problemas e esconder dados importantes, a empresa acaba transmitindo a confiança necessária para um bom clima organizacional.

As mensagens devem ser simples, curtas e claras:

A comunicação interna deve se dar através de mensagens direcionadas ao indivíduo e não à massa:

• o público interno não deve ser subestimado e um tratamento caloroso demais pode soar falso;

• endomarketing não pressupõe a inversão de valores. O empresário continuará sendo empresário e o empregado sendo empregado, por melhores que sejam as relações entre as duas partes;

a expressão "funcionário" é real, funcionário é aquele que ocupa uma função, que faz parte de uma estrutura funcional, além de ser respeitosa e coerente.

O impacto visual a partir dos instrumentos:

Os instrumentos de comunicação interna devem ter um grande impacto aos olhos do público interno. Além de formatos diferenciados, os instrumentos devem ser produzidos em cores quentes, que aproximam, e em cores vivas, que produzem energia.

A cor mexe com a emoção das pessoas. Lembrar disso é uma garantia de sucesso na produção de instrumentos de comunicação interna.

03 – Quais ações, a partir de sua realidade e sua visão de mercado, são essenciais para que o Endomarketing, de fato aconteça? Quais atitudes na sua opinião estariam justificando a existência de endomarketing em uma organização? Justifique;

O principal desafio para as instituições para a acirrada disputa do mercado está em valorizar e treinar o seu público interno e perceber que ele é tão importante

quanto o externo, o que significa dizer que as pessoas que estão inseridas nas instituições devem sentir-se importantes e partes do processo.

A expectativa das pessoas em relação à empresa na qual trabalham envolve muito mais do que um bom salário. Todos querem trabalhar numa organização conhecida no mercado, que seja respeitada,

A confiança é basicamente uma questão de atitude. Atitude de respeito pelas pessoas, que gera credibilidade e justiça, gera também comprometimento, fundamental no desenvolvimento das organizações.

As atitudes de endomarketing podem ser expressadas no dia-a-dia, nos pequenos detalhes, nos itens de convivência, nas atividades que não representam custo para a empresa, mas que demonstram respeito e consideração ao elemento humano.

.

AULA 02: MARKETING SOCIAL

APÓS LEITURA DA AULA 2, RESPONDA AS SEQUINTES QUESTÕES:

01 - Qual a Importância do Marketing Social para Gestores Imobiliários? Justifique sua resposta conceituando o assunto

Para quem atua no ramo imobiliário tem que estar sempre antenado com as mudanças de conceito da sociedade e a responsabilidade social, ambiental e ética são uns dos itens prioritários para que se tenha sucesso nesse ramo .

As empresas imobiliárias que tenham incorporado como prática ou que estejam de fato empenhadas em incorporar os princípios básicos de responsabilidade social, ambiental e ética, em consonância com os princípios norteadores estão bem a frente das que não conseguiram enxergar a realidade atual do mercado.

• O incentivo à existência de um Programa de Gestão Ecoeficiente com adoção de tecnologias ambientais (eficiência de energia, conservação de água, reciclagem de material e criação de áreas verdes), além de incentivar ações urbanísticas e sociais no seu entorno;

• O empenho por boas condições de trabalho ao zelar pela segurança e pelo compromisso pelas melhores práticas de gestão de pessoas;

• A adaptação dos imóveis com o objetivo de garantir a acessibilidade aos portadores de necessidades especiais;

Essas ações têm demonstrado ganho de imagem corporativa, fortalecimento

da

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com