TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTAGIO DE LOJA DE CONVENIENCIA

Exames: ESTAGIO DE LOJA DE CONVENIENCIA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/11/2013  •  1.389 Palavras (6 Páginas)  •  1.392 Visualizações

Página 1 de 6

RESUMO

O tema abordado no Estágio Curricular Supervisionado I foi Planejamento no Setor financeiro de uma loja de conveniência, visto que a empresa concedente não tem um controle eficaz das despesas e receitas. O objetivo desse relatório é fazer uma caracterização da empresa e apresentar a análise de alguns aspectos, tais como: missão da empresa, política empresarial, setor econômico, segmento de mercado, concorrência, fornecedores, clientes, influências externas, ambiente interno e tecnologias empregadas. A razão social da empresa é José Severino Botelho e Cia Ltda ME, o nome fantasia é ZMAIS, e a supervisora do estágio na empresa foi Vanessa Oliveira Moreira Rodrigues, funcionária responsável pela parte contábil e financeira da empresa.

INTRODUÇÃO

Planejamento financeiro, de acordo com o conceito, planejar é traçar metas, elaborar planos direcionados a peculiaridades do projeto que se almeja por em prática, e finanças significa dinheiro, riqueza, ciência da variação da moeda. Desta forma, planejar as finanças da empresa é criar uma estratégia econômica, para que se atinjam os objetivos que podem ser de curto ou longo prazo, da maneira mais estruturada e precisa possível. Realizando este processo, a empresa obtém o seu crescimento financeiro e estrutural planejado com maior facilidade e auxilia a mesma a possuir sustentabilidade em seus empreendimentos.

O sucesso do negócio depende da capacidade do empresário administrar os recursos financeiros de modo a garantir o capital de giro mesmo diante de situações adversas entre a saída e a entrada de capital.

O resultado é visível: negócios bem administrados financeiramente geram maiores lucros. Isto, no entanto, demanda envolvimento e dedicação por parte do administrador.

Uma boa gestão financeira é fundamental para assegurar o sucesso de uma empresa. É o que afirma o consultor financeiro do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paul (SEBRAE-SP), Ricardo Simões Curado.

“O objetivo de qualquer empresa é ter lucro. E, para que isso aconteça, o empresário tem de dar muita atenção a tudo o que acontece com o caixa da empresa”

Em um cenário econômico cheio de incertezas, crises econômicas e grande concorrência, o planejamento financeiro mostra-se não somente como uma ferramenta para a boa gerencia, mas sim como algo necessário a sobrevivência da empresa.

O profissional de contabilidade é aquele que detém informações importantes e que irá assessorar o empreendedor na elaboração do planejamento financeiro do empreendimento. Deve-se atentar que o empreendedor é quem faz os investimentos necessários e assume o risco do negócio.

Portanto, compete a ele executar o respectivo planejamento, cabendo ao contador fornecer relatórios para auxiliá-lo nas tomadas de decisões.

1. CARACTERIZAÇÃO DA EMPRESA

A sede da Loja de Conveniência ZMAIS encontra-se na Praça Landulfo Cardoso Naves, número 422, Bairro Centro, na cidade de Monte Carmelo – Estado de Minas Gerais, CNPJ 10.255.737/0001-09, inscrição estadual 0010842450092. A empresa é uma sociedade limitada, composto por dois sócios, José Severino Botelho e José Ronaldo Botelho, o regime fiscal é o simples nacional, que é uma forma simplificada e englobada de recolhimento de tributos e contribuições, tendo como base a apuração da receita bruta.

A descrição da atividade econômica principal é o comércio varejista de produtos em geral ou especializado em produtos alimentícios não especificados. Já as atividades econômicas secundárias são o comércio varejista de bebidas, lanchonetes, sucos e similares e fabricação de gelo comum.

A empresa comercializa diversos tipos de gêneros alimentícios, de limpeza, higiene pessoal, algumas itens para presentes, e tem uma máquina para fabricação de gelo.

2 – ANÁLISE DA ORGANIZAÇÃO

A seguir serão apresentados os principais aspectos relativos ao funcionamento da Loja de Conveniência ZMAIS.

2.1- Missão da empresa

A Loja de Conveniência ZMAIS foi criada para agregar valor ao Posto de Combustível Santa Rita, e fornecer produtos de máxima qualidade para atender às necessidades dos clientes.

Como diferencial apresenta um horário de funcionamento especial de Segunda a Domingo das 6:00 horas da manhã as 2:00 da manhã. Possui facilidade no estacionamento.

A missão da empresa é atender as necessidades em conveniência básicas dos clientes que fazem parada no posto.

2.2 - Políticas da empresa

A política da ZMAIS está voltada para desempenhar um trabalho de qualidade, procurando diversificar seu mix de produtos oferecidos para facilitar a vida dos clientes.

A equipe está comprometida em oferecer um atendimento de qualidade, e para garantir essa qualidade, são feitas reuniões quinzenais, com o objetivo de discutir e trocar idéias para melhorar cada vez mais.

2.3 - Setor econômico

De 2001 a 2009, o número de pessoas pertencentes à chamada classe C – cuja renda familiar vai de R$ 1.126 a R$ 4.854 -, passou de 65 milhões para 95 milhões de pessoas. Isso fez com que a participação desse grupo C no total da população do país subisse para impressionantes 50%.. Apesar de essas pessoas terem boa parte da renda comprometida com o consumo de itens básicos, nos últimos anos elas vêm gastando mais para a aquisição

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com