TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTRATÉGIA E SISTEMA DE APOIO ÀS DECISÕES

Dissertações: ESTRATÉGIA E SISTEMA DE APOIO ÀS DECISÕES. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/11/2014  •  1.938 Palavras (8 Páginas)  •  296 Visualizações

Página 1 de 8

1 INTRODUÇÃO

.

O objetivo deste trabalho é analisar o estudo de caso referente à empresa familiar "Sucos Fazenda São Pedro" que passa por um momento de importante decisão: crescer ou não crescer. O Senhor Oswaldo é o proprietário da fazenda e deve tomar uma decisão que tem como pontos divergentes seus dois filhos. Os dois são profissionais qualificados, mas tem opiniões opostas quanto ao futuro empresarial da fazenda. João pretende expandir os negócios, mas José está retraído por não ter certeza de que investir em crescimento ser á a melhor saída para a empresa.

Apresenta-se, portanto, uma análise sobre as propostas de João e José em seus aspectos positivos e negativos e faz-se comentários a fim de influenciar nas decisões a serem tomadas pelo atual proprietário da fazenda.

DESENVOLVIMENTO

Internet, extranet e intranet. Rede de computadores que interliga milhões de usuários em todo o mundo. Essas três palavras são muito utilizadas hoje em seu meio de trabalho. A necessidade da informação criou a internet que hoje conhecemos. A internet surgiu na Guerra Fria em 1960 a 1970. No Brasil a internet iniciou em 1988 quando no Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC), localizado no Rio de Janeiro, conseguiu acesso à Bitnet, através de uma conexão de 9 600 bits por segundo estabelecida com a Universidade de Maryland.

A definição de internet é um conglomerado de redes locais espalhadas pelo mundo, o que torna possível e interligação entre os computadores utilizando o protocolo de internet. A internet é uma das melhores formas de pesquisa hoje encontrada, de fácil acesso e capacidade de assimilação do que é buscado. Em março de 2007 foi feito um senso que divulgou que cerca de 16,9% da população mundial utiliza internet, ou seja, cerca de 1,1 bilhão de pessoas, hoje este valor deve ser maior devido à grande taxa de crescimento da internet no ano de 2008. Ela serve como um dos principais meios de comunicação inventados pelo homem. A capacidade de transmitir dados à longa distância faz com que a internet tenha milhões de adeptos diários. Com a internet se pode transmitir texto, fotos, vídeos, fazer ligações por voz ou vídeo com pessoas do outro lado do mundo instantaneamente. Seus principais benefícios são:Pode-se obter atualizações constantes sobre tópicos de interesse, trocar informações de forma rápida e conveniente, ter acesso a vária formas de arquivos e informações, entre outras.Desde meados da década de 1990 a internet teve um enorme impacto sobre a cultura e o comércio mundiais. Nesse período, estima – se que o tráfego na internet pública cresceu cerca 100% ao ano e este crescimento é muitas vezes atribuído à falta de uma administração central, que permita o crescimento orgânico da rede, bem como pela natureza não proprietária e aberta dos protocolos de internet, o que incentiva o fornecedor de interoperabilidade e impede qualquer empresa de exercer muito controle sobre a rede. Hoje em dia, ela tem uma grande variedade de recursos e serviços, não podendo nos esquecer dos documentos interligados por meio de ligações da Word Wide Web (WWW), e a infraestrutura para suportar os grandes correios eletrônicos e serviços como comunicação instantânea e compartilhamento de arquivos.

As empresas estão cada vez mais necessitando de centralização das informações, métodos de comunicação interna para reduzir custos. A intranet possibilita tudo o que a própria internet dispõe. Porém a principal diferença entre ambas é que a intranet é restrita a certo público. Há restrição de acesso, por exemplo, por uma empresa, ou seja, todos os colaboradores da empresa podem acessar a intranet com um nome de usuário e senha devidamente especificados pela coordenação da empresa. Mesmo com a grande quantidade de recursos, é muito fácil usar a intranet. Ela funciona como qualquer website, dentro do browser e, por isso, a navegação é muito simples e direta. O principal objetivo de uma intranet é formulários, notícias da empresa e etc.

A Extranet de uma empresa é a porção de sua rede de computadores que faz uso da Internet para partilhar com segurança parte do seu sistema de informação.Pode ser vista como uma extensão de uma intranet da organização que é estendida para usuários externos à organização, geralmente parceiros, vendedores e fornecedores, em isolamento de todos os outros usuários da Internet.A ideia de uma extranet é melhorar a comunicação entre os funcionários e parceiros além de acumular uma base de conhecimento que possa ajudar os funcionários a criar novas soluções. As empresas podem usar uma extranet para: Troca grandes volumes de dados através de Electronic Data Interchange, compartilhar catálogos de produtos exclusivamente com os grossistas ou aqueles que "no comércio" colaborar com outras empresas sobre os esforços de desenvolvimento conjunto, co-desenvolvimento ea utilização de programas de treinamento com outras empresas , fornecer ou aceder aos serviços fornecidos por uma empresa para um grupo de outras empresas, como uma aplicação bancária online administrado por uma empresa em nome dos bancos filiados,compartilhar a notícia de interesse comum exclusivamente com empresas parceiras, etc.

É fundamental um administrador saber como a empresa pode se beneficiar através do comercio e negócios eletrônicos, criando verdadeiras redes digitais por meio da Tecnologia Internet que diferenciam o método tradicional de comunicação com clientes e fornecedores, aprimorando e digitalizando processos de negócios internos e externos, também o relacionamento com outras organizações tornando-se mais eficiente e competitiva, mas enfrentando alguns desafios, pois comércio e negócios eletrônicos exigem mudança completa, em relação à estrutura organizacional e processos gerenciais, chegando a ter que redesenhar processos de negócios inteiros, adquirir novas tecnologias para sistemas de informação e pratica empresarial, enfim mudando totalmente a estrutura física, cultural e administrativa da empresa.O comércio baseia-se na troca voluntária de produtos. As trocas podem ter lugar entre dois parceiros (comércio bilateral) ou entre mais do que dois parceiros (comércio multilateral). Na sua forma original, o comércio fazia-se por troca direta de produtos de valor reconhecido como diferente pelos dois parceiros, cada um valoriza mais o produto do outro.

Na situação onde é necessário decidir qual caminho seguir, é preciso analisar detalhadamente todas as chances de retorno, para assim tentar minimizar o problema o máximo possível, verificando os pontos positivos e negativos para o futuro da empresa, fazendo um diagnóstico

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com