TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTRATÉGIAS DE ESTABILIDADE E REDUÇÃO

Ensaios: ESTRATÉGIAS DE ESTABILIDADE E REDUÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/4/2014  •  943 Palavras (4 Páginas)  •  1.982 Visualizações

Página 1 de 4

Administração Estratégica

Graduação em Administração

Alunos :

Tema: Estratégias de Nível Empresarial: Estratégias de Estabilidade e Redução

Período: 7º - Semestre: 1º/2014

Professor:

ESTRATÉGIAS DE ESTABILIDADE E REDUÇÃO

As estratégias de estabilidade não buscam crescimento em novos negócios, nem nos existentes quando isso pode comprometer a lucratividade. Visa manter as linhas de negócios que possui. Quem atua em mais de um setor, procura manter o atual conjunto de empresas.

As estratégias de redução são aplicadas quando o desempenho do negócio ou das unidades de negócio é abaixo do esperado, ou quando a sobrevivência da empresa está em jogo. São 3 os tipos básicos de redução de despesas: rotatividade (turnaround), desinvestimento e liquidação

Turnaround

Turnaround (em português algo como "dar a volta") é um termo em inglês utilizado internacionalmente em administração de empresas que indica um conceito de gestão estratégica que se tornou popular durante as décadas de 1970-1980. Charles W. Hofer (Business Policy and Stratey Management, 3ª edição, W.Glueck, McGraw Hill, 1980), afirma que as empresas "dão a volta" em situação de estagnação ou declínio com o objetivo de recuperação e êxito. As medidas são estratégicas propriamente ditas (que podem se dividir em subestratégias de investimento, política ou competitividade) e operacionais (corte de custos e ativos, medidas para aumento de vendas).

A difícil situação em que vivem muitas empresas, principalmente as pequenas e médias, leva a que seja necessário que as empresas se posicionem face às mudanças rápidas, à competição e à crise. A crise é atribuída a um conjunto de fatores especificamente nacionais e a fatores de ordem internacional.

Como sinais mais visíveis de uma crise podemos, entre outros, ter: os prejuízos e o endividamento, a diminuição da rentabilidade ou do investimento, aumentos de custos, quebra de vendas ou redução de quotas de mercado, variações anormais de estoques, grandes flutuações da capitalização, a deterioração da imagem.

Vários são os modos de estruturar as etapas de turnaround de uma empresa. Podemos, sistematizá-las em sete passos:

1. Decidir sobre a liderança

Verificar se a recuperação deve ser feita pela atual liderança ou se deve ser entregue a especialistas em turnaround com o afastamento da anterior liderança.

2. Diagnóstico

Visa desenvolver um plano de recuperação e, em alguns casos, um plano de sobrevivência, muitas vezes envolvendo o downsizing. O diagnóstico deverá abranger os níveis estratégico, econômico financeiro, organizacional e operacional. Inclui processos e fluxo de produção, inovação, a posição no mercado, as vendas e marketing, serviço ao cliente, os objetivos e mudança.

3. Desenvolver um plano estratégico e de negócios

Este plano trata-se de um planejamento de emergência para estabilização que implique medidas duras para estancar o declínio, incluindo as medidas a tomar, cronograma e o custo financeiro.

4. Comunicar com o staff

Todo o staff, que é quem irá executar o plano, deve ser informado acerca do diagnóstico da situação e do plano de estratégia e de negócios.

5. Comunicar com fornecedores, clientes e outros stakeholders

O diagnóstico da situação e do plano de estabilização deverá também ser comunicada, de modo adequado, a fornecedores, clientes e outros stakeholders, com o propósito de assegurar a confiança, ganhá-los para o processo de turnaround e procurar apoio para o futuro.

6.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com