TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTUDO DE CASO GE CELMA

Monografias: ESTUDO DE CASO GE CELMA. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/10/2013  •  2.737 Palavras (11 Páginas)  •  2.291 Visualizações

Página 1 de 11

INTRODUÇÃO

Aspectos como ética nas relações entre parceiros e concorrentes, honra às responsabilidades legais trabalhistas, são elementos essenciais para o perfil de uma empresa socialmente responsável. Porém, vale ressaltar que tais aspectos são também considerados obrigações legais, fiscalizados pelas leis estabelecidas. Por isso, ocorrem divergências quanto ao conceito de responsabilidade social empresarial. Assim, empresas que se encontram em dia com suas obrigações, acreditam ser responsáveis socialmente, embora muitas vezes não sejam. E empresas socialmente responsáveis, nem sempre se reconhecem desta forma, pois entendem que estão apenas cumprindo com suas obrigações fiscais e legais.

A literatura de Administração aqui utilizada para nortear e embasar teoricamente esse estudo, procura discutir e trazer à tona a questão da importância de se buscar novos valores para a imagem das empresas, mediante fatores ligados à responsabilidade social, através dos projetos desenvolvidos pelas organizações. Nesse contexto, os papéis desempenhados pelas empresas tomam uma dimensão além da sua esfera empresarial. Com isso, o tema responsabilidade social, além de ser atual, reveste-se de extrema importância, visto que a empresa transforma-se a cada dia em um elemento essencial para a comunidade. Características como qualidade e preço não são mais sinônimos de diferencial. Atualmente, fatores como saúde, segurança, cultura, apoio a causas sociais, proteção ao meio ambiente, bem-estar dos empregados, responsabilidade legal trabalhista, econômica e financeira, estão cada vez mais valorizados.

Desta forma este estudo de caso sobre a Ge Celma, visa mostrar como a empresa em questão investe e gerencia seus recursos humanos, visando a qualidade de todos os processos desenvolvidos pela mesma e o quanto é importante acreditar na capacidade da sua equipe, sobretudo num mundo em constante transformação, mais globalizado e informado, tornando o mercado cada vez mais exigente de “outros valores”.

DESENVOLVIMENTO

Navegar numa organização, começa por não se limitar à sua sala ou poltrona. É natural que executivos e líderes quanto mais crescem na carreira, mais distantes e isolados tendem a ficar de suas bases. E quando ele fica distante, passa a ter uma dificuldade em julgar com uma noção de realidade as ações. Se está distante, ele só recebe fatos filtrados, apenas da maneira que querem que chegue até ele. Segundo as disciplinas Gestão de Pessoas I e II, é fundamental possibilitar a compreensão dos aspectos teóricos e práticos da gestão, no contexto atual das relações de trabalho, a partir de um enfoque sistêmico de pessoas, processos e estratégias, com foco no gerenciamento para a efetividade organizacional e empresarial

Na Ge Celma, investe-se num ponto fundamental. A qualificação dos funcionários. São oferecidas bolsas de estudos de curso superior e há flexibilização de horários para que as pessoas possam cumprir a carga horária desses cursos sem atropelos. Atualmente por exemplo, existem 20 funcionarios da empresa cursando universidade com bolsas. O pré-requisito para a bolsa é que as pessoas com alto desempenho, sigam carreiras nas quais o conhecimento adquirido possa agregar à empresa no futuro. Na maior parte são cursos de Engenharia, Administração e Economia. É necessário dar prioridade aos cursos que irão gerar mais retorno desse conhecimento adquirido. Cerca de 150 pessoas já se formaram em nível superior com a ajuda de bolsa da GE Celma desde 2001 quando foi implantada esta ação em sua gestão. Valorização das as parcerias internas em tempo de crise também é importante. Nesse caso, pregam para dividir suas coisas para aprender uns com os outros. A GE Celma fez também uma parceria interessante: com o cliente. Por exemplo, se pode ser parceiro de um cliente, tentando transferir para ele boas práticas gerenciais que a GE Celma tem: práticas de produtividade, de saúde, de segurança, de meio ambiente. Dicas para economizar energia, para ter menos acidentes de trabalho, de poluir menos o ambiente.

E também uma parceria no campo financeiro: um cliente que está com dificuldade de pagar os produtos que ele compra da GE Celma, buscam a

possibilidade de mudar o perfil da dívida, criar alternativas para o pagamento, permutar produtos. Uma criatividade abrange todos os processos, sempre com muito foco nos clientes. Existe também um programa de voluntariado hiperativo. Há os programas clássicos de doação de alimentos, roupas, computadores, campanha do Natal, da Páscoa. Em 2008 terminaram a 5ª campanha de arrecadação de alimentos no Natal, atingindo a marca de 45 toneladas. Além disso, há outras campanhas que envolvem temas educacionais. A empresa vai às escolas públicas promover teatro, shows, criação de agentes ambientais mirins com crianças plantando árvores. Também reformam creches e orfanatos. De acordo com o que foi ministrado no conteúdo Responsabilidade Social e Ambiental das empresas, percebe-se no perfil da GE Celma, uma empresa que demonstra sua preocupação ambiental e social pelo fato de manter uma estação de tratamento de efluentes e investir em equipamentos de proteção para manter a segurança de seus funcionários. Além disso, a GE Celma afirma desenvolver diversos tipos de projetos sociais, que contam com a contribuição voluntária dos seus próprios funcionários, certamente fruto da conscientização, do trabalho social “interno” realizado pela empresa, visando enfatizar os valores de ética, respeito, solidariedade entre a equipe, para que a partir daí, esses valores possam ser refletidos e externados, levando ao público uma boa imagem da empresa e do que ela é capaz de realizar, colaborando com a sociedade, com a comunidade na qual está inserida.

A responsabilidade social e ambiental pode ser resumida no conceito de efetividade, como alcance de objetivos do desenvolvimento econômico-social. Portanto, uma organização é efetiva quando mantém uma postura socialmente responsável. A efetividade está relacionada à satisfação da sociedade, ao atendimento de seus requisitos sociais, econômicos e culturais. Tachizawa (2002, p.73)

Assim, dentre as ações desenvolvidas pelas empresas, os projetos sociais têm se destacado como instrumento de relevância tanto para a comunidade, quanto para a própria organização. Os voluntários da GE Celma criam e participam de atividades voluntárias,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.1 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com