TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo De Caso Ge Celma

Trabalho Escolar: Estudo De Caso Ge Celma. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/10/2013  •  1.391 Palavras (6 Páginas)  •  834 Visualizações

Página 1 de 6

1 INTRODUÇÃO

Este trabalho interdisciplinar tem por objetivo relacionar todas as disciplinas estudadas, sendo elas: Marketing, Pesquisa de Mercado, Análise Contábil, Mercado de Capitais e Negociação analisando as situações descritas no artigo “O Boticário é a empresa certa no país certo”.

Palavras-chave: O Boticário, marketing.

2 DESENVOLVIMENTO

A CIM (Comunicação Integrada de Marketing) consiste no conjunto articulado de esforços, ações, estratégias e produtos de comunicação, planejados e desenvolvidos por uma empresa ou entidade, com o objetivo de agregar valor à sua marca ou de consolidar a sua imagem junto a públicos específicos ou à sociedade como um todo (Bueno, 2008).

A CIM(Comunicação Integrada de Marketing) está associado a um processo de comunicação, criação que abrange e tem como objetivo influenciar o consumidor, compreendendo suas necessidades e desejos, mantendo os clientes satisfeitos.

Através do processo de troca, a empresa oferece a solução para o cliente, e em contrapartida, recebe recursos financeiros para manter a empresa.

A empresa utiliza os quatro elementos táticos de marketing, sendo eles o produto, preço, promoção e ponto de distribuição.

Como o mercado é dinâmico e heterogêneo, as empresas devem monitorar as diferentes mudanças ocorridas no ambiente e se moldar a elas com estratégias para não perderem oportunidades de mercado. Os clientes são o centro de tudo, eles compram o que satisfaz as necessidades e desejos de si mesmos.

A promoção é um processo de comunicação entre a empresa e os consumidores, envolvendo propaganda, promoção de vendas, marketing direto, relações públicas dentre outras.

A propaganda é uma maneira de apresentação do produto ou serviço com o objetivo de informar, persuadir ou lembrar produtos já existentes no mercado, sendo bastante utilizado em setores como varejo.

A venda pessoal é a comunicação da empresa com os seus consumidores através dos vendedores, ou seja, levar a mensagem da empresa aos consumidores direitos.

Esse tipo de comunicação faz com que exista um contato direto com o mercado, mantendo um relacionamento pessoal. Uma das vantagens da interação existente entre cliente e vendedor é fazer com que o cliente possa esclarecer suas dúvidas e a empresa possa ajustar o tamanho da equipe, controlando os custos das vendas pessoais.

Promoção de vendas é caracterizada por incentivos de curto prazo oferecidos ao mercado projetado para estimular a compra mais rápida ou em maior quantidade visando o alcance de objetivos definidos.

Quando a empresa tem interesse em se comunicar com diversos tipos de públicos a fim de criar e manter uma imagem positiva da própria empresa e de seus produtos utiliza das relações públicas. O que é muito comum as empresas informar sobre suas ações de responsabilidade social através de artistas e mídia imprensa.

A empresa de cosméticos O Boticário sempre investiu em marketing na sua história.

Em 2009, utilizou das relações públicas com campanhas apresentados em programas de televisão como o Fantástico, da Rede Globo de televisão. Desde então, a mesma continua com campanhas em canais de televisão.

Próximo a datas comemorativas como Natal, Dia das mães, Dia dos namorados, sempre investe em novos produtos e marcas, como também em embalagens.

O mercado brasileiro é bastante diversificado e bem mais exigente do que no passado. Homens se preocupam com a estética e mulheres, com diferentes necessidades e exigências, fez com que a empresa O Boticário criasse linhas específicas para homens e para tratamentos corporais para cada parte do corpo. Perfumes com fragrâncias da estação, e ainda, alguns produtos, que além de embelezar, também tratam.

A empresa O Boticário, conforme se trata no texto, manteve-se sem sócios, tomando decisões a sua maneira, sem lançar suas ações no mercado. Seu fundador tinha uma visão de mercado intuitiva e tradicional, uma vez que na hora da sucessão, optou por alguém da família.

Com a abertura de mercado através de ações, podemos alavancar vantagens e desvantagens. Vantagens podemos citar uma maior flexibilidade nas decisões estratégicas sobre a estrutura de capitais; profissionalização da gestão, reestruturação societária e melhor solução para o problema de sucessão no caso de empresas familiares. Já as desvantagens como sendo, necessidade de divulgação de informações aos diversos públicos e da distribuição de dividendos e possível interferência dos novos acionistas na gestão da empresa.

Atualmente, o mercado está propicio ao surgimento de empresas no ramo de cosméticos.

Podemos exemplificar uma empresa que está no ramo de cosméticos e possui ações na Bolsa de Valores, a Natura Cosméticos S.A. Portadora do CNPJ 71.673.990/0001-77, não possui franquias como a empresa O Boticário, e sim revendedoras. O valor da ação estava na importância de R$23,83(vinte e três reais e oitenta e três centavos), conforme site da Advfn Brasil, em maio de 2013.

O americano Willian Conway, ao visitar no Brasil a fábrica da O Boticário, deveria obter informações para a negociação.

Uma pesquisa de marketing seria viável, para obter informações contínuas sobre as tendências de consumo, as marcas preferidas e quais as mudanças do ambiente que podem afetar o hábito do consumidor. Conhecer bem a cultura e as políticas da empresa, familiarizando com o ambiente.

Apesar do

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com