TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTUDO DE CASO "GE CELMA"

Trabalho Escolar: ESTUDO DE CASO "GE CELMA". Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/11/2013  •  1.532 Palavras (7 Páginas)  •  529 Visualizações

Página 1 de 7

ESTUDO DE CASE RESTAURANTE FELLINI

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM RECUROS HUMANOS

LINEYSE JESUS

ESTUDO DE CASO

“GE CELMA”

Cuiabá

2013

LINEYSE JESUS

ESTUDO DE CASO

“GE CELMA”

Trabalho apresentado ao Curso Superior de Tecnologia em Recursos Humanos da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplinas de Desenvolvimento de Pessoas, Qualidade de Vida e Segurança no Trabalho e Gestão do Conhecimento e Educação Corporativa

Prof.: Carlios Eduardo de Souza Conçalves

Profª.: Marilucia Ricieri

Prof.: Fábio Henrique Ribeiro

Prof.: Henry Nomaka

Cuiabá

2013

1. RESOLUÇÕES

1.1. Disciplina Desenvolvimento de pessoas

Questão 1 – Com base nos conteúdos apresentados na disciplina no que tange ao Treinamento e Desenvolvimento, descreva qual a estratégia adotada pela GE CELMA para alcançar esse objetivo?

Com um crescimento tão acentuado a empresa só consegue suportar com um bom plano de crescimento, envolvendo todos os setores agregando a colaboração de todos os colaboradores com a equipe de RH. Com isso a GE CELMA, conseguiu traçar os objetivos estratégicos que são:

Atrair, reter e engajar profissionais com potencial de crescimento;

Identificar e desenvolver a próxima geração de líderes;

Acelerar a curva de aprendizado dos novos colaboradores;

Multiplicar e disseminar o conhecimento existente na companhia.

2. Com base nos conteúdos trabalhados na disciplina quais as vantagens de se utilizar as dinâmicas de grupos nos processos seletivos?

Segundo ALVAREZ (2004) a Dinâmica de Grupo só tornou-se possível, devido ao planejamento de técnicas de pesquisa, pois o estudo foi realizado com pesquisas quantitativas e objetivas. Sua utilização tornou-se comum nos Estados Unidos no final da década de 1930, tornando-se de grande interesse.

A entrevista pessoal é considerada ao lado da dinâmica de grupo, como uma das técnicas mais influentes no momento da escolha de um candidato, pois estabelece um contato direto com o candidato. Ao se preparar uma entrevista deve-se estar atento ao conteúdo da entrevista e ao comportamento do candidato. Esta técnica permite que o selecionador conheça melhor os dados que ele já obteve com a análise de currículo, tais como experiência profissional, motivo de saída dos últimos empregos, entre outros. ALVAREZ (2004)

Nesta mesma época (1930), devido aos estudos, passou a ser aplicada por professores, psicólogos, administradores e agentes sociedade para selecionar e conhecer os candidatos concluindo assim quais são os mais ideais para a determinada vaga, auxiliando assim a obter mais dados sobre a eficácia e sobre a aplicação da dinâmica de grupo no processo seletivo.

1.2. Disciplina Qualidades de Vida e Segurança no Trabalho

1. Com base nos conteúdos trabalhados na disciplina, faça um comentário apresentando os benefícios gerados pelo processo de integração de trabalhadores focando aspectos ligados à disciplina de qualidade de vida e segurança no trabalho.

Integrando Gestão da Qualidade, Segurança, Meio-Ambiente e Saúde sistematizando, visando a diminuição dos acidentes de trabalho, e aumentar a qualidade de vida no trabalho. Quando corretamente implantada, minimiza e aperfeiçoa os processo. Mas esta gestão ter que ser tanto na rotina operacional como nas obras de expansão e de manutenção, para isso o engenheiro e o técnico de segurança do trabalho, tem ganhado destaque. Isso tudo apresenta um quadro fundamental para a permanência e crescimento de qualquer empresa.

2. EXEMPLOS DE EMPRESAS

2.1. PETROBRAS

Petróleo Brasileiro S.A. ou simplesmente Petrobras é uma empresa de capital aberto, cujo acionista majoritário é o Governo do Brasil. É, portanto, uma empresa estatal de economia mista. Fundada em 1953 por Getúlio Vargas.

Políticas utilizadas:

Universidade Petrobras

Semanas Internas de Prevenção de Acidentes do Trabalho (Sipats), simulados de emergência (locais, regionais ou nacionais) e campanhas em datas institucionais − como o Dia Mundial de Saúde − e também em épocas como carnaval, meses com maior concentração de férias e feriados prolongados.

Desenvolvemos, ainda, programas específicos que incentivam estilos de vida mais saudáveis e que apoiam o combate ao tabagismo e ao uso nocivo e indevido do álcool e outras drogas, visando à promoção da saúde integral das pessoas. Os resultados dessas iniciativas são monitorados por meio de indicadores específicos, como o indicador de Risco Coronariano dos empregados e o de Empregados Fisicamente Ativos.

Política para HIV/AIDS que tem por objetivos cooperar com o desenvolvimento de políticas públicas de orientação e prevenção da doença e evitar a discriminação no local de trabalho.

Os temas referentes à saúde e segurança também estão presentes nos acordos formais celebrados com os sindicatos, envolvendo questões como o funcionamento das Comissões Internas de Prevenção de Acidentes (Cipas).

2.2. AMANCO - MEXICHEM BRASIL

A Marca Amanco pertence a Mexichem, grupo de empresas químicas e petroquímicas líderes no mercado latino americano. Com sede em São Paulo, O Grupo Mexichem é o maior produtor de resinas de PVC na América Latina e o principal produtor de tubos e conexões desta região. A Mexichem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com