TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Economia

Dissertações: Economia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/11/2013  •  1.905 Palavras (8 Páginas)  •  2.954 Visualizações

Página 1 de 8

UNIDADE 1 – TOPICO 1

1 – Você considera o entendimento da economia importante para sua vida pessoal? De que maneira sua vida é afetada pela economia brasileira e mundial?

R: A economia quando tratada informalmente, é um assunto que atrai muitos brasileiros, pois eles perdebem que muitos dos seus problemas pessoais, financeiros e profissionais são afetados pela economia brasileira e mundial.

2 – Explique o que se entende por atividade econômica?

R: São todas as ações humanas destinadas a produzir, distribuir e consumir riquezas

3 – Como e quando a economia se transforma numa ciência independente?

R: A partir do século XVIII, mais precisamente em 1776 que a economia adquire a condição de ciência econômica, com a publicação da obra “A riqueza das nações: Investigação sobre sua natureza e suas causas.” Por Adam Smith, o mais eminente teorico de ecom=nomia classica considerado hoje o “Pai da economia.”

4 – qual é o objetivo da ciência econômica?

R: É analisar os problemas economicos e formular soluções para realiza-los de forma a melhorar nossa qualidade de vida.

5 – Por que os recursos produtivos são considerados escassos? Explique.

R: Por que é preciso pagar para ter mão de obra. Em economia só não é considerado escasso algo que existe em abundância na natureza, que não pode ser objeto de compra e venda, como exemplo, temos o ar que respiramos. Em suma os recursos são escassos e por isso não podem ser desperdiçados. O seu uso deve ser muito bem planejado pois o seu esbanjamento nos dias atuais podem comprometer o crescimento econômico das gerações futuras.

TOPICO 2

1 - Quem são os responsáveis pelas decisões econômicas em uns pais?

R: As decisões de caráter econômico da sociedade são tomadas pelos agentes econômicos

2 – De que maneira as decisões das famílias como consumidoras influenciam as decisões da produção das empresas?

R: Muitas empresas têm direcionado vultosos recursos dos departamentos de marketing. Marketing e uma palavra de origem inglesa.

3 – As relações de mercado são adequadas para promover a oferta de bens e serviços para a sociedade?

R: Durante muito tempo, pensou-se que as relações no mercado seriam suficientes para prover a sociedade de bens e serviços de forma a garantir uma boa qualidade de vida para as famílias. No entanto, o maior poder de barganha das empresas nas relações de mercado levou abusos por parte destas, prejudicando a qualidade de vida das famílias, estivessem elas na condição de consumidores ou de fornecedores de mão de obra, ou seja, trabalhadores.

4 – Por que a participação do Estado nas decisões econômicas cresceu tanto a partir dos anos 30 do século XX?

R: A partir dos anos 30 do século XX, o estado passou a assumir um papel crescente na condução das atividades econômicas, interferindo nas relações do mercado, regulamentando vários setores, de forma a evitar abusos, e fornecendo serviços, em complemento a Iniciativa Privada de forma a atender as classes sociais de baixa renda, não atrativas as empresas.

TOPICO 3

1 – O que se entende por sistema econômico?

R: sistema econômico é o sistema de produção, distribuição e consumo de bens e serviços de uma economia. Alternativamente, é o conjunto de princípios e técnicas com os quais os problemas de economia são endereçados, tais como o problema da escassez com a alocação de recursos produtivos limitados.

2 – O que determina a participação relativa dos agentes econômicos nas decisões econômicas?

R: O grau de importância de cada agente econômico ira depender de como a atividade econômica e organizada em cada pais, do tipo de propriedade adotado, dos processos de circulação das mercadorias, dos níveis de desenvolvimento tecnológicos, do grau de divisão do trabalho além de vários outros fatores. Não existe uma regra geral. Cada pais tem suas peculiaridades e particularidades.

3 – Quais revoluções estão ligadas a disseminação dos valores da sociedade burguesa?

R: Entre as principais transformações que vão ajudar a disseminar e consolidar os valores da sociedade burguesa está a Reforma Protestante de 1517 na Alemanha, a Revolução Puritana de 1640 e Revolução gloriosa de 1688 ambas na Inglaterra, e a Revolução Francesa em 1789.

4 – Existem diferenças entre o socialismo adotado pela URSS e pela China? Explique.

R: Sim, o socialismo praticado pela antiga Uniao Sovietica era caracterizado por um modelo de economia planificada, onde todas as decisoes econômicas era centralizadas nos gabinetes do estado. Nesse modelo economico a iniciativa privada não existia. Toda produção, todas as ofertas de emprego era de responsabilidade do governo central. Na China, durante os anos 50 e 60 do século passado, o modelo de organização econômica era praticamente idêntico ao modelo soviético. Mas em 1978 iniciou-se um processo liberalizante de abertura para a iniciativa privada, dando maior autonomia as empresas e incentivando a competição. Tal abertura trouxe reflexos imediatos na produtividade do trabalhador chinês foi fundamental para que o destino da economia chinesa fosse muito diferente da soviética. Hoje a China e o pais que mais cresce no mundo.

5 – O que se quer dizer quando afirmamos que esta havendo uma aproximação entre os sistemas capitalista e socialista?

R: A aproximação entre os sistemas econômicos ocorre por que em anos recentes de interferências dos Estados e muito elevada. Ela retira uma grande parte da riqueza produzida pela sociedade pela cobrança de impostos e redireciona esses recursos para setores que ele julga prioritário. Portanto, no capitalismo atual, embora ainda exista predominância do mercado nas decisões econômicas o Estado tem uma forte participação. Paralelamente, os países socialista que sobreviveu ao século XX são justamente aqueles que se flexibilizaram e permitiram uma maior abertura para os empreendimentos privados. A China e o melhor exemplo desse fenômeno.

6 – Por que o capitalismo e o socialismo, nos seus estados puros, isto e, sem intervenção

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com