TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Economia

Exames: Economia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/6/2014  •  2.227 Palavras (9 Páginas)  •  1.027 Visualizações

Página 1 de 9

Capítulo 9 – Contabilidade Social

4. Quanto ao setor externo, na Contabilidade Social:

a) Defina renda líquida ao exterior, Produto Nacional Bruto (PNB) e Produto Interno Bruto (PIB):

R: Renda líquida ao exterior é a diferença entre a renda enviada ao exterior (que são recursos que os residentes em outros países que estão no país enviam para seus países de origem, como empresas estrangeiras que têm filiais no Brasil e remetem recursos para o exterior) e a renda recebida do exterior (que são os recursos enviados por residentes no Brasil que estão fora do país, como por exemplo, os brasileiros que trabalham temporariamente no Japão).

O Produto Interno Bruto é o somatório de todos os bens e serviços finais produzidos dentro do território nacional num dado período, valorizados a preço de mercado, sem levar em consideração se os fatores de produção são de propriedade de residentes ou não residentes.

O Produto Nacional Bruto = PIB – renda líquida enviada ao exterior, ou seja, é a renda que efetivamente pertence aos nacionais, aos residentes do país.

b) No Brasil, a renda enviada supera a renda recebida do exterior. Qual o maior: O PNB ou o PIB

R: No Brasil, como a renda enviada ao exterior supera a renda recebida, temos que o PNB é menor que o PIB.

5. Conceitue PIB real, PIB monetário e deflação:

R: O PIB monetário ou nominal é o PIB medido a preços correntes, do próprio ano. Já o PIB real é o PIB medido a preços constantes de um dado ano qualquer, chamado ano-base. Por fim, deflação, no contexto apresentado no capítulo, é o processo pelo qual se elimina o impacto da inflação na avaliação do PIB medido a preços correntes.

Capítulo 11 – Determinação de Renda e do Produto Nacional

4-Supondo que o Copom fixe à taxa de juros Selic em 12,75%, a meta de inflação decidida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) seja de 4,5% para o ano, determinar a taxa real de juros para o período.

A taxa real (ir) é obtida através de 2 fórmulas:

1) Passar da taxa nominal (TN) para a taxa efetiva (TE).

Fórmula:

Te = TN / 12

TE = {[ 1 + ( Te / 100 )]^12 } - 1 * 100

Cálculo:

Te = 4,5 / 12 = 0,375

TE = {[ 1 + ( 0,375 / 100 )]^12 } - 1 * 100 = 4,5939

2) Calcula-se a taxa real (ir):

Fórmula:

ir = TE * ( 1 + inflação )

Cálculo:

ir = 4,5939 * ( 1 + 0,1275) = 5,1796 % (RESPOSTA).

5- Sobre a Teoria Quantitativa da Moeda:

a) Defina teoria quantitativa da moeda:

R: Dado que existe uma relação direta entre o volume de moeda no sistema econômico e o lado real da economia, a teoria quantitativa da moeda mostra que a correspondência entre os fluxos reais e monetários, é dada pela expressão: MV = Py . em que: M = a quantidade de moeda na economia; V = velocidade-renda da moeda; P = nível geral de

preços; y = nível de renda nacional real.

b) Defina velocidade-renda da moeda. Qual seu comportamento a curto prazo, de acordo com a Teoria Clássica e com a Teoria Keynesiana?

R: A velocidade-renda da moeda é o número de vezes em que o estoque de moeda passa de mão em mão, num certo período, gerando produção e renda. É o número de giros da moeda, criando renda. De acordo com a Teoria Clássica, a velocidade-renda da moeda é constante no curto prazo, dado que ela depende de fatores que só atuam no longo prazo, como mudança de hábitos da coletividade e o grau de verticalização da economia. Já para a Teoria Keynesiana, a velocidade-renda é afetada a curto prazo pelas taxas de juros. Com o aumento do nível das taxas de juros, as pessoas reterão menos

moeda, e sua velocidade de giro aumentarão.

c) Como as expectativas de inflação futura podem afetar a velocidade-renda da moeda

R: No caso em que as pessoas esperam que a inflação suba, elas buscam se livrar de moeda, cujo retorno é igual ao oposto da inflação (a moeda rende uma taxa igual a menos à inflação). Com isso, a velocidade-renda da moeda aumenta.

d) Supondo a velocidade-renda da moeda constante e uma economia com desemprego de recursos produtivos, mostre o efeito de uma política monetária expansionista sobre o nível geral de preços e a renda real da economia:

R: Considerando que a velocidade-renda não se altere, uma expansão monetária deve, pela correspondência entre fluxos reais e monetários, aumentar a renda real da economia,bem como o nível de preços. Este último aumento se deve ao fato do desemprego de recursos não ser homogêneo pela economia, havendo setores com grande desemprego enquanto outros estão muito próximos do pleno emprego, havendo

pressões inflacionárias nos últimos.

6. Coloque-se na posição de uma autoridade monetária e apresente dois instrumentos de política monetária para cada um dos objetivos a seguir:

a) expansão do nível de atividade:

R: Neste caso, a autoridade deve promover uma expansão monetária por meio de emissão de moeda ou por meio de uma operação de open market de recompra de títulos

públicos, por exemplo.

b) política antiinflacionária:

R: Neste caso, a autoridade monetária deve promover uma retração monetária, por meio, por exemplo, de uma elevação das reservas compulsórias dos bancos comerciais ou por meio de uma operação de open market de venda de títulos públicos para o mercado, retirando desta forma moeda de circulação.

Capítulo 12 – O setor Externo

1-

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com