TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Economia

Pesquisas Acadêmicas: Economia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/11/2014  •  361 Palavras (2 Páginas)  •  4.109 Visualizações

Página 1 de 2

Conforme Ernani Teixeira em Economia monetária: a macroeconomia no contexto monetário(2002, p. 7), “ a existência do sistema monetário financeiro pressupõe a existência da moeda. Mas o que é moeda? Se alguém utiliza o seu relógio para saldar uma dívida, o relógio é moeda? A resposta, sem dúvida, é complexa. Richard Dawkins argumenta que a moeda é um símbolo formal de altruísmo recíproco retardado. O economista, no entanto, utiliza uma definição ainda mais sutil: moeda é qualquer coisa que exerce a função de moeda. Assim, o entendimento da moeda requer, em primeiro lugar, o entendimento de suas funções”. Sobre as funções da moeda, analise as seguintes afirmativas:

I – A moeda permite intermediar as relações de troca, substituindo o escambo, e essa característica diz respeito a sua função de reservar valor.

II – Por ser possível acumular e guardar moeda, diz-se que ela tem a função de reservar valor.

III – Por ser utilizada como medida de valor, servindo de parâmetro para se apurar o valor monetário de transação de bens e serviços, diz-se que a moeda tem valor de troca.

contabilidade nacional mede a atividade econômica a partir de sua expressão mais genérica – o produto da economia -, para, em seguida, e a partir dele, introduzir novos conceitos e assim observar a atividade econômica. Esses conceitos são chamados de agregados e recebem essa denominação pelo fato de não serem simplesmente uma soma de parcelas que se expressam da mesma forma e na mesma unidade de medida, mas sim uma soma de coisas diferentes (bens e serviços) cujo volume físico é expresso nas mais diferentes unidades de medida.” (SILVA, Cézar Roberto Leite da; LUIZ, Sinclayr. Economia e mercados: introdução à economia. 19ª edição, São Paulo, Editora Saraiva, 2010, p.44-45). Acerca do assunto, considere que o Produto Interno Bruto de um país, medido a preços correntes, tenha aumentado consideravelmente entre dois anos seguidos. Isso significa que:

C

Do ponto de vista histórico, a sociedade atual tem um estilo de vida considerado avançado e essa forma de viver acarreta diversos problemas ao meio ambiente. Sobre esse fato, indique a alternativa que corresponde aos problemas do meio ambiente decorrente do padrão de vida da sociedade moderna:

A

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com