TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Economia

Trabalho Escolar: Economia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/3/2015  •  973 Palavras (4 Páginas)  •  375 Visualizações

Página 1 de 4

CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO: ABORDAGEM TEÓRICA

O debate em torno dos conceitos de crescimento e de desenvolvimento econômico é bastante rico no meio acadêmico. Conforme Souza (1995, p. 16), “Não existe uma definição universalmente aceita de desenvolvimento.” Para uma primeira corrente de economistas, de inspiração mais teórica, o crescimento é considerado como um sinônimo de desenvolvimento. Já para uma segunda corrente, voltada para a realidade empírica, o crescimento é condição indispensável para o desenvolvimento, mas não condição suficiente.

Neste contexto, segundo Pinho e Vasconcellos (2003), o crescimento econômico implica na elevação contínua do produto nacional em termos globais ou per capita ao longo do tempo, ou seja, indica a eficiência do sistema produtivo. Esse crescimento contínuo ocasiona mudanças estruturais quantitativas e qualitativas para a população, tais como, redução da taxa de natalidade e mortalidade, que alteram a estrutura etária da população e da força de trabalho; ampliação do sistema escolar e de saúde; maior acesso aos meios de transporte, de comunicação e culturais e maior integração com economias mundiais. As mudanças qualitativas remetem ao conceito de desenvolvimento econômico.

De acordo com Oliveira (2002, p. 32), “O desenvolvimento, em qualquer concepção, deve resultar do crescimento econômico acompanhado de melhoria na qualidade de vida”. Isto implica dizer que as alterações da composição do produto interno e a alocação dos diferentes recursos pelos setores econômicos, devem estar dispostos de maneira a melhorar os indicadores de bem-estar econômico e social.

Para Sandroni (2002), desenvolvimento econômico significa crescimento econômico acompanhado por melhorias do nível de vida da população e por alterações estruturais na economia. Para o autor, o desenvolvimento depende, ainda, das características de cada país ou região. Isto é, depende do seu passado histórico, da posição e extensão geográficas, das condições demográficas, da cultura e dos recursos naturais que possuem.

Souza (1995), diz que para se caracterizar o desenvolvimento econômico deve-se observar ao longo do tempo a existência de variação positiva de crescimento econômico, medido pelos indicadores de renda, renda per capita, PIB e PIB per capita, de redução dos níveis de pobreza, desemprego e desigualdade e melhoria dos níveis de saúde, nutrição, educação, moradia e transporte.

Desta maneira, o desenvolvimento deve ser encarado como um processo complexo de mudanças e transformações de ordem econômica, política, humana e social. Segundo Oliveira (2002, p. 40): “Desenvolvimento nada mais é que o crescimento –incrementos positivos no produto e na renda – transformado para satisfazer as mais diversificadas necessidades do ser humano [...]”.

Na década de 90, o conceito de desenvolvimento econômico foi ampliado em virtude da preocupação em torno das questões ambientais, passou a ser tratado como desenvolvimento sustentável. Esse novo paradigma articula as questões do meio ambiente com os problemas sociais e econômicos, induzindo a uma nova abordagem do progresso tecnológico. Nesta nova visão a ideia de desenvolvimento está focada na necessidade de promover o desenvolvimento econômico satisfazendo os interesses da geração presente, sem, contudo, comprometer a geração futura (WCED, 1987).

Enfim, o conceito de desenvolvimento entendido a partir da discussão acima está relacionado ao nível de crescimento econômico, aliado às características da distribuição de renda, das condições de saúde, de educação, de trabalho e de moradia da população, bem como às condições ambientais do país. Este conceito amplo de desenvolvimento está pautado em um elemento maior: o desenvolvimento humano.

Conforme a Organização das Nações Unidas, através do PNUD:

“O conceito de desenvolvimento humano é, portanto, mais amplo do que o de desenvolvimento econômico, estritamente associado à ideia de crescimento. Isso não significa contrapô-los. Na verdade, a longo prazo, nenhum país pode manter – e muito

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com