TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Economia

Trabalho Escolar: Economia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/3/2015  •  1.084 Palavras (5 Páginas)  •  175 Visualizações

Página 1 de 5

Fundamentos da Economia

Questão Proposta

1) Pesquise e aponte os princípios básicos das três “escolas” na economia, a Neoclássica, a Marxista e a Keynesiana.

• Neoclássica → A economia neoclássica defende que não existe um valor inerente aos bens, o valor encontra-se na relação entre o objeto e a pessoa que irá obter o objeto, portanto, o valor é subjetivo (inclusive o valor atribuído ao emprego da força de trabalho).

Algumas características da escola Neoclássica na economia:

Compradores: objetivam maximizar seus ganhos com obtenção de mercadorias, aumentando suas compras até que o ganho de ter uma unidade extra do produto fique equilibrado com o custo que ele arcará em sua obtenção. O ganho mencionado é medido em termos de “utilidade”, ou seja, a satisfação associada ao consumo de bens e serviços. A utilidade que será encontrada em adquirir uma unidade adicional de um produto depende de quanto o comprador já possua daquele mesmo bem: quanto mais o tiver, menor será a utilidade adicional que conseguirá com a nova unidade. Trabalhadores: Os indivíduos fornecem sua mão-de-obra para as empresas, buscando equilibrar o ganho de oferecer a unidade marginal de seus serviços (o salário a receber) com a desutilidade do trabalho em si, que é a perda de lazer. Produtores: tentam produzir unidades de um bem de modo a equilibrar a receita adicionada com a produção de uma unidade extra e seu custo, bem como contratar funcionários até o ponto em que o custo de uma contratação adicional se equilibre ao valor da produção que o trabalhador adicional produzirá. Dessa forma, para a visão neoclássica, estamos diante de “agentes econômicos” que tentam aperfeiçoar o tanto quanto eles possam seus ganhos, sujeitos às restrições relevantes. A atribuição de valor está relacionada aos desejos ilimitados, que colidem com a escassez e as restrições. Os preços são os sinais que indicam às famílias e às empresas que seus desejos conflitantes podem ser conciliados. Conforme a dinâmica dos preços, a otimização sob restrição e a interdependência de mercado levam ao equilíbrio econômico entre oferta e demanda.

• Marxista → Marx desenvolveu, corrigiu e aperfeiçoou a economia clássica inglesa, por ser a Inglaterra o país capitalista mais desenvolvido.Marx adotou a tese central da economia política clássica: a de que a troca se baseava numa equivalência das quantidades de trabalho contidas na mercadoria.

• Algumas características da escola Marxista na economia: Valor: O que determina o valor é a quantidade de trabalho socialmente necessário para produzir determinada mercadoria. Esse “socialmente necessário” significa o tempo de trabalho utilizado em média pelos vários produtores e que, portanto cada mercadoria deveria ser considerada como um exemplar médio de sua espécie. Dois aspectos fundamentais do valor são valor de uso e valor de troca. A lei do valor foi uma descoberta fundamental de Marx, que superou dificuldades que a lei da oferta e da procura não conseguia responder.

A lei da oferta e da procura, que produz oscilações de preços, só explicam se o equilíbrio entre oferta e procura for atingida ou não, mas não explica como os valores são determinados. Mais-valia: É o trabalho excedente do operário. Durante um dia de trabalho o operário produz mais do que ele recebe de volta em forma de salário. Se tem duas formas de aumentar a mais-valia: a mais-valia absoluta e a mais-valia relativa.

Mais-valia absoluta: pode ser obtida através da extensão da jornada de trabalho ou do aumento da intensidade do trabalho.

Mais-valia relativa: pode ser obtida através do aumento da produtividade, de melhorias nas técnicas, no maquinário, etc. Mercadoria: O produto destinado é ao mercado, não à satisfação humana. Nem todo produto é uma mercadoria.

Um produto não é uma mercadoria, desde que seja feito para atender à própria necessidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com