TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Economia

Trabalho Universitário: Economia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/9/2013  •  9.817 Palavras (40 Páginas)  •  489 Visualizações

Página 1 de 40

TÉCNICO EM CONTABILIDADE - 1º MÓDULO

PROFESSOR:

APOSTILA DE ECONOMIA E MERCADOS

A aplicação conjunta de trabalho, maquinaria e capital no processo produtivo gera um produto, o qual se divide entre as três classes da sociedade: proprietários de terra (sob a forma de renda da terra), trabalhadores assalariados (sob a forma de salários) e os arrendatários capitalistas (sob a forma de lucros do capital).

David Ricardo

(Ricardo esteve entre os primeiros adeptos da teoria quantitativa do dinheiro, ou do que é hoje conhecido como monetarismo)

2011

INTRODUÇÃO

Seja em nosso cotidiano, seja através da mídia de televisão, jornais, rádio, revistas e internet deparamo-nos com várias questões, como por exemplo:

* Aumentos de preço dos bens e serviços;

* Períodos de crise econômica ou de crescimento;

* Desemprego aumentando ou diminuindo;

* Setores que crescem mais do outros;

* Diferenças salariais, dissídios coletivos, salário mínimo;

* Crises no balanço de pagamentos;

* Valorização e desvalorização da taxa de câmbio;

* Ociosidade em alguns setores de atividade;

* Diferenças de renda entre as várias regiões do país;

* Taxas de juros;

* Déficit governamental;

* Elevação de impostos e tarifas públicas;

* Etc.

Estes temas, já rotineiros em nosso dia-a-dia, são discutidos pelos cidadãos comuns, que, com altas doses de empirismo, tem opiniões formadas sobre as medidas que o Estado deve adotar. Um estudante de Economia, Direito, ou de outra área pode vir a ocupar um cargo de responsabilidade em uma empresa ou na própria administração pública, e necessitará de conhecimentos teóricos mais sólidos para poder analisar os problemas econômicos que nos rodeiam diuturnamente.

O objetivo do estudo da Ciência Econômica é o de analisar os problemas econômicos e formular soluções para resolvê-los, de forma a melhorar nossa qualidade de vida.

“Economia é o estudo da humanidade em vida rotineira”. Assim escreveu Alfred Marshall, o grande economista do século XIX em seu livro Princípios de Economia.

Porque um estudante no início do século XXI deveria estudar economia? A Primeira razão é o fato de que ela o ajudará a entender o mundo em que você vive, este mundo é contido de inúmeras questões relativas à economia e que podem despertar sua curiosidade. A segunda razão para estudar economia é que isso o tornará um participante mais perspicaz da economia, como por exemplo, determinar o quanto você deve gastar de sua renda ou quanto poupar. E a terceira razão e o fato de que ela lhe proporcionará uma melhor compreensão dos potenciais e limites da política econômica.

PARTE I - DEFINIÇÃO E OBJETO DA ECONOMIA

Economia: Estuda a forma pela qual os indivíduos e a sociedade fazem suas escolhas e tomam decisões para que os recursos disponíveis sempre escassos possam contribuir da melhor maneira para satisfazer as necessidades individuais e coletivas da sociedade.

É uma ciência Social (estuda os aspectos sociais do mundo humano, ou seja, a via social de indivíduos e grupos humanos) que estuda o processo de produção, de distribuição, de consumo e de circulação dos bens e serviços de uma determinada sociedade.

Esta definição contém vários conceitos importantes, que são a base e o objeto do estudo da Ciência Econômica:

- escolha,

- escassez,

- necessidades,

- recursos,

- produção,

- distribuição,

São quatro os princípios exigidos para definir a análise da definição que são:

1º o agente (homem);

2º a causa final (o consumo);

3º o meio (as relações econômicas);

4º a diferença específica deste tipo de relações humanas de outras praticadas pelo homem (avaliáveis em moeda ou dinheiro).

A Economia é uma ciência, forma um sistema lógico de conhecimento sobre o seu objeto.

O objeto da Economia é o estudo do seu conteúdo ou teor, na definição de uma ciência que deve indicar o seu objeto, ou o que ela estuda. A Economia tem por objeto ou estudo certos aspectos de nossa atividade, então se confirma que é uma da disciplina que estudam o comportamento humano. O humano é o único ser do Universo que conhece a si mesmo e se domina. Das suas necessidades e vontades vêm os fatos humanos, os quais são estudados pelas ciências sociais. O comportamento dos homens dentro da sociedade é estudado pelas ciências sociais, onde são praticadas as relações mais diversas como: as históricas (ou passado social), governamentais, jurídicas, sociais (vida social), morais (deveres dos cidadãos), religiosas, econômicas etc., sendo objeto, da História, da Política, do Direito, da Sociologia, da Moral, das Religiões, da Economia etc. Podemos concluir que o objeto ou o estudo da Economia é a atividade humana denominada econômica e dirigida no sentido de escolher uma alternativa entre muitas, do que fazer com os recursos escassos no mundo. |

A função abaixo indica que as quantidades procuradas ou demandadas dependem do nível dos preços. Há uma relação funcional de dependência entre as quantidades procuradas (QP) e preços (P), expressa assim:

QP = f(P) |

De outro lado, a comprovação estatística das relações entre a Renda Pessoal Disponível (Y) e o consumo agregado (C), e assim, a função abaixo indica que o consumo agregado depende do nível da Renda Pessoal Disponível.

C = f(Y) |

A

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 39 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com