TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Economia E Inovação

Trabalho Universitário: Economia E Inovação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/3/2015  •  1.286 Palavras (6 Páginas)  •  131 Visualizações

Página 1 de 6

As pessoas estão organizadas na sociedade através de vínculos que aperfeiçoam durante a vida. Inicialmente, entre seus familiares, mais tarde, no âmbito escolar e no corpo social que estão inseridas. Por conseguinte, as relações que são desenvolvidas entre as pessoas se sustentam e dessa forma consolidam a esfera social. Os seres humanos tem a potencialidade de se ligar a outras pessoas e promoverem a estrutura da sociedade em rede. Essa capacidade de criar redes sociais ultrapassou as relações físicas e foi para a rede mundial de computadores, como relatou o filme visto em sala de aula.

O filme “A Rede Social” relata como se deu a criação do site de relacionamento mais utilizado da internet, o Facebook. O longa narra como o site foi uma ideia revolucionária do jovem Mark Zuckerberg, aluno de Harvard, nos EUA. O enredo do filme se passa no V ciclo econômico, de Kondratiev, nosso atual ciclo, cujo paradigma é baseado no incentivo a informação, conhecimento e inteligência. Essas três características são essenciais para o desenvolvimento da inovação tecnológica e, como foi visto, para que a rede de relacionamentos Facebook prosperasse. A escola de pensamento econômico em que a história do filme está inserida é a Escola Neo Schumpeteriana.

A relação entre o filme e as teorias econômicas do economista Schumpeter é a destruição criadora a qual afirma que novos modelos de negócios e novos produtos tornam obsoletos seus concorrentes. Para a base de pensamento Neo Schumpeteriana a inovação é a grande potencia para um possível crescimento econômico e trata a economia sobe um modelo biológico, nesse caso, coisas imprevisíveis podem acontecer. Ou seja, o que governa é a inovação. Quanto a estrutura de mercado que se faz presente na trama, observa-se que é o Oligopólio, quando um pequeno número de empresas domina a oferta do mercado e a longo prazo é observado lucros extraordinários.

Para atender a demanda de comunicação que a sociedade exige, o mercado se preocupa em ter informação e conhecimento, esses são inerentes para a inovação. Ávidas por resultados, as empresas atuantes nesse mercados precisam estar sempre alerta para às mudanças que ocorrem na tecnologia, concorrência, no tipo de serviço prestado, entre outros. Devido as novas necessidades do mercado, as empresas costumam fazer alianças e, até mesmo, as de maior capital compram as menores, que são suas concorrentes ou concorrentes em potencial. Elas fazem isso para agregar recursos indispensáveis para atender o mercado. Assim, as empresas tem mais chance de garantir eficiência, pois essas fusões e compras trazem a complementariedade entre empresas. Quando empresas se unem elas “podem desenvolver novos produtos, novos mercados, aumentar o reconhecimento da marca, melhoras habilidades gerenciais, adquirir novas tecnologias, patentes ou capacitação em P&D, ou ainda, melhorar a tecnologia de produção.”(Levine, David M., 1989).

As empresas que atuam na área de redes sociais, fazem constantes manobras para estarem na frente de suas concorrentes. Muitas vezes o avanço tecnológico que elas implementam parece uma competição entre si e não para beneficio direto dos usuários. Mas é evidente que enquanto houver competição entre as empresas, elas irão investir em pesquisa e desenvolvimento, assim, a tenologia sempre avança e os usuários do serviço vão ter ganho. Cada uma das redes sociais tem implantado novas funções e aplicações que podem ser usadas por seus usuários. Dentre as principais redes utilizadas no Brasil, pode-se citar o Twitter, Facebook e Google+. As últimas mudanças implementadas pelo Facebook são: Alterações nas opções de privacidade dos utilizadores que consiste em permitir um melhor controle das informações publicadas, como Tags nas fotos. Assim, é permitido que os usuários indiquem quem vê as suas informações ou fotografias, antes essa identificação era automática e só depois é que o usuário poderia retirar essa identificação, agora a identificação só passará a ser efetiva depois de o usuário identificando aprove essa ação. Ainda sobre o Facebook tem a Timeline/Linha do tempo que é uma linha de tempo da nossa vida, representada numa página que vai passando na vertical. A postagem mais atual fica no topo da página, não é o usuário que atualiza, mas sim o próprio Facebook. Ainda sobre a mesma rede social tem o Top Stories que permite a visualização de histórias e atualizações

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com