TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Economia E Mercado

Dissertações: Economia E Mercado. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/9/2014  •  787 Palavras (4 Páginas)  •  239 Visualizações

Página 1 de 4

Economia e Mercado

A economia é uma ciência que estuda os processos de produção, distribuição, acumulação e consumo de bens materiais.

O conceito de economia compreende a noção de como a sociedade utiliza os recursos para a Produção de bens e serviços e como é a distribuição desses bens entre os indivíduos.

Baseia-se no comportamento humano e em virtude da relação entre as necessidades da sociedade e os recursos disponíveis para suprir essas necessidades.

A economia explica como movimenta o sistema econômico e a relação entre pessoas físicas ou jurídicas, buscando analisar as principais adversidades econômicas, examinando os problemas existentes e apresentando soluções.

Essa analise é baseada em quatro questões fundamentais sobre a produção: “O que produzir?”, “Quando Produzir?”, “Que quantidade produzir?” , ” Para quem produzir?”.

Existem também na economia dois grandes troncos, que são: A Microeconomia que estuda as diversas formas de comportamento nas escolhas individuais dos agentes econômicos (empresas ou pessoas físicas), e a Macroeconomia que analisa os processos microeconômicos baseando-se em uma economia como um todo.

Segundo Fernando Rebouças (formado em propaganda e marketing) “O mercado é o resultado da oferta e procura de bens, quando um produto possui oferta e procura, podemos considerar que existe mercado para o mesmo”, onde é formado por pessoas físicas ou jurídicas que compram e vendem produtos ou serviços.

Analisado essas questões pudemos identificar os diferentes sistemas ou formas de organização econômica:

Economia centralizada (Socialista) – neste tipo de economia as principais decisões quanto ao o que, como e para quem devem ser produzidos os bens são tomadas pelo estado.

Economia de mercado (Capitalista) – Neste tipo de economia é o próprio mercado (composto por quem oferece e por quem procura os bens) que decide as questões que constituem os problemas existentes em qualquer organização econômica.

Economia Mista – O mercado que decide o que, como e para quem produzir, mas o estado desempenha o papel de supervisão e regulamentação das atividades econômicas n a oferta de bens públicos ou repartição dos rendimentos pelos agentes econômicos.

Porém atualmente todas as sociedades estão organizadas em economias mistas onde contem características quer das economias centralizadas quer das Economias de Mercado.

A economia brasileira viveu vários ciclos ao longo da história, em cada ciclo, um setor foi privilegiado em detrimento de outros e provocaram sucessivas mudanças sociais, populacionais, políticas e culturais dentro da sociedade brasileira.

O Brasil faz parte hoje do MERCOSUL onde se iniciou em 26 de março de 1991, com a assinatura do Tratado de Assunção pelos governos de Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai.

A indústria de cigarros produz, cerca de 5,4 trilhões de unidades por ano. O Brasil é o maior mercado latino-americano do produto, com consumo correspondente a 42% do total vendido na América Latina.

A Souza Cruz é um dos maiores grupos empresariais brasileiros, uma companhia aberta cotada na Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) e que integra o grupo British American Tobacco - presente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com