TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Economia E Negócios

Monografias: Economia E Negócios. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/9/2013  •  2.063 Palavras (9 Páginas)  •  4.410 Visualizações

Página 1 de 9

Estudos Disciplinares

ICSC – Curso: Administração

Disciplina: Economia e Negócios – Ficha 1

Campus: Data: / /

Nome:

RA: Turma:

Questão 1 – O capitalismo, como sistema econômico, político e social dominante surgiu muito lentamente, em um período de vários séculos, primeiro na Europa Ocidental e, depois, em grande parte do mundo. Sobre esse capitalismo nascente escreveram os primeiros teóricos da Economia, conhecidos como liberais clássicos. Dentre os fundamentos para as propostas dos liberais clássicos, está a crença de que:

A. Cada ser humano tem seu comportamento determinados pelas instituições e relações sociais.

B. O trabalho dignifica o Homem, e, portanto, todos buscam trabalhar, o que aumenta a produção.

C. Cada ser humano busca equilíbrio entre sua razão e seus sentimentos, nas decisões de sua própria vida.

D. Cada ser humano está essencialmente interessado em seu próprio bem-estar, e suas ações para obtê-lo levam ao surgimento de condições que favorecem o bem-estar coletivo.

E. Cada ser humano deve se submeter ao interesse da coletividade, que é interpretado pelo Estado.

Justificativa venda sua força de trabalho no mercado; e comportamento individualista, aquisitivo, maximizado, da maioria dos indivíduos dentro do sistema econômico”.

Questão 2 – Observe a seguinte definição de bens econômicos e bens livres: “Tudo aquilo que tem utilidade, com ou sem valor econômico. O ar, por exemplo, é um bem livre, mas o minério de ferro é um bem econômico, porque é escasso e depende do trabalho humano para ser obtido. Os bens econômicos se dividem em cinco grupos principais. São eles: bens de capital ou de produção (máquinas e equipamentos); bens de consumo (brinquedos, um par de sapatos – aqueles que podem ser comprados pelas pessoas depois de um processo de produção ou industrialização); bens de consumo durável (máquina de lavar roupa, imóvel – que só são trocados após períodos longos de uso); bens de consumo semi-durável (carro, roupa – os que precisam ser trocados periodicamente); bens de consumo não-durável (alimentos)” (Dicionário de Economia da Unb, disponível em http://e-groups.unb.br/face/eco/inteco/paginas/dicionariob.html, acesso em 15 de fevereiro de 2010).

Consideremos agora que as necessidades humanas fundamentais são muito maiores do que somente as biológicas, como dormir, respirar, etc. Nesse sentido, podemos admitir que as necessidades humanas fundamentais:

I. Dependem, por completo, da produção de bens econômicos pela respectiva sociedade.

II. Nunca demandam bens econômicos para a sua satisfação.

III. Podem ser, muitas vezes, resolvidas com a própria disponibilidade de bens livres, na natureza.

Com base nessas opções, podemos considerar que:

A. I está correta, apenas.

B. III está correta, apenas.

C. todas estão incorretas.

D. II está correta, apenas.

E. todas estão corretas

Justificativa

Estudos Disciplinares

ICSC – Curso: Administração

Disciplina: Economia e Negócios - Ficha 2

Campus: Data: / /

Nome:

RA: Turma:

Questão 1 – “É sabido que nem todos os desejos da humanidade podem ser satisfeitos, embora, de forma geral, sua capacidade produtiva seja elevada, porém, limitada. Existe certo número de pessoas na força de trabalho, e dispomos de uma quantidade determinada de máquinas e fábricas. Em outras palavras, nossos recursos são limitados.” (Wonnacott & Wonnacott. Economia. 2ª edição, São Paulo, Editora Makron Books, 1994, p.24). Leia as seguintes afirmativas a respeito dos recursos para a produção de bens e serviços.

I – Os recursos de que trata o texto acima são os insumos básicos utilizados na produção de bens e serviços, também chamados de fatores de produção.

II - Os elementos indispensáveis ao processo produtivo de bens materiais são chamados de terra, trabalho, capital, tecnologia e capacidade empresarial.

III – Em relação ao recurso produtivo ao qual chamamos de Capital, devemos entender que ele se refere apenas ao capital financeiro, ou seja, ao dinheiro necessário para dar impulso a qualquer empreendimento industrial, comercial ou qualquer outro.

IV – A capacidade empresarial, enquanto fator de produção, desempenha papel estratégico na determinação do dinamismo e crescimento da economia por ser ela que organiza a produção e assume riscos ao tomar decisões em seu negócio.

Assim, pode-se afirmar que:

A. Estão incorretas as afirmativas I, II e III.

B. Apenas a afirmativa I está correta.

C. Apenas as afirmativas II e III estão corretas.

D. Apenas a afirmativa III está incorreta.

E. Estão corretas as afirmativas I, II e III.

Justificativa

Questão 2 – Em cada sistema econômico é possível encontrar grande e diversificado número de empresas. Cada uma delas, ora de forma diferente ora de forma idêntica às demais, organizam fatores de produção e, de tal organização, produzem bens ou prestam serviços. Devido grande diversidade de empresas e atividades que desempenham, há possibilidade de classificar a produção utilizando determinado critério que atende características fundamentais de sua produção. Acerca do assunto, suponha esteja lendo algum jornal e veja as seguintes manchetes.

Manchete

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com