TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Economia. Fisiocratas

Ensaio: Economia. Fisiocratas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/8/2013  •  Ensaio  •  374 Palavras (2 Páginas)  •  400 Visualizações

Página 1 de 2

1. Em que consiste a riqueza para os mercantilistas e para os fisiocratas?

R: Mercantilistas - a riqueza consiste em alguns princípios de como fomentar o comércio exterior e entesourar riquezas. Sendo de grande importância o acúmulo de metais.

Fisiocratas – para os fisiocratas a terra era a única fonte de riqueza. Portanto, a riqueza consistia em bens produzidos com ajuda da natureza, em atividades econômicas como a lavoura, a pesca e a mineração. Ou seja, o pensamento da fisiocracia: “Só a terra tinha capacidade de multiplicar a riqueza”. Pergunta 02.

2º Quem foi o mais destacado dos economistas clássicos? Quais suas principais ideias?

R: Adam Smith.

Smith advogava a ideia de que todos os agentes na busca de lucrar o máximo, acabariam promovendo o bem está para toda a comunidade , como se fosse uma mão invisível orientando todas as decisões da economia sem a necessidade da atuação do estado.

Considerava que a causa das riquezas das nações é o trabalho humano ,a chamada ( teoria do valor do trabalho). Que um dos fatores para o aumento da produtividade era a divisão do trabalho, trabalhadores deviam especializar-se em algumas tarefas. E que o papel do estado na economia deveria corresponder apenas à proteção a sociedade contra eventuais ataques, criar a manutenção de obras e instituições, mas Não intervenção nas leis do mercado, consequentemente na pratica da economia.

3º O que diz a teoria das vantagens comparativas? Quem foi seu autor

R: A teoria das vantagens comparativas trata se do comércio realizado entre dois países, onde não obtendo barreiras para tais realizações, ocorre um crescimento para ambos. Para que haja um sucesso significativo na comercialização entre os países, deverá ocorrer o que se chama de vantagens comparativas na produção.

Ou seja, o importante não é o custo da produção e sim sua produtividade, onde cada país produz o que à de melhor segundo as suas condições, sejam elas quais forem. Um exemplo disso Cuba, ao exportar seus charutos reconhecidos no mundo por terem a qualidade superior aos dos outros.

Este conceito se tornou uma das teorias mais importantes do comércio internacional moderno, ele foi formulado por Daivid Ricardo ( Londres, 18 de Abril de 1772) considerado um dos principais economistas do mundo e um dos fundadores da escola clássica inglesa da economia política.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com