TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Economia Internacional

Dissertações: Economia Internacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/11/2014  •  1.424 Palavras (6 Páginas)  •  236 Visualizações

Página 1 de 6

A palavra ética surge a partir do termo grego éthos que quer dizer bons costumes. Um dos maiores propagadores do conceito de ética foi Platão, que defendia que a vida do indivíduo não poderia ser amparada apenas no prazer e sim na prática do bem. Já a ética segundo um dos maiores filósofo brasileiro, Mario Sergio Cortella (2010), é nada mais que “O conjunto de valores e princípios ao qual usamos para responder as três grandes questões da vida, que são: quero, devo e posso. Sendo assim, nem tudo que quero eu posso, nem tudo que eu posso eu devo e nem tudo que eu devo eu quero”. Dessa maneira entendemos que ética é o que nos possibilita distinguir e selecionar as possibilidades as quais são permitidas por normas legais ou sociais e estão dentro do universo do querer, pois não basta apenas ser uma possibilidade se não a quisermos. Vale a pena salientar que a ética são valores sociais, mas cada indivíduo tem sua forma particular de construir tais valores, sendo assim o que é ético para um não necessariamente é ético para o outro. E não existe ninguém sem ética, se o indivíduo tem uma conduta duvidosa, logo ele é antiético.

A ética profissional não se distancia muito do conceito geral de ética, ambas partem do mesmo princípio, pois trata da essência das relações humanas no ambiente de trabalho, sendo que este deve ser harmonioso visto que qualquer tipo de falta de imparcialidade resulta em diminuição da produção. A ética profissional também esta relacionada com a boa conduta, tanto externa quanto interna, pois ser competente não é o bastante para um bom profissional, ele deve ser honesto, prudente e imparcial, características éticas que devem se fazer presente tanto no ambiente de trabalho quanto no seu convívio social. O profissional que age de maneira ética, esta trabalhando em prol do crescimento da sua empresa, pois esse comportamento resulta em um bom clima organizacional, fator determinante para o crescimento de uma organização.

Em matéria publicada no ano de 2000 pela revista Você S/A, intitulada, “Você é um profissional ético?” levanta-se questões de conduta no ambiente de trabalho. O fato de estar sempre amparado pela verdade faz diferença no currículo de um bom profissional, esse por sua vez quando é antiético, fica com sua imagem manchada e perde espaço no mercado. A ética tem que estar acima de tudo, pois não adianta ser um profissional bem sucedido se os métodos utilizados para alcançar o sucesso não seguiram os critérios de boa conduta social e empresarial, logo toda uma trajetória de sucesso pode ser apagada com um simples ato ilícito. A matéria também traz uma série de valores que devem ser respeitados pelos profissionais que se consideram e pretendem continuar éticos, são eles:

“1. Ser honesto em qualquer situação. "A honestidade é a primeira virtude da vida nos negócios", afirma Robert Solomon, professor da Universidade do Texas, autor do livro A Melhor Maneira de Fazer Negócios, da Negócio Editora. Afinal, a credibilidade é resultado de uma relação franca. 2. Ter coragem para assumir as decisões. Mesmo que seja preciso ir contra a opinião da maioria. 3. Ser tolerante e flexível. Muitas ideias aparentemente absurdas podem ser a solução para um problema. Mas para descobrir isso é preciso ouvir as pessoas ou avaliar a situação sem julgá-las antes. 4. Ser íntegro. Significa agir de acordo com os seus princípios, mesmo nos momentos mais críticos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com