TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Eike Batista

Casos: Eike Batista. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/11/2013  •  537 Palavras (3 Páginas)  •  496 Visualizações

Página 1 de 3

Resenha estudo de caso Eike Batista

Eike Batista e sua ambição de faturar bilhões e criar novas empresas, acabaram lhe rendendo uma perca de 23 milhões de reais de valor de marcado em suas empresas, onde isso chamou a atenção de muitos especialistas e empreendedores do mercado em saber onde foi que ele errou.

A Premissa dos erros de Eike foi que ele só pensava em gerar riqueza para seus sócios e acionistas sem pensar propriamente na vida e sustentabilidade das empresas, com sua incrível habilidade de vendedor foi fácil para ele levantar 26 bilhões de dólares para seus investimentos. E foi assim que seus principais executivos embolsaram 129 milhões de reais de 2010 a 2012, de acordo com relatórios da companhia, sem si quer começar a extrair petróleo exportar minério ou construir plataformas.

Eike Batista criou um grupo de 16 empresas onde a sua principal empresa é a petroleira OGX onde nela foram criadas muitas expectativas de lucro, pois mesmo contrariando o costume de algumas empresas em não divulgar informações sobre previsões porque é algo que pode não acontecer, a empresa OGX informava que esperava 15000 barris ao dia em cada um dos quatro poços. Seis meses depois, quando se descobriu que eles tinham capacidade para 5000 barris ao dia cada um, teve início o colapso da OGX onde suas ações caíram 90%, onde nesse conglomerado de empresas quando uma vai bem todas tende a ir bem, o mesmo acontece si elas comecem a cair.

Eu penso que o Eike não só errou em oferecer riqueza mesmo antes da empresas prontas como ele não deu atenção para sua empresa pilar nesse grupo, onde podemos citar o conceito de maximização da riqueza do acionista. Onde a maximização da riqueza leva-se em conta a distribuição dos resultados no tempo, os fluxos de caixa disponíveis aos acionistas e o risco.

Maximizar riqueza não é só geração de lucros. Não adianta gerar lucros, sem gerar caixa. Não adianta lucros ou atitudes de curto prazo. A empresa tem sua continuidade indefinida. Os acionistas querem a manutenção do nível dos dividendos. Maximizar riqueza é além do lucro, geração de valor. (Marca, respeito, conceito, time, capital intelectual, maior valor das ações, manutenção de dividendos).

No próprio estudo de caso ele mostra um conglomerado de empresas bem-sucedidas que é o grupo Odebrecht com mais de 16 empresas, levou 35 anos até partir para seu segundo negócio. De 1944 a 1979, atuou apenas em construção. Hoje, tem empresas de petroquímica, de energia e até de administração de estádios, era o que o Eike devia ter feito diversificar sua atuação apenas quando seu negócio principal estiver maduro a ponto de sustentar as empresas iniciantes.

Sobre a governança corporativa podemos dizer q foi usado o sistema de eficiência econômica, com ênfase no bem-estar de acionistas, mais foi com tanta ênfase em querer enriquecer em curto prazo seus acionistas que o Eike se esqueceu de assegurar que o comportamento dos executivos não estava alinhado com o interesse dos acionistas.

A boa Governança Corporativa contribui para um desenvolvimento econômico sustentável, proporcionando melhorias no desempenho das empresas. Por estes motivos, torna-se tão importante ter conselheiros qualificados e sistemas de Governança Corporativa de qualidade, evitando-se assim diversos fracassos empresariais como

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com