TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Elasticidade

Resenha: Elasticidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/5/2014  •  Resenha  •  409 Palavras (2 Páginas)  •  215 Visualizações

Página 1 de 2

1 ) Atenção ao enunciado do problema: a elasticidade não é 0,2, é 0,1. Logo, aplicando a fórmula, temos:

Qd / 2% = 0,1

- 0,2 / 2 = -0,1 .. |-0,1| = 0,1 ou seja, se o preço aumentar em 2% a quantidade demandada cairá em 0,2 para que possamos o resultado de Ed=0,1.

2) Se a elasticidade-preço é 0,5, isto significa que:

Epd = Δ% da quantidade = 0,5

Δ% preço

ou seja, o numerador da fração é menor que o denominador. Em outras palavras, a a variação da quantidade procurada é menor que variação no preço. Logo, a alternativa correta, é a c.

3) Se: Epd = Δ% da quantidade então:

Δ% preço

1,8 = Δ% da quantidade

5%

Isto significa que a variação da quantidade procurada é 5% x 1,8 = 9%. Ou seja, se o preço reduziu em 5% e a elasticidade-preço é 1,8. a quantidade demandada se elevou em 9%.

Se a quantidade demandada era de 5.000 unidades e aumentou em 9%, a nova quantidade demandada será:

5.000 + (9% de 5.000) = 5.000 + 450 = 5.450

4) Se João é “fanático” por jogos de futebol, entendemos que esse tipo de diversão é ESSENCIAL para ele e que, independente do preço, ele pagará pelo ingresso. Essa é uma característica de produtos/serviços ENELÁSTICOS. Logo, o resultado da Epd será menor do que 1 (inelástico).

5) Resposta correta: B. Embora possa parecer estranho que, quando o preço aumenta, o dispêndio do consumidor com a aquisição caia, nota que há o pressuposto de que a demanda é elástica (coeficiente de elasticidade maior do que 1). Isso implica que, quando o preço aumenta numa determinada porcentagem X, o consumidor reduz a quantidade procurada numa porcentagem maior do que X, o que implica a queda do dispêndio.

6) Resposta B. Serão complementares, pois o aumento num determinado bem (o que acarreta a queda na procura) causou também a queda na procura de outro. Esta fato sugere complementaridade (comprando um, o consumidor está condicionado a comprar o outro). Se fosse o contrário, nos dados da referida questão, seriam substitutos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com