TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Empreededorismo

Monografias: Empreededorismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/3/2015  •  490 Palavras (2 Páginas)  •  204 Visualizações

Página 1 de 2

Ferramentas para não perder as boas oportunidades de negocios

Existem algumas ferramentas que o empreendedor pode utilizar para criar seu negócio ou até mesmo ampliar sua própria empresa. Vou listar em ordem, desde abertura de um negócio até a finalização.

Para a pessoa que deseja abrir seu negócio próprio, pode usar a ferramenta “Funil de ideias para um novo negócio”, que propõe duas abordagens. A primeira parte da vivência do empreendedor: sua origem, família, nível de formação, experiência profissional etc. A outra parte da observação do mercado. Seria interessante copiar algo que já existe? É possível identificar insatisfações ou problemas enfrentados por algum grupo de pessoas ou empresas? Quais são as grandes tendências de mercado?

Ainda na parte de abertura de empresas, outra ferramenta que pode ser utilizada é “Análise 360° da oportunidade de negócio”. Com essa ferramenta o empreendedor avaliar e identificar de todas as suas ideias a qual representa a melhor oportunidade. Ela é útil para guiar o empreendedor para refletir sobre suas vontades e necessidades e relacioná-las a aspectos internos e externos do negócio. Afinal, de nada adianta ter uma boa ideia de negócio, mas não querer trabalhar exatamente com aquele mercado.

Agora, se a pessoa acabou de se tornar um empreendedor, e quer melhorar seu negócio, existem três ferramentas que ele pode utilizar para ampliar sua empresa.

A primeira é a Inova “MPE – Dinheiro para inovação tecnológica”. O objetivo dessa ferramenta é orientar o micro e pequeno empreendedor nos trâmites para captar recursos de agências governamentais que incentivam o desenvolvimento de projetos de inovação tecnológica. De forma clara e bastante didática, a ferramenta apresenta e organiza as principais fontes de recursos para projetos de inovação no Brasil. Ela serve como um guia para o empreendedor na definição da alternativa mais adequada para cada projeto.

A segunda ferramenta é a” Scamper – Técnica de geração de ideias”, que funciona como um guia para o empreendedor realizar uma sessão de brainstorm com os funcionários a respeito de novos produtos e serviços. Instrumento de inovação, torna possível direcionar e organizar a discussão de um grupo de pessoas para um resultado produtivo. A intenção é que, com o seu uso, seja possível criar novas versões de um produto ou serviço, ou até mesmo gerar uma ideia totalmente diferente, que pode mudar os rumos da empresa.

E por logo vem a última ferramenta, a “Captação de clientes: grandes contas” que é um guia prático para empresas de pequeno porte que querem conquistar grandes clientes. Ela orienta o micro e pequeno empreendedor a se preparar para apresentar sua empresa aos potenciais consumidores. Se por um lado um cliente de peso pode ser um sinônimo de qualidade para uma empresa de serviços, por outro ele pode significar mais risco para uma pequena fábrica. Ao usar uma abordagem simples, em dez passos que podem ser seguidos pelos empreendedores ou adaptados à realidade de seus negócios, a ferramenta quebra alguns mitos e prepara o empreendedor enfrentar essa situação importante.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com