TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Empreendedorismo Corporativo

Ensaios: Empreendedorismo Corporativo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/11/2013  •  595 Palavras (3 Páginas)  •  469 Visualizações

Página 1 de 3

INTRODUÇÃO

Inovar não é o mesmo que empreender. Este ponto é importantíssimo e o artigo, assinado por David Cohen, deixa isso bem claro. Uma boa idéia por si só não se transforma em resultado sem um estudo de viabilidade, um planejamento de implementação, investimentos, ajustes e acompanhamento. O sucesso está diretamente relacionado com a eficácia das ações. Abandonemos a idéia de que a indefectível ‘caixinha de sugestões’ é uma iniciativa empreendedora.

2. O efeito do choque. Exceto quando o empresário ou executivo possui ele próprio um contagiante espírito empreendedor, no qual acredita e busca disseminar em toda a organização, os demais casos de empresas intra-empreendedoras retratam o nascimento da cultura empreendedora a partir de uma situação de crise. Muitas vezes um problema grave da organização serve como estopim para a revisão de paradigmas e pressupostos que levam a um processo de ruptura e busca de novos conceitos aumentar a competitividade e a eficácia. Mais uma vez, o valor do esforço pela necessidade de sobreviver.

3. O foco nas pessoas. Pinchot sempre foi muito enfático ao afirmar que ‘sempre houve intra-empreendedores nas companhias’. De fato, o grau de empreendedorismo existente nas empresas hoje se deve muito mais ao incentivo e apoio proporcionados pela empresa do que a quantidade de empreendedores que ela possui em seus quadros. Quando vemos as áreas de RH (ou Gestão de Pessoas) alçando o mesmo status estratégico que obtiveram os diretores de TI há 10 anos, percebemos que as empresas estão descobrindo que inovação é gerada por gente e não por tecnologia. Iniciativas que promovem o empowerment, equipes auto-geridas, liderança situacional, descentralização, remuneração variável entre outras, são, na verdade, iniciativas que promovem o empreendedorismo interno.

4. O empreendedor corporativo. ‘Empresários parceiros’ na Odebrecht, o ‘dono do negócio’ na Algar, ‘os funcionários que escolhem os projetos’ na Credicard, entre outros exemplos mostram o que é na verdade a diferença entre as tradicionais iniciativas de melhoria de gestão e o empreendedorismo corporativo. Dadas as condições apropriadas, o funcionário é responsável pelo projeto que criou, monta a sua equipe, obtém recursos, gerencia o projeto, testa a viabilidade, participa nos resultados, tudo como um verdadeiro empreendedor externo, porém, dentro da própria organização. Não só dar condições para isso, mas complementar a formação do empreendedor é o grande desafio de qualquer programa de intra-empreendedorismo

5. Alinhamento com a estratégia. Alexandre Souza, diretor do IBIE fala rapidamente sobre alguns pontos-chave da metodologia. Um deles é a disseminação da estratégia a todos os funcionários. De nada adianta uma grande idéia se ela não está alinhada com a direção que a empresa escolheu para crescer. A melhor forma de forçar as pessoas a concentrar esforços em torno de uma direção ou estratégia estabelecida é através da comunicação livre, irrestrita, transparente e honesta entre a alta administração e o nível operacional. A Algar possui apenas três níveis hierárquicos e enfatiza a importância da transparência interna.

6. Cultura corporativa. Outra coisa que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com