TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EMPREENDEDORISMO CORPORATIVO

Exames: EMPREENDEDORISMO CORPORATIVO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/1/2015  •  8.144 Palavras (33 Páginas)  •  371 Visualizações

Página 1 de 33

INTRODUÇÃO

Ao longo dos últimos anos, é notória agilidade com que a globalização tem mudado a vida das pessoas, em todos os seus segmentos, inclusive dentro e fora das organizações. Existe uma constante mudança na forma de realizar o mesmo trabalho, devido à introdução de novas tecnologias e processos gerenciais. O grande desafio está em acompanhar essas mudanças e adaptar-se a essas novas oportunidades e riscos.

As novas tecnologias disponíveis têm alterado a forma de se fazer negócios, assim como os processos de trabalho, provocando profundas alterações na maneira de educar e desenvolver as pessoas (TEIXEIRA, 2002). A introdução de novas tecnologias vem transformando as relações de trabalho nas organizações, eliminando algumas funções braçais, tradicionais e burocráticas, consideradas arcaicas nos dias atuais.

Vários impactos são causados por toda essa mudança, entretanto, dentre todos os impactos, um dos mais significativos da globalização e das novas tecnologias é sem duvidas, o aumento do desemprego (DAVEL, 2001). Causado, diretamente pela necessidade de aumento de produtividade e de redução de custos de produção e consecutivamente pelo aumentado a competitividade das organizações, porém causado desemprego em massa, em especial das pessoas sem ou com pouca qualificação profissional.

Por outro lado, nos últimos anos, as organizações incorporaram diversas práticas na gestão dos negócios. Dentre aquelas com maior influência no comportamento e na cultura organizacional e no gerenciamento de pessoas, pode se destacar: Desenvolvimento Organizacional, Qualidade Total e Reengenharia (GRAMIGNA, 2002).

No final dos anos 70 e inicio dos anos 80, os programas de Desenvolvimento Organizacional foram amplamente adotados no Brasil, dando oportunidade oportunizando às pessoas de poderem participar diretamente no processo decisório, sendo que a revisão de estratégias empresariais levou os dirigentes e equipes a um trabalho compartilhado, estabelecendo a missão, discutindo valores, elaborando planos setoriais, assim como estabelecendo objetivos e metas.

Foi durante a década de 80, que algumas as práticas da Gestão da Qualidade Total, que puderam ser relacionadas por alguns à filosofia e à cultura japonesa, promovem o envolvimento das pessoas da organização num movimento de melhoria contínua (TACHIZAWA, 2001). Os programas como Kaizen, Kanban, Just in Time, entre outros visam a melhoria da produtividade e à satisfação do cliente, redirecionando a atenção no sentido de produzir mais com menos, tornar-se mais eficiente, melhorar processos e eliminar custos como meio de aumentar a lucratividade (ULRICH, 1998).

Entretanto, foi a partir dos anos 90 que a Reengenharia surgiu, como uma filosofia que tomava como base as estratégias de alterações nas organizações, priorizando mudanças de cultura, estrutura e indivíduos (HAMMER,1994). Contudo, em algumas organizações, os resultados não foram satisfatórios, isto devido a forma radical como o modelo foi entendido e implantado. (GRAMIGNA, 2002).

Essas transformações mostram que as organizações de hoje enfrentam um ambiente cada vez mais dinâmico e de constante mudança. O grande desafio está em adaptar-se às novas condições, integrando as pessoas, estrutura e processos (ROBBINS, 2004).

Nesse contexto, surgem novas teorias e ferramentas gerenciais integrando todos na organização, promovendo melhorias nos produtos e serviços oferecidos aos clientes ou até mesmo promovendo inovações, criando novos negócios e oportunidades no mercado.

Diante do exposto, o artigo trata do empreendedorismo corporativo, o qual aborda o comportamento empreendedor e sua implementação nas organizações como forma de fomento à inovação, da motivação ao trabalho criativo e novas perspectivas de organização do mesmo e dos processos empresariais com o intuito de contribuir para o desenvolvimento de empresas mais duradouras.

1. EMPREENDEDORISMO: CONCEITOS E DEFINIÇÕES

De acordo com Fialho (2007) o empreendedorismo é um processo que tem como finalidade iniciar e desenvolver a um negócio ou conjunto de atividades que levem à criação de novos empreendimentos de sucesso. Segundo a Harvard Business School o empreendedorismo é “a identificação de novas oportunidades de negócios, independentemente dos recursos que se apresentam disponíveis ao empreendedor”.

Segundo Dornelas (2003) quando se fala em empreendedorismo nada mais natural que ligar o tema às criações de novas empresas, que começam pequenas, aos poucos vão se formando e algumas conseguem atingir o sucesso. Ainda de acordo com o autor (2003, p. 76) “as definições para empreendedorismo são várias, mas sua essência se resume em fazer diferente, empregar os recursos disponíveis de forma criativa, assumir riscos calculados, buscar oportunidades e inovar”.

Para Abranches (2003) o tema desse estudo, o empreendedorismo, tem uma abrangência bem maior. O referido termo representa: “idealismo com efetividade como agente de transformações econômicas e sociais”. Dento desta concepção conforme leciona o autor, o empreendedorismo: são ideais que efetivamente se transformam em ações que geram impactos econômicos e sociais na comunidade em que essas ações foram inseridas. Esta abordagem amplia o significado do termo, uma vez que as atitudes que promovem as ações não restringem a abertura de novos empreendimentos ou inovações de processos, mas toda e qualquer idéia que seja transformada em realidade, gera agregação de valor a alguém ou principalmente a uma comunidade.

Pinchot (2004, p. 74) leciona que “a inovação rápida e econômica é o principal tipo de vantagem competitiva permanente no século XXI. Não temos outra escolha senão saber inovar ou, então, tender a desaparecer”. De acordo com o autor, a melhor forma para fazer a inovação acontecer dentro das empresas já existentes, é através da prática do empreendedorismo corporativo.

1.1 Empreendedor e Empreendedorismo

É possível afirmar que o fenômeno do empreendedorismo não seja algo tão recente. O interesse nos estudos dessa área vem despertando entre os cientistas sociais inquietações levando a um crescimento significativo, propiciando assim, reflexões teóricas e práticas do seu entendimento.

Existem, na literatura tanto científica quanto na de difusão, várias pesquisas que vem sendo desenvolvidas visando a buscar definições para o empreendedorismo e para o empreendedor, bem como seu perfil e suas características.

Como já mencionado,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (56.6 Kb)  
Continuar por mais 32 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com