TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Empreendedorismo Corporativo

Trabalho Escolar: Empreendedorismo Corporativo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/5/2014  •  602 Palavras (3 Páginas)  •  357 Visualizações

Página 1 de 3

Notícias SEBRAE

2014-05-06 00:00:00.0

dicas, cases, empreendedorismo

5 lições de empreendedorismo de Marcelo Odebrecht

Quando um empreendedor abre o próprio negócio, espera, basicamente, que ele cresça e sobreviva por anos e anos. Por sorte, boa parte deles consegue realizar o sonho. Mas poucas empresas se concretizam como a Odebrecht.

Fundada há exatos 70 anos na Bahia como uma construtora, a Odebrecht continua erguendo empreendimentos – é destaque nas obras para a Copa do Mundo – e ainda atua nos setores petroquímico, energético, de infraestrutura e saneamento básico.

Marcelo Odebrecht, diretor-presidente da empresa, participou da Maratona Valor PME, evento realizado em São Paulo. O executivo falou sobre o estilo de liderança e gestão da Odebrecht. Mesmo comandando um grupo gigante, com mais de 100 mil colaboradores, o executivo deu dicas que podem ser muito bem aproveitadas por empresas pequenas, mas que tenham o mesmo sonho de grandeza e longevidade que a Odebrecht tinha 70 anos atrás:

– A empresa é uma família: de acordo com Marcelo Odebrecht, não há muitas diferenças entre gerenciar um negócio e uma casa. "Um pai ou uma mãe precisam motivar, assim como é necessário pegar mais pesado em alguns casos, sempre pensando no bem da empresa", afirma o executivo.

– A família é da empresa, não o contrário: quando compara empresas a famílias, o executivo sabe do que está falando. A Odebrecht foi criada pelo avô, Norberto Odebrecht, que passou o comando ao pai, Emílio, que o entregou, em 2008, ao neto Marcelo. De acordo com o atual diretor-presidente, é importante deixar claro que a Odebrecht não existe para beneficiar a família. "Na verdade, em empresas familiares que sobrevivem por gerações, é a família que coloca seu patrimônio em serviço do grupo."

– Crescer é delegar: o estilo de liderança de Odebrecht é descentralizador. Para ele, é impossível que um líder mandão consiga expandir muito seus negócios. "Se o empreendedor não delegar, vai ter mais trabalho e chegar a um ponto em que não consegue dar conta da demanda. Por isso, não terá tempo para atuar na expansão da empresa."

O diretor-presidente conta que, mesmo quando poderia fazer uma tarefa com mais rapidez, prefere passá-la a outras pessoas. E não é por preguiça. "As tarefas são importantes no desenvolvimento do colaborador. Sem se aprimorar, ninguém vira líder", diz Odebrecht.

– Mitigue os defeitos: um dos pilares de gestão da Odebrecht diz respeito à valorização dos talentos de seus colaboradores. "Todos nós temos defeitos e precisamos colocar as pessoas para atuar no que elas sabem fazer melhor", afirma.

– Escolha o negócio mais parecido com você: a valorização dos pontos positivos também se aplica a uma mensagem de Odebrecht para quem está começando um negócio. Não adianta escolher uma área badalada se o empreendedor não se identifica com aquilo. "O setor que dá mais dinheiro no Brasil é o bancário. Mas não é por isso que vamos atuar nele, até porque essa área não é para a Odebrecht", diz ele. "O importante é que o empreendedor trabalhe com o que ele mais se identifica."

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com