TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Empresas Do Comercio Varejista.

Pesquisas Acadêmicas: Empresas Do Comercio Varejista.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/5/2014  •  1.256 Palavras (6 Páginas)  •  507 Visualizações

Página 1 de 6

INTRODUÇÃO

1. Neste trabalho estaremos apresentando informações relacionadas a empresa ALLINE PIO ME (Alline Presentes), uma empresa varejista de lojas de vestuários: calçados, roupas, cama, mesa e banho.

As empresas consideradas pequenas representam mais de noventa por cento de todos os empreendimentos em nosso país hoje. Essa informação ganha maior importância se Incrementada com o fato de que essas pequenas empresas são responsáveis pela alocação de milhares de pessoas no mercado de trabalho, tendo em vista que grande parte dos brasileiros, se questionados sobre o assunto, responderão que trabalham em uma pequena ou micro empresa.

Completando a apresentação do assunto em pauta e diminuindo o leque sobre pequenas empresas, foca-se então as que atuam no varejo de vestuários, calçados, bijuterias e brinquedos.

Enxergando-se a importância das pequenas empresas para a economia do país neste momento, salienta-se que o ramo das lojas de varejo é um dos ramos que mais cresce em volume de vagas para trabalhadores de todas as classes.

Identificar como os gestores destas empresas se adaptam aos desafios do dia-a-dia fazendo uso ou não de teorias e técnicas administrativas, torna-se um assunto de suma importância tendo em vista os já citados volume de emprego que este setor gera e consequentemente o impacto econômico positivo que traz.

Desenvolvimento

2.1 Microeconomia e macroeconomia

principais características deste tipo de comercio:

• o varejo integra funções clássicas de operação comercial: procura e seleção de produtos, aquisição, distribuição, comercialização e entrega;

• é tradicional absorvedor de mão-de-obra, historicamente menos qualificada que a empregada no setor industrial, caracterizando-se pela alta rotatividade do emprego; no entanto, a função de setor compensatório do desemprego na indústria tende a ser reduzida uma vez que o novo padrão de concorrência também exige o emprego de tecnologias poupadoras de mão-de-obra e a melhor qualificação dos empregados;

• a sazonalidade da demanda é significativa e seus efeitos devem estar refletidos nas estratégias (de marketing) das empresas;

• há necessidade de giro rápido;

• existe forte suscetibilidade à política econômica. O volume de vendas responde de maneirarelativamente rápida às mudanças na conjuntura macroeconômica e nos indicadores mais diretos de renda dos consumidores;

Os clientes deste tipo de varejo são bem diversificados em sua faixa etária, podendo variar de 15 a 70 anos, tendo o grau de escolaridade do primeiro grau ao Curso superior. Os clientes possuem uma preferência pelos produtos oferecidos, geralmente quando este produto está em falta o cliente faz a encomenda e aguarda não optando por levar um produto similar.

O gasto médio de cada cliente vai de cinquenta reais a trezentos reais.

As formas de pagamento oferecidas são a vista, crediários , cheques pré-datados, cartão de créditos. A cada três meses a gerencia revisa as produtos com menos saída e faz uma diminuição no valor deste produto, para ter uma rotatividade de estoque e também repor o investimento, podendo assim renovar o estoque.

A inflação tem uma influência sobre este tipo de comercio, visto que a margem de lucro pode ser baixa, tem se a necessidade de estar atualizado com os valores gerais do mercado.

Quanto a aquisição de produtos, esta empresa analisada, em particular opta por apenas um fornecedor, devido a comodidade na entrega, prazos e formas de pagamentos e segurança de transporte das mercadorias.

Segundo o proprietário há vários concorrentes na região, inclusive um em frente ao estabelecimento, pelo que se observa os concorrentes utilizam formas de estratégia de divulgação como panfletagem, carros de som e marketing virtual (páginas nas redes sociais).

Segundo a pesquisa o meio mais lucrativo são as vendas de moda feminina. O mínimo para composição deste tipo de negócio vai de sete a oito mil reais mensais.

O potencial de compra dos clientes vai da classe b, c e d. o investimento mensal gira em torno de 25% por mês.

Neste tipo de comercio o atendimento tende a ser individual e especifico a cada cliente, tendo o interesse de criar um vinculo a cada nova compra. Demostrando em percentuais conseguem atender o nível de satisfação do cliente em 90 %.

Possuem um cadastro completo de clientes tendo todos dados necessários para manter um contato comercial com o cliente, para futuras vendas. Estão constantemente procurando expandir a quantidade de clientes, trabalhando com o marketing pessoal.

Se informam a respeito de como os concorrentes operam, como atendem, preços oferecido e administração, para se manterem sempre atualizados.

Antecipa-se a prováveis problemas operacionais com uma administração bem regular.

Preocupa-se com a eficiência, cumprindo sempre os prazos de entrega, controlando o estoque para evitar possível falta de produtos.

Calcula a receita total do valor das vendas diariamente, e os custos mensalmente em um fechamento mensal.

2.2 Métodos Quantitativos

Vários métodos de previsão de consumo são vistos dentro da empresa, alguns apresentam bons resultados, enquanto outros não demonstram a concreta informação ao propietario.. Seguem os modelos utilizados nas empresas de forma geral cada qual com sua característica:

a) Método do último período: ele prevê de forma empírica e simples, uma

forma eventual estimada de consumo para o período futuro, com base no período

anterior.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com