TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Endomarketing

Seminário: Endomarketing. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/10/2014  •  Seminário  •  1.032 Palavras (5 Páginas)  •  441 Visualizações

Página 1 de 5

2 ENDOMARKETING

2.1 Histórico e características do endomarketing

Em pleno século XXI e diante da era da informação as empresas e seus gestores já não pensam somente em tecnologia e equipamentos, os mais eficazes e eficientes pensam mais além, pensam além destas máquinas e o que está por trás delas. O que vem a estar por trás destas máquinas é justamente o funcionário, já não se pode mais pensar em adquirir tecnologias de última geração sem pensar em preparar os agentes que irão utilizá-las. Em busca de técnicas novas e revolucionárias que pudessem manter a relação empresa-funcionário mais forte e resistente é que surgiu o conceito de endomarketing, este veio a contribuir com as técnicas de gestão de pessoas e marketing criadas desde os primórdios da administração. Segundo Giuliani (2006) o endomarketing teve a seguinte origem:

Os pioneiros no seu desenvolvimento foram os japoneses, a partir da observação do modelo ocidental de administração participativa o modelo participativo nasceu com o desenvolvimento dos modelos de gestão e consistia em uma comunicação transparente entre os integrantes da equipe (GIULIANI, 2006, pág.235).

Brum (2005) relata a criação do endomarketing como um esforço das empresas em se tornarem mais eficientes em comunicação ultrapassando assim os sindicatos. Antigamente a forma mais abrangente de comunicação das empresas eram os sindicatos, sendo assim alguns fatores nos levam a pensar que o endomarketing pode ter sido criado por organizações que tenham sofrido as ações dos sindicatos em massa. Estes se comunicavam com os demais operários das fábricas através de seus megafones e panfletagem, sendo assim os sindicatos conseguiam dissipar informações sobre a empresa ao seu modo.

Não contentes com a maneira como tais informações eram transmitidas aos seus empregados, as empresas procuravam formas de conter a ação e o poder de influência dos sindicatos. Criavam-se assim novas formas de comunicação entre empresa-funcionário este esforço faria com que houvesse um estreitamento de relação entre as duas partes, embora não se pudesse conter a ação dos sindicatos, visto que os mesmos possuem uma rapidez muito maior quanto a disseminação de informações e nem têm comprometimento quanto a transmissão e veracidade das informações que são transmitidas. No Brasil por volta de 1975, Saul Faingaus Bekin utilizaria o conceito endomarketing pela primeira vez. Gerente de produtos da Johnson & Johnson, Bekin sentia necessidade de criar algo que fosse extremamente novo e estimulante que pudesse ajudar na comunicação interna e motivação entre empresa-funcionário da organização onde trabalhava. Bekin pôde perceber que através da utilização das técnicas de marketing poderia ele não só vender produtos e serviços aos clientes externos, poderia também encantar os seus funcionários com os produtos da organização, haveria então a necessidade da utilização das técnicas de marketing voltadas para dentro da empresa. Porém, não bastava somente utilizar-se de técnicas de marketing voltadas para dentro da empresa, muito mais que isso precisava sim de uma reorganização de toda uma cultura organizacional. A necessidade era muito maior do que a simples disseminação de informações era preciso fazer com que todas as informações chegassem a todos os funcionários de maneira uniforme e coerente, isto faria com que todos fossem capazes de inserir em si mesmos altas doses de motivação.

Segundo Dias (2008):

A comunicação gera motivação, quando os empregados são esclarecidos sobre o que deve ser feito para melhorar o desempenho no trabalho. Eles têm motivos para a tomada de ações eficazes, inclusive de empatia, colocando-se no lugar do outro, ao solicitar uma tarefa, por exemplo (DIAS, 2008, pág.26).

A motivação para o surgimento do conceito de endomarketing se dá também através da evolução das teorias da administração, sobre este tema Dias (2008) ainda afirma que:

O Endomarketing hoje pode ser entendido como um processo estruturado, alinhado ao planejamento estratégico

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com