TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

IMPLANTAÇÃO DE AÇÕES DE COMUNICAÇÃO INTERNA E ENDOMARKETING DESTINADAS A DROGARIA BIG BEN

Exames: IMPLANTAÇÃO DE AÇÕES DE COMUNICAÇÃO INTERNA E ENDOMARKETING DESTINADAS A DROGARIA BIG BEN. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/9/2013  •  5.867 Palavras (24 Páginas)  •  879 Visualizações

Página 1 de 24

CENTRO DE PÓS GRADUAÇÃO- CPÓS

MBA EM GESTÃO DA COMUNICAÇÃO CORPORATIVA

VIVIANA SAADÉ

IMPLANTAÇÃO DE AÇÕES DE COMUNICAÇÃO INTERNA E ENDOMARKETING DESTINADAS A DROGARIA BIG BEN

BELÉM

2010

INTRODUÇÂO

Transformações ocorridas no ambiente social, político, econômico, cultural e ambiental, fizeram imergir no mercado um ambiente de competição entre as organizações. Neste ambiente de “disputas” por um maior espaço no mercado, e a melhor aceitação e satisfação dos clientes, vence a empresa que consegue se destacar das demais, através de seus diferenciais.

Algumas empresas buscam investir em diferenciais como a massificação nas divulgações de produtos/serviços, mas nem sempre o ponto culminante é a má divulgação. Talvez o problema esteja na sincronia da empresa com os seus funcionários, ou seja, a empresa não vê o seu funcionário como um parceiro e o deixa de fora dos acontecimentos, tomadas de decisão e ainda inibem as opiniões vindas deles.

Neste contexto, tornam-se essenciais práticas de comunicação interna, tanto para melhorar a circulação das informações, através de instrumentos de comunicação, como também para melhorar o desempenho dos funcionários, com o desenvolvimento de técnicas organizacionais. Através da comunicação interna, é necessário desenvolver valores e técnicas: os valores - responsabilidade, compromisso, cooperação, solidariedade e dedicação – são fundamentais para o trabalho em equipe. As técnicas são formas de comunicação que possibilitam, às equipes, operacionalizarem melhor seus procedimentos. (PIMENTA, 2004, p. 101).

Andrade (1977, p.108) ressalta que geralmente o público interno busca colaborar com a empresa, mas muitas vezes faltam incentivos de participação, dessa forma os empregados não se envolvem e não reconhecem sua importância para a organização, o que gera desmotivação e descomprometimento, transformando os funcionários em uma poderosa força negativa.

O primeiro passo é criar um clima sinérgico entre organização, políticas e funcionários, por meio de canais e linguagem adequados às características dos diversos públicos internos. Isso porque dentro de uma mesma organização existe uma infinidade de diferentes grupos, com necessidades particulares e que devem interagir de forma específica, exigindo da empresa uma postura crítica e aberta à comunicação permitindo a troca de informações entre todos os níveis.

Não se pode esquecer que o funcionário é o primeiro cliente da empresa é ele quem, primeiro, deve acreditar nos objetivos e valores da empresa, para que assim possa vender ao cliente externo, não somente o produto ou serviço, mas também a sua imagem positiva, mostrando ao público externo que ele acredita na corporação em que trabalha.

A empresa que implanta uma base de valores sólida e consistente consegue manter os empregados satisfeitos e ainda sair na frente dos concorrentes.

A partir do momento em que a empresa busca transformar seus colaboradores em “públicos especiais”, nasce aí à empresa competitiva para o mercado. A união estratégica de instrumentos e ferramentas de endomarketing tem sido utilizada por organizações de portes variados, onde a qualidade e a efetividade da comunicação interna possibilitam reflexos de melhorias em termos do clima organizacional e interação grupal e multifuncional, bem como em ganhos em termos de qualidade de produtos e/ou serviços. Empresas que buscam diferencial no mercado através da valorização das pessoas estão no caminho certo para conquistar a confiança de seus clientes.

Neste sentido, o estabelecimento de processos coerentes de atuação da comunicação interna, não apenas a comunicação realizada como via de mão única, mas sim um sistema de trocas, que vise construir relacionamentos com o público interno da empresa Big Ben, utilizando as novas tecnologias da informação, com o objetivo de favorecer e ampliar os fluxos comunicacionais junto aos colaboradores contribuiria, na harmonização e no fortalecimento das relações pessoais na empresa.

Métodos e técnicas de pesquisa científica foram adotados para a concretização deste, buscando encontrar respostas sobre a estrutura organizacional, a utilização e a atuação dos meios, e dos fluxos comunicacionais, assim como, a satisfação dos funcionários com a empresa. Recursos primários e secundários foram adotados, porém os recursos primários, quanto a utilização do face a face, no momento da aplicação dos questionários, foi de grande valia para o entendimento da real necessidade do objetivo geral deste projeto experimental, que é implantar ações de comunicação interna, para favorecer e/ou ampliar os fluxos comunicacionais junto aos colaboradores, onde também foi possível o esclarecimento do objetivo geral da pesquisa que é identificar quais os fatores que geram descrédito na comunicação interna na empresa Big Ben.

Portanto o objetivo do trabalho é Implantar ações de comunicação interna, para favorecer e/ou ampliar os fluxos comunicacionais junto aos colaboradores. Com base no objetivo, o trabalho também pretende aplicar veículos de comunicação interna na empresa Big Ben utilizando as novas tecnologias da informação, para que assim a comunicação torne-se eficaz; implantar um programa de endomarketing (valorização do colaborador na perspectiva de atender com mais qualidade o cliente); consolidar as relações interpessoais e intergrupais que envolvem o público interno da empresa Big Bem; tornar a comunicação interna objetiva na empresa Big Bem; facilitar o acesso da comunicação interna aos seus colaboradores; dinamizar a comunicação interna entre os colaboradores da drogaria Big Bem; incitar os funcionários a dar o seu feedback sobre as informações veiculadas e os meios de comunicação utilizados.

PERFIL DA EMPRESA CLIENTE

A Big Ben é a maior rede de farmácias do Estado do Pará e tem a preferência de mais de 80% da população. Com mais de 100 drogarias em todo o Estado, com filias no Maranhão e Piauí. Esses são apenas alguns dos resultados alcançados devido à qualidade de serviços prestados aos seus clientes. Uma empresa que preza pela saúde, cuja sua maior

...

Baixar como (para membros premium)  txt (41 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com