TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Endomarketing Como Ferramenta De Produtividade

Dissertações: Endomarketing Como Ferramenta De Produtividade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/11/2014  •  9.296 Palavras (38 Páginas)  •  476 Visualizações

Página 1 de 38

Introdução

No início do século, o mundo era caracterizado por possuir as suas fronteiras sociais, onde cada nação vivia em função dos seus valores culturais e onde viviam consequências de seus antepassados.

A primeira guerra mundial contribuiu para o processo de aperfeiçoamento do avião e permitiu o desenvolvimento da pesquisa e do uso da eletricidade, assim como a construção de equipamentos eletrônicos para comunicação a grandes distâncias antes não atingidas e reduzindo então as fronteiras mundiais.

Com o passar do tempo começou a aparecer as indústrias de produção em massa: tecelagens, frigoríficos, fábrica de armamento, etc. E com esse crescimento começaram a aparecer os atacadistas, que ficavam instalados próximos aos rios, pois não era permitido transportar grandes cargas. Estes atacadistas forneciam suprimentos aos varejistas que por sua vez vendiam aos seus consumidores.

Avançando na história chegamos na era das ferrovias que impulsionou a economia e ajudou a transportar seus produtos mais rápidos e para lugares mais distantes, aumentando o consumo da população que começou a comprar produtos que até então tinha custos elevados ou incessível até então. Através deste novo mercado consumidor os fabricantes tiveram a necessidade de produzir de acordo com a demanda mudando forma de produzir se adequando as demandas dos consumidores, sendo que no passado todo esse processo era baseado nas necessidades dos comerciantes e atacadistas.

Na década de 30, os Estados Unidos passaram a dar mais importância para uma economia de vendas, a concorrência surge em virtudes do crescimento das indústrias e os fabricantes perceberam que teriam que melhorar na qualidade e nas variedades dos produtos oferecidos.

Para a maioria das empresas as vendas sugiram a partir da década de cinquenta, onde então alguns fabricantes perceberam que não era preciso só colocar os produtos no mercado como tinham que focar na satisfação dos clientes.

[...] ‘’O foco no cliente é uma evolução mercadológica permanente.” (Bekin, 2004, p. 127).

Foi então nesta época que surgiu o marketing; por consequência da percepção de que o mercado tem influência direta na produto e quando finalmente os fabricantes adotaram a filosofia de que deveriam examinar as necessidades e os desejos dos consumidores, mudando a visão que não era só importante o cliente comprar o produto, mas tinham ter a garantia de repetição de compra. Segundo a autora:

[...] “Neste cenário, o marketing nasceu como ferramenta capaz de fortalecer os negócios da empresa a partir do conhecimento dos desejos do consumidor e da disponibilização de estratégias e técnicas de satisfação desses desejos, em outras palavras, o marketing nasceu como uma forma de sucesso para a realização de trocas.” (Brum, 2000, p. 54).

A fase inicial do marketing mostra que o maior esforço das empresas era determinado pela satisfação dos clientes.

Com passar dos anos, mais para o final da década de 80, os profissionais da área de marketing investiram em promoção, publicidade, aproximação do cliente de forma direta utilizando recursos de mídia para atingir o maior número de pessoas com a mesma mensagem para todos.

Nos dias de hoje o Marketing esta em sua sétima geração do marketing, que tem como característica o desenvolvimento de ações para a prospecção, aproximação dos clientes por meio de canais de distribuição e comunicações alternativas e ao mesmo tempo revolucionárias como a internet, redes sociais e nichos de mercados específicos que tenham público alvo de seu produto ou serviço.

[...] com o avanço da tecnologia, não desmerecendo a importância dos demais avanços tecnológicos, pode-se dizer que uma das principais ferramentas ate hoje criada foi à internet. Esta por sua vez, esta cada vez mais juntando pessoas e ideias numa velocidade jamais imaginada, duplicando o seu conteúdo a cada dez dias e promovendo interações pessoais e jurídicas que determinam uma sociedade cada vez mais dinâmica, instável e evolutiva.”. (Brum, 2000, p. 16).

Ao longo do tempo os funcionários passam a ser vistos como aliados ao sucesso do negócio e não como mera força de trabalho remunerado. A relação entre empresas e funcionários vem se estreitado cada vez mais, vendo-os como precursores para o atingimento dos objetivos e metas globais com base em um relacionamento produtivo, saudável e duradouro. A partir desta percepção surgiu o Endomarketing, que nada mais é que uma visão de que o processo deve ser iniciado de dentro para fora onde a colaboração interna favorece a produtividade e sucesso da organização usando os mesmo conceitos de Marketing direcionado para o público interno da empresa e transformando seus colaboradores em peça importante do processo de lançamento, publicação e divulgação de seu produto, serviço ou solução.

Este TCC está estruturado em quatro capítulos seguindo os padrões da regra da ABNT para monografias, a saber. O primeiro capítulo apresenta a revisão da literatura sobre o tema Endomarketing como ferramenta de produtividade, o segundo capítulo trata do estudo de caso da empresa Brasoftware, o terceiro capítulo descreve as análises e os resultados alcançados, enfatizando os aspectos importantes considerados durante a pesquisa e por fim no quarto capitulo, são apresentadas as conclusões a que se chegou sobre ao problema investigado e aos objetivos propostos; são também apresentadas algumas possibilidades de trabalhos futuros.

Capítulo 1 - Revisão de Literatura

1.1. Estratégias de Marketing por parte do RH

Ao aplicar uma estratégia de Marketing pelo departamento de RH, é necessário muita cautela, pois ainda existe muita resistência, onde acaba sendo encontrada também dentro da área de T&D. Nas palavras de Gustavo G. Boog e Magdalena T. Boog,

O Marketing Empresarial é constituído de um conjunto de ações que visam convencer o mercado de que as ofertas de uma determinada empresa superam as de seus concorrentes. Neste tipo de técnica predomina a mentalidade econômica / Mercantil. O que se espera obter como resultado final é a preferencia do consumidor por nossos produtos e serviços. Na continuidade das transações realizadas com o mercado está a manutenção, a sobrevivência e o crescimento dos negócios. (Boog, 2006 p.70).

Com o passar do tempo, em 1960, Jerome McCarthy percebeu que era necessário o ajuste de produto, preço, promoção e praça às demandas dos clientes e com o passar do tempo estes elementos passaram a serem conhecidos como

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 37 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com