TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Endomarketing Como Ferramenta de Comunicação com o Público Interno

Artigo: Endomarketing Como Ferramenta de Comunicação com o Público Interno. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/11/2014  •  Artigo  •  658 Palavras (3 Páginas)  •  344 Visualizações

Página 1 de 3

Resumo do Artigo: “Endomarketing Como Ferramenta de Comunicação com o Público Interno”

Autora: REGINA STELA ALMEIDA

Vanda Maria de Jesus Souza

Faculdade Padrão

A autora do artigo “Endomarketing como ferramenta de comunicação com o público interno” cita várias teorias para o termo Endomarketing entre eles destaca a visão de Saul Bekin, que conceitua como sendo ações voltadas aos colaboradores de uma determinada empresa a fim de motivá-los a alcançarem os objetivos e metas da organização. No artigo enfatiza as pessoas sendo recursos utilizados como capital neste mercado tão competitivo da atualidade. Com tantas tecnologias, e como tudo é muito parecido e muito acessível, então o diferencial em inovações dinâmicas, na qualidade do atendimento e na gestão de relacionamento é que faz uma empresa alcançar sucesso neste âmbito empresarial, pois, nos dias de hoje não basta ter tecnologia se não têm conhecimento para administrá-la e quem detêm esses recursos são as pessoas, daí a importância da comunicação nas organizações. Segundo Regina Stela Almeida, acomunicação, seja ela formal ou informal, é um meio crucial para o estreitamento das relações entre empresa e empregado. O relacionamento aberto e transparente da empresa com seus colaboradores geram confiança e consequentemente motivação por parte dos mesmos o que agrega resultados eficazes à empresa.

A autora destaca a comunicação informal como sendo de suma importância nas empresas. Conversas diárias, troca de idéias, respeito por opiniões, tudo isso transfere valor ao funcionário e o torna motivado e confiante facilitando a troca de informações. Uma empresa que não dá valor a esse tipo de comunicação não conseguirá crescer nem se manter no mercado por muito tempo. De acordo a autora, as pessoas são a prioridade, o foco da empresa e não mais os produtos, como antes eram, pois são as pessoas que fazem a grande diferença na concorrência, que têm um verdadeiro diferencial agregado, e a comunicação e transparência com os mesmos o tornam motivados e consequentemente atingem um desempenho melhor que por sua vez requer menos controle para os gestores e tende a ser mais criativo e esforçado. O desafio da empresa está em motivar os funcionários, e para isso ela deve compartilhar com os mesmos sua visão de crescimento para despertar neles o interesse de crescer junto com ela e o principal meio de se chegar a isso é através do endomarketing.

Uma organização deve estar ciente que para motivar seus funcionários é necessária uma comunicação transparente de seus objetivos e metas utilizarem-se disso para fortalecer os laços entre eles, que por sua vez estarão mais empenhados para gerar melhores resultados em suas funções.

Segundo autora, o endomarketing é como o primeiro passo de marketing que deve ser exercido em uma organização, que é o marketing interno voltado aos seus funcionários, e somente depois que estes estiverem mobilizados é que estarão aptos a satisfazer os clientes externos. A melhor maneira de se obter um alinhamento desejado é falar e ouvir os funcionários a fim de engajá-los nos planos da empresa e conferir-lhe dignidade, responsabilidade e liberdade de iniciativa, menciona que a empresa precisa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com