TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Trabalho Em Equipe Como Ferramenta Para Estimular A Produtividade

Exames: O Trabalho Em Equipe Como Ferramenta Para Estimular A Produtividade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/11/2013  •  4.013 Palavras (17 Páginas)  •  431 Visualizações

Página 1 de 17

O Trabalho em equipe como ferramenta para estimular a produtividade

Welita Ferreira da Silva

RESUMO

A finalidade deste artigo é discorrer sobre o tema trabalho em equipe, buscando enfoque específico nas suas dificuldades de implantação, motivação, eficiência e seus compromissos. No âmbito das organizações, se identifica a premência na adoção do trabalho em equipe e, conseqüentemente, o incremento de sua relevância no ambiente corporativo. Este modelo de atuação se diferencia dos demais pela sua forma inovadora de desenvolver e desempenhar tarefas e serviços. Em equipes de trabalho ou times, é observado que há consenso entre seus membros, os quais apresentam comportamentos participativos que facilitam e impulsionam a efetivação dos trabalhos, tornando-se uma importante ferramenta organizacional. As organizações que adotam e usufruem deste modelo, se beneficiam de um trabalho com maior qualidade e eficiência. Em tais corporações, a adoção do trabalho em equipe contribui de forma significativa na obtenção de resultados e no alcance de metas e objetivos organizacionais. Entende-se que este conglomerado de fatores incentiva as empresas a rever seus processos e traçar metas de adoção do trabalho em equipe, a fim de buscar diferenciais competitivos.

Palavras – chave: Organização, equipes e pessoas

1. INTRODUÇÃO

O trabalho em equipe ou time é uma forma de desenvolver comportamentos de interação ou influência mútua, e atualmente este tipo de trabalho tornou-se essencial na vida de um profissional e no sucesso organizacional. Mas desempenhar serviços por meio de equipes, além de não ser uma tarefa simples, é algo que demanda dos seus membros um empenho mútuo, encargos partilhados e comprometimento com a qualidade do serviço prestado. Em equipes de trabalho são observados alguns fatores que influenciam as atitudes e comportamentos das pessoas, tais como a falta de diálogo, comunicação, e no relacionamento interpessoal em virtude da falta de habilidades sociais das pessoas que fazem parte da equipe. E este déficit poderá influenciar nos resultados dos trabalhos, e conseqüentemente comprometer a produtividade e a qualidade dos serviços prestados pela organização.

Para que as organizações alcancem seus objetivos e metas é imprescindível que exista uma ação conjunta entre todos os membros, mobilizando assim todos os seus níveis hierárquicos, daí a preocupação das empresas com a habilidade dos seus colaboradores de desenvolverem um trabalho em equipe; e com o relacionamento interpessoal desses indivíduos.

Este artigo tem por finalidade mostrar como o trabalho em equipe vem se tornando uma ferramenta indispensável no desenvolvimento de uma organização e também como os colaboradores em forma de equipes influenciam nos resultados dos processos organizacionais, podendo assim alavancar e elevar o nível dos trabalhos e com isso conseguir um eventual aumento na produtividade e na qualidade dos serviços prestados.

O item 2 apresenta um enfoque sobre a nova visão que as organizações tem das equipes, devido as mudanças sofridas no ambiente corporativo, em decorrência da influencia da Globalização e Nova Era da Informação, e ainda relata uma breve conceituação do tema. O item 3 aborda algumas das dificuldades, que as pessoas enfrentam ao desempenhar este tipo de trabalho. O item 4 procura mostrar os prós das equipes, ou seja apresenta algumas vantagens que este tipo de trabalho proporciona a organização. O item 5 procura mostrar como obter êxito e ser eficaz no desempenho do trabalho em equipe. O item 6 faz um breve relato do compromisso e senso comum que os membros dessas equipes apresentam. O item 7 salienta a importância de haver uma sinergia positiva entre essas pessoas que integram estas equipes . E finalmente é apresentada a conclusão da importância deste trabalho na busca de diferenciais competitivos no ambiente corporativo.

2. O TRABALHO EM EQUIPE

Algumas mudanças vêm notavelmente modificando a cultura e os processos de trabalhos das organizações. Essas mudanças são devidas a fatores como a Globalização e a Nova Era da Informação, as quais exercem grandes influências no mercado nacional e internacional.

Em detrimento às mudanças e influências de mercado, observam-se fatores como competitividade e concorrência por parte das organizações. Com isso as empresas sentem a necessidade de mobilizar todo o seu capital humano, na elaboração e execução dos seus trabalhos.

E essas influências vêem notavelmente modificando a relação e o envolvimento dos colaboradores nos processos organizacionais, uma dessas mudanças é a participação ativa desses colaboradores na gestão e no desenvolvimento das organizações. Também é observado que as organizações estão tendo uma nova visão no que se referem aos seus colaboradores, elas cada vez mais necessitam de pessoas trabalhando juntas e esta união conseqüentemente poderá gerar um melhor desempenho na elaboração e execução de tarefas e com isso as empresas conseguem alcançar suas metas de produtividade. E estas características de parceria são bem quistas em equipes de trabalho.

De acordo com Fidelis (2008, p. 89):

na década de 1990, as empresas perceberam que, quanto mais aprende maior será seu posicionamento no mercado. A aprendizagem individual sede a aprendizagem coletiva, em que o valor da equipe comprometida com o sucesso da empresa é maior que a soma da capacitação individualizada.

As empresas estão dando mais valor nas equipes de trabalho, elas perceberam que pessoas trabalhando juntas resultam em melhores desempenhos. De nada adianta para organização ter pessoas talentosas trabalhando individualmente e isoladas; é preciso unir esses talentos de forma a obter desenvolvimento e sucesso organizacional.

As empresas estão agregando valores às pessoas que integram e desenvolvem seus processos de trabalho, não mais estão apenas extraindo o máximo possível das habilidades e competências dos seus colaboradores, sem ao menos os recompensar por isso, e esta é uma atual preocupação das empresas em acrescentar valores aos seus colaboradores de maneira continua e intensa. Pois quando as empresas agregam valores aos seus colaboradores desta forma elas estão enriquecendo o seu capital humano que é parte integrante e fundamental do patrimônio empresarial (CHIAVENATO, 2009).

Atualmente uma organização que pretende se desenvolver e se manter no mercado, o qual é bem exigente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.9 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com