TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Logística como ferramenta para aumentar a produtividade

Tese: Logística como ferramenta para aumentar a produtividade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/4/2014  •  Tese  •  953 Palavras (4 Páginas)  •  220 Visualizações

Página 1 de 4

A logística como ferramenta para melhorias do desempenho.

A logística vem sendo apontada nos últimos anos como um dos principais instrumentos para o aumento da competitividade em empresas dos mais diversos setores.

Grandes empresas criaram departamentos e diretorias de logística e passaram a visualizar seus fluxos de materiais, de informações e de recursos financeiros de um ponto de vista inter funcional. Como continuidade desse processo, a nova onda de Supply Chain Management1 fez a perspectiva deixar de ser apenas inter funcional para se tornar

Inter organizacional. A competição nos setores de ponta vem se dando não mais entre empresas, mas entre cadeias de suprimento.

Diante desse cenário, o empreendedor ou o gestor da pequena empresa pode se questionar sobre a viabilidade da logística em seu negócio.

A logística, como disciplina relacionada à gestão de negócios, surgiu há pouco tempo. Entretanto, as atividades que compõem o seu foco já são realizadas pelas organizações desde o início da produção em massa e incluem o planejamento e controle das atividades de suprimentos, produção e distribuição física. A grande mudança proporcionada pela logística é a integração dessas atividades no âmbito da empresa, seus fornecedores e seus canais de distribuição, incluindo os fluxos de materiais, informações e seus impactos nos fluxos financeiros. Portanto, a logística trata de atividades existentes em qualquer empresa e, por isso, pode ajudá-la a melhorar seus resultados.

Entretanto, antes de sugerir medidas para pequenas empresas, é importante frisar que a logística, como ferramenta para a melhoria do desempenho, deve ser pensada no contexto de uma estratégia.

Os gargalos da empresa:

O principal gargalo da empresa está ligado diretamente a compra de matéria prima o aço e do arame, por ser uma matéria prima especifica onde o fornecedor precisa produzir após ser aprovado o pedido de compra ficamos com uma deficiência no estoque da empresa, o fornecedor precisa de oito dias úteis para a produção da matéria prima, existe vários fatores que podem atrasar a produção da matéria: fator importação, falta de aço no mercado, falta do material com a especificação adequada, etc.

Existe outros gargalos que uma empresa de pequeno porte pode sofrer. Por ser uma empresa de pequeno porte e trabalhar com uma equipe enxuta, onde cada pessoa responde por um departamento, se falta alguém, todo ciclo acaba sendo prejudicado, podendo comprometer todo o andamento da empresa, se tornando um gargalo, mas, o principal gargalo atual é a matéria-prima x estoque x produção conforme citado acima, afetando diretamente no departamento financeiro da empresa, pois sem fluxo de caixa, não tem como ter estoque, desta forma, a empresa trabalha com estoque reduzido, para atender ao mercado, e muitas vezes precisa negociar melhores prazos de entrega, em função da falta de estoque .Desta forma entendemos que um fluxo de caixa maior possibilitaria trabalhar com estoque adequado para atender a demanda e necessidades do mercado, passaria a trabalhar com um melhor planejamento, tanto de produção como de vendas e não sofreria tanto o impacto na falta de matéria prima ou ausência de algum funcionário..

Propostas de melhorias:

O primeiro ponto seria melhorar a reposição de estoque de matéria prima da empresa, para isso precisamos de recursos financeiros onde a empresa utilizaria do sistema de crédito a Micro e Pequenas Empresas através do BNDES para possuir um poder maior de negociação perante seus fornecedores podendo buscar uma redução no preço da matéria por efetuar uma compra de maior volume, buscar prazos de pagamentos bem mais flexíveis e com tudo isso, deixando seu único carro de entrega para trazer receita para a empresa.

Outra melhoria seria a criação de um frete genérico de valor X colocado para pedidos abaixo de valor X onde poderia gerar uma redução de custo no tramite de logística da empresa.

Poderíamos inserir um novo software, analise de estoque (giro x vendas) cadastro de cliente, compra. Elaborar um treinamento de atendimento fazendo que a equipe conheça a responsabilidade da empresa, nosso compromisso, conheça produtos, passando informação de matéria prima. Com isso facilitará a comunicação como nosso cliente e automaticamente passar confiança de que só trabalhamos com produtos com garantia e procedência. Outro fator importante que a equipe entende é a transparência da empresa, ficará mais comprometida e os dados importantes do dia a dia, passando informação da necessidade e urgência de nossos clientes. Mas como estamos numa era globalizada e a necessidade é importante e urgente, temos que nos aprimorar com mais dados para o crescimento da empresa, abaixo mais melhorias:

Dentro do novo sistema de software conseguiremos analisar o desempenho de cada produto vendido. Analisar o desempenho de venda do produto, quanto tempo ele irá durar em nosso estoque, com o resultado da venda x o período de compra (movimentação do produto) isso nos ajudará a entender se há necessidade de repor e qual prazo, caso o giro seja rápido e tenha ótima aceitação, ou ter um longo tempo de vida em nosso estoque. Analise percentual de venda por grupo, onde identificaremos a necessidade de compra criando até um percentual decrescimento para as nossas vendas, se baseando com a venda no mesmo período.

Com isso montaremos um plano de estratégica para otimização do nosso estoque, tendo foco de compra e dando oportunidade de reposição e qualificação de estoque.

O nosso foco é buscar sintonia entre os diferentes processos com a eficiência em conjunto,

Desta forma, podemos trabalhar com transparência entre os nossos fornecedores e clientes, conduzindo uma logística eficaz e atender a demanda de mercado.

O fator principal dessa aliança é estender em longo prazo um relacionamento de credibilidade, onde podemos contar com nossos fornecedores para qualquer eventualidade e atender as necessidades exigidas pelos clientes. Podendo alavancar nossa empresa no mercado competitivo, através de um gerenciamento sustentável e um bom custo beneficio, reduzindo as atividades táticas e ampliar a ação estratégica.

...

Baixar como  txt (6.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »