TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O CONTROLE INTERNO COMO UMA FERRAMENTA DE GESTÃO EFICIENTE E OTIMIZAÇÃO DOS RESULTADOS

Por:   •  27/11/2015  •  Monografia  •  6.705 Palavras (27 Páginas)  •  434 Visualizações

Página 1 de 27

INSTITUTO PROMINAS

        

O CONTROLE INTERNO COMO UMA FERRAMENTA DE GESTÃO EFICIENTE E OTIMIZAÇÃO DOS RESULTADOS

        

 

UNAÍ - MG

 2015

                       

O CONTROLE INTERNO COMO UMA FERRAMENTA DE GESTÃO EFICIÊNTE E OTIMIZAÇÃO DOS RESULTADOS

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Curso de Pós Graduação do Instituto Prominas, como requisito parcial à obtenção do título de Pós Graduada em Gestão empresarial.

UNAÍ - MG

 2015

O CONTROLE INTERNO COMO UMA FERRAMENTA DE GESTÃO EFICIÊNTE E OTIMIZAÇÃO DOS RESULTADOS

[1]

RESUMO

Este trabalho justifica-se pela necessidade das entidades de uma forma geral, aliada às contínuas mudanças que ocorrem em seu ambiente, leva a preocupação aos gestores que é importante o controle interno dentro das organizações, de todos os ramos e seguimentos, voltando para a redução de custos, riscos e otimização dos resultados. A economia passa por grandes transformações e as empresas têm de se adaptar as novas exigências do mercado que está cada vez mais competitivo ai que surge o controle interno que tem sido uma ferramenta de grande auxilio e importância na gestão das empresas, esta ferramenta auxilia a administração no controle dos bens e recursos. O fornecimento de demonstrações contábeis adequadas e que mobiliza o conjunto de controles internos eficientes, permite melhorar a classificação de risco da empresa no mercado financeiro, por reduzir incerteza dos credores e acionistas. O controle interno é facilmente entendido, quando se observa suas características específicas: do ambiente do controle interno na empresa, tais como o nível dos profissionais, o grau de formalidade dos controles, o ambiente ético no contexto operacional e as opções adotadas internamente para o tratamento de fraudes e erros ocorridos. Um dos objetivos do controle interno é proteger bens de possíveis fraudes e erros, ocorridos na entidade voluntários ou involuntários, e assim salvaguardar a integridade dos dados contábeis e financeiros confiáveis, promover a eficiência das operações e outros aspectos como treinamento, controle, produção e auditoria interna entre outros. O controle interno a cada momento cresce em relevâncias para a gestão empresarial. O ato de gerir um empreendimento demanda crescente capacidade de percepção do ambiente, aliada à melhoria contínua no gerenciamento dos recursos disponíveis, O comportamento dos mercados é variável, às vezes, seus movimentos. O conceito de gestão pode ser visualizado como ação de levar o patrimônio do empreendimento a um estágio pré-determinado, no sentido de auferi-lo, considerando incertezas ambientais e dificuldades internas.

Palavra chave: Controle interno.

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO.....................................................................................................05-06

1 DESENVOLVIMENTO

1.1Conceito de controle interno............................................................................06-08

1.2 Definição de Controle Interno.........................................................................08-09

2  OBJETIVOS E RESPONSABILIDADE DO CONTROLE INTERNO

2.1 Objetivos ........................................................................................................09-10

2.2 Responsabilidade............................................................................................10-11

3 ELEMENTOS NECESSARIOS PARA A IMPLANTAÇÃO DE UM CONTROLE INTERNO EFICIENTE..........................................................................................11-12

3.1 Processo e Fases do Controle Interno............................................................12-13

3.2 Controle Versus Planejamento........................................................................13-14

4 O PROFISSIONAL DE AUDITORIA INTERNA .................................................14-15

5.GESTÃO .................................................................................................................15

5.1 - Conceito de Gestão .....................................................................................15-17

5.2 - Administração ou Gestão .............................................................................17-18

5.3 - Modelo de Gestão ........................................................................................18-19

6- CONCLUSÃO ........................................................................................................20

7- REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS .................................................................21-22

        

        

        

        

Introdução

A expansão da empresa, de uma forma geral, aliada às contínuas mudanças que ocorrem em seu ambiente, leva a preocupação aos gestores que é importante o controle interno dentro das organizações, de todos o ramos e seguimentos, voltando para a redução de custos, riscos e otimização dos resultados.

Atualmente a economia do país passa por grandes transformações e as empresas têm de se adaptar as novas exigências do mercado que esta cada vez mais competitivo, ai que surge o controle interno que tem sido uma ferramenta de grande auxilio e importância na gestão das empresas, esta ferramenta auxilia a administração no controle dos bens e recursos.

O controle interno é uma ferramenta indispensável para o desenvolvimento de qualquer tipo de entidade, e sua aplicação tem uma função preventiva dentro da organização. Destaca-se que o controle interno contábil está direcionado ao desenvolvimento de procedimentos que proteja os ativos e informações fiéis geradas pela contabilidade e os controles administrativos dentro promovem ao gerenciamento, bem como o respeito e obediência as políticas e procedimentos adotados pela administração.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (45.5 Kb)   pdf (229.2 Kb)   docx (31.9 Kb)  
Continuar por mais 26 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com