TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Equilíbrio social

Tese: Equilíbrio social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/11/2014  •  Tese  •  283 Palavras (2 Páginas)  •  195 Visualizações

Página 1 de 2

Hoje, o Balanço Social é uma ferramenta ou um instrumento de suma importância para as empresas que têm, de fato, Responsabilidade Social.

O Balanço Social é muito mais do que uma peça contábil. Ele é um instrumento de gestão e de informação, que evidencia, de forma transparente, itens econômicos, sociais e ambientais sobre o desempenho das empresas em relação aos stakeholders.

Os estudos partiram das universidades.

As características principais do modelo dirigiram-se aos aspectos sociais, às questões da diminuição da violência e da melhoria da relação das empresas com os consumidores.

As propostas do Balanço Social desenvolveram-se em direção à solidariedade econômica do bloco europeu em formação, e enfatizaram os aspectos do planejamento humano e social na empresa. O sentido era a igualdade de competência e aceitação, comparativamente aos demais processos empresariais (econômico, comercial, tecnológico...).

Com referência ao meio ambiente e a relação com os stakeholders, estes também foram foco das propostas. Buscou-se, na verdade, um novo papel para cada um dos atores, seja na empresa pública ou privada.

Consideraram-se as experiências norte-americana e europeia, mesclando as duas tendências. Buscou-se uma forma, um modelo capaz de humanizar a empresa, criando propostas participativas e tão democráticas quanto possível, tendo em vista o fato de que quase todos os países latino-americanos viviam num regime fechado, totalitário.

Neste cenário, em meados de 1977, um grupo de estudiosos da Responsabilidade Social nas empresas, ligado à ADCE – UNIAPAC e à Fundação FIDES, formulou uma proposta para o desenvolvimento de um Balanço Social aplicável à realidade brasileira.

Empresa e empregados, englobando despesas com pessoal, ou seja, aquelas originárias de pagamentos e salários, treinamentos, assistência médica e outras, que alteram o patrimônio da empresa com reflexos na sociedade, mais especificamente sobre os funcionários da empresa;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com