TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Espírito Empreendedor: conceito de empreendedor, vantagens e desvantagens de ser empreendedor no Brasil

Por:   •  15/9/2013  •  Artigo  •  502 Palavras (3 Páginas)  •  267 Visualizações

Página 1 de 3

No mundo globalizado muito tem se falado sobre empreendedorismo e isto tem se intensificado nas últimas décadas, inclusive no Brasil. Vários fatores podem explicar o repentino interesse sobre o assunto, mais o que melhor define, aqui em nosso país, é a constante busca em criação de pequenas empresas duradouras e a necessidade da diminuição das taxas de mortalidades destes empreendimentos.

- Espírito Empreendedor: conceito de empreendedor, vantagens e desvantagens de ser empreendedor no Brasil;

Há muitas definições para o termo empreendedor, mas o melhor conceito é que diz que: "O empreendedor é aquele que faz as coisas acontecerem, se antecipa aos fatos e tem uma visão futura." (José Dornelas, 2001). E devido às necessidades de renovação temos vivido uma era de empreendedorismo, aonde o mercado não dá chance para pessoas inércias e adormecidas no tempo e no espaço. O olhar do empreendedor está no futuro e ele está à frente dos fatos e acontecimentos. Aqui no Brasil, porém temos vantagens e desvantagens de ser um empreendedor. Em nosso país sempre foi pregado uma cultura que só existe bons salários e estabilidade em empregos da iniciativa pública e grande parte dos jovens recém-formados terminavam os seus estudos e visavam somente concursos. Hoje, porém esta visão tem mudado e cada vez, mas vemos jovens que se aventuram na criação de seu próprio negócio ou embarcam em grandes empresas da iniciativa privada com grandes possibilidades de crescimento profissional e econômico. Para tanto temos visto que mudar essa mentalidade não está sendo fácil, pois até mesmos os experientes tem encontrado dificuldades em sua colocação no mercado, pois nem todos já se adequaram para a evolução do mundo dos negócios. O fato é que o empreendedorismo, no Brasil e no mundo, vem sendo visto como um fato consumado e de extrema relevância do qual depende os futuro das gerações, pois são eles os propulsores da economia. Na contramão de falta de políticas públicas para a consolidação do empreendedorismo no Brasil, segue as iniciativas privadas e organizações que vem investindo forte para que esse crescimento não pare e continue avançando.

Os empreendedores são líderes e formadores de equipes bem relacionados e organizados que planejam, dominam o conhecimento do seu empreendimento, assumem riscos, pois calculam todos os passos e criam valores para a sociedade. Além de exercer uma influência na formação cultural, financeira e econômica das organizações em que atuam. Já o administrador orienta a estratégica, analisa as oportunidades, se compromete com os recursos e os controla, assumindo sempre o papel de gerência na estrutura de um empreendimento. Seria no caso, o executor de um empreendedor.

- Habilidades Essenciais para os empreendedores.

Um bom

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com