TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estapa 1 Matematica Financeira

Artigo: Estapa 1 Matematica Financeira. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/11/2013  •  532 Palavras (3 Páginas)  •  320 Visualizações

Página 1 de 3

Etapa 3- Direção e controle da ação empresarial.

Introdução.

O que é direção?

Para algumas pessoas, administrar significa planejar, organizar, dirigir e controlar; e é justamente isso o papel de um gestor dentro da empresa.

O administrador que dirige uma organização deve interpretar os planos para demais colaboradores e dar instruções de como executa-los em direção ao objetivo a atingir.

Segundo FAYOL, o trabalho de um dirigente consiste em tomar decisões, estabelecer metas, definir diretrizes e atribuir responsabilidades aos outros integrantes da empresa. Como vimos em etapas anteriores, à direção de uma empresa se divide em três níveis: Institucional, Intermediário e Operacional.

Já para CHIAVENATO, a administração está marcada pelos estilos com que os administradores dirigem o comportamento das pessoas que compõem a empresa, os estilos de direção dependem das suposições dos gestores a cerca do comportamento humano dentro das organizações.

Dentro do pensamento de CHIAVENATO acabamos encontrando algo que se encaixa sobre o comportamento dos colaboradores. Para Mc Gregor existem dois conceitos opostos de estilos de direção, a Teoria X(tradicional) e a teoria Y(moderna).

A teoria X é composta por pessoas que evitam o trabalho, evitam a responsabilidade, achando que assim se sentirão mais seguras, porém não passam de pessoas ingênuas e sem criatividade.

A teoria Y é composta por pessoas esforçadas e que gostam de ter o que fazer para elas o trabalho é uma atividade tão natural como uma criança brincando, essas pessoas normalmente aceitam todo e qualquer tipo de responsabilidade e desafios, sendo assim, pessoas totalmente criativas e sempre com ideias disponíveis.

Desenvolvimento.

A empresa de telefonia optou pela teoria Y, os principais motivos pelos quais os administradores optaram pelo modelo de direção dessa teoria, se deram justamente pelas características da teoria, onde iriam trabalhar com pessoas altamente competentes, responsáveis e que sabem o que estão fazendo.

A empresa de telefonia trabalha com programas de incentivo para que os colaboradores possam dar o seu melhor, fazendo com que assim os colaboradores ajudem a buscar soluções para certos tipos de problemas da empresa.

O sistema de administração utilizado é o sistema consultivo, por ser uma empresa onde todos os colaboradores de certa forma podem participar, a comunicação entre os diretores e seus colaboradores é sadia e positiva.

O estilo de liderança utilizada pela empresa é um estilo democrático, onde as decisões são debatidas pelo grupo.

O quadro de colaboradores é formado da seguinte forma:

Um gerente operacional, responsável por contribuir com a motivação dos demais colaboradores.

Algumas duplas de técnico e ajudante que saiam para fazer o serviço de instalação de seus produtos na rua.

O Supervisor da equipe de rua, que participam diariamente das tarefas, direcionando o seu conhecimento.

De modo geral a empresa é totalmente organizada e comprometida com o desempenho

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com