TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estrategia Mercadologica

Trabalho Escolar: Estrategia Mercadologica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/6/2014  •  1.260 Palavras (6 Páginas)  •  730 Visualizações

Página 1 de 6

PERGUNTA 1

Em um processo de desenvolvimento (e manutenção) de produtos, uma das ferramentas mais eficazes que podemos usar é a administração do ciclo de vida. Um gestor de marketing que sabe as formas de construção da matriz e consegue interpretar (ou acondicionar) o produto em seu adequado estágio, consegue pensar mais adequadamente nas estratégias mercadológicas. Ciente desta importância estudamos em nossas aulas as características de cada produto em relação ao seu estágio e as estratégias normalmente usadas em cada fase. De acordo com o conhecimento adquirido em sala de aula, assinale o item INCORRETO em relação à estratégia usada no estágio do Ciclo de Vida:

a.

Introdução – o preço é alto (devido aos investimentos exigidos em seu lançamento), a distribuição é intensiva (devemos distribuir apenas nos verdadeiros parceiros), a promoção é intensiva (destinada apenas aos formadores de opinião e ao segmento alvo) e o produto é básico (para não confundir o consumidor).

b.

Crescimento – o preço pode ser alto ou baixo (dependendo da recuperação dos investimentos), a distribuição pode começar a ser intensiva (depende da aceitação), a promoção começa a se intensificar (pode-se iniciar a mídia de massa) e o produto pode-se iniciar com estratégias de diferenciação (dependendo da intensificação da concorrência).

c.

Maturidade – o preço pode começar a baixar (dependendo da concorrência ou para acompanhar o preço de mercado), a distribuição é intensiva (os consumidores aceitaram o produto e começa um processo de expansão), a promoção é intensiva (para atender a possíveis novos mercados) e o produto (deve-se iniciar um processo de extensão de linha ou marca).

d.

Declínio – o preço normalmente é baixo (para manter uma maior competitividade, pode ser alto quando atende a nichos de mercado), a praça é seletiva (mantendo-as apenas em locais de maior rentabilidade), a promoção é reduzida (apenas para atingir a públicos específicos e ofertas para queimar estoque) e o produto é o mais simples possível (deve-se retirar todos os adicionais).

e.

Rejuvenescimento - o preço pode ser alto ou baixo (devido aos investimentos exigidos em seu relançamento), a distribuição é seletiva (devemos distribuir apenas nos verdadeiros parceiros), a promoção é seletiva (destinada apenas aos formadores de opinião e ao segmento alvo) e o produto é básico (para não confundir o consumidor), são (quase) as mesmas características de um produto na fase da introdução.

0,2 pontos

PERGUNTA 2

Quando pensamos na administração de produto devemos conhecer as suas caracteríticas para consequentemente pensar de forma mais adequada nas estratégias de marketing. Um produto dos mais exóticos e praticamente único, ou se preferir premiun é a carne de boi W Agyu. Seu preço é, em média, US$ 1.000,00/ Kg. Os mamíferos utilizados para a produção desta carne são alimentados com cerveja, fazem sessões diárias de massagens e de música clássica e, cada prato servido em restaurantes luxuosos não sai por menos de US$ 150,00 (Revista Exame 14/02/07). Baseado neste exemplo, é correto afirmar que se trata de um produto de:

a.

Conveniência, pois compramos por impulso.

b.

Conveniência, pois normalmente compramos em grande quantidade e o seu preço é baixo.

c.

Compra Comparada por usarmos estratégias de descontos e promoção.

d.

Conveniência devido ao fato de possuir uma distribuição intensiva.

e.

Especialidade por se tratar de um produto único e ter sua marca vinculada a status e prestígio.

0,2 pontos

PERGUNTA 3

Ana Maria é gerente de Marketing de uma grande multinacional que acaba de desembarcar no Brasil. Seus produtos são sinônimos de qualidade no ramo de materiais de limpeza e sua companhia é líder em todos os países onde a corporação possui filial. Para o lançamento de sua linha de produtos em território nacional Ana Maria sugeriu uma intensa campanha publicitária com mensagens do tipo pedaços da vida . Por utilizar esta campanha, seus produtos são classificados como:

a.

bens duráveis, pois o preço para comercialização é muito alto;

b.

bens não duráveis, pois são consumidos em pequena quantidade e precisão de instrução de uso;

c.

bens não duráveis, pois como são consumidos no cotidiano das pessoas, o valor é alto e não faz-se necessário o uso de tal campanha.

d.

bens duráveis, por isso a campanha apresenta pedaços da vida para lembrar continuamente o consumidor;

e.

bens não duráveis, pois são consumidos em grandes quantidades e o valor envolvido é baixo .

0,2 pontos

PERGUNTA 4

Trabalhar com serviços apesar de parecer simples (afinal de contas como pregam os gurus em Marketing, basta apenas pensar em termos das satisfação das necessidades e desejos dos consumidores), mas, na prática é um pouco

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com