TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estratégia Competitiva

Monografias: Estratégia Competitiva. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/9/2013  •  319 Palavras (2 Páginas)  •  522 Visualizações

Página 1 de 2

MICHAEL PORTER

'Estratégia competitiva' transformou a teoria, a prática e o ensino da estratégia em todo o mundo. A análise de Porter da indústria captura a complexidade da competição na indústria com base em cinco forças subjacentes. Ele introduz uma das mais importantes ferramentas competitivas já desenvolvidas - as três estratégias genéricas - custo mais baixo, diferenciação e foco, que estruturam a tarefa do posicionamento estratégico. O autor demonstra como a vantagem competitiva pode ser definida em termos de custo relativo e preços relativos, integrando-a, desse modo, diretamente à lucratividade. Além disso, ele apresenta uma nova perspectiva em relação a como o lucro é criado e dividido. As idéias apresentadas neste livro baseiam-se nos fundamentos subjacentes à competição, independente das especificidades relacionadas à forma como as empresas competem .

Michael E. Porter, um dos nomes mais influentes da administração contemporânea, apresentou diversas contribuições ao pensamento em administração estratégica, como a as três abordagens genéricas das quais uma empresa deve fazer uso para superar as outras empresas em um setor (liderança no custo total, diferenciação e enfoque) e, também a análise de forças que dirigem a concorrência na indústria (poder de barganha de fornecedores, poder de barganha de compradores, pressão de produtos substitutos, ameaça de novos entrantes e rivalidade entre empresas existentes)

O termo estratégia competitiva é frequentemente usado no lugar de estratégia empresarial e vice-versa.

O termo "estratégia competitiva" se refere a como uma empresa decide competir em um mercado em resposta às estratégias e posições de seus competidores de modo a ganhar uma vantagem competitiva sustentável.

A estratégia competitiva genérica está baseada em duas definições básicas: (1) Escopo de atuação (largo ou estreito) e (2) Tipo de vantagem competitiva (baixo custo ou diferenciação).

Definido o posicionamento estratégico da empresa, através da escolha de uma estratégia competitiva genérica a ser perseguida, o passo seguinte é a definição das vantagens competitivas sustentáveis a serem desenvolvidas ou aproveitadas, a partir das competências e recursos disponíveis na empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com