TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estratégia E Dinâmica Competitiva

Artigos Científicos: Estratégia E Dinâmica Competitiva. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/11/2013  •  1.891 Palavras (8 Páginas)  •  529 Visualizações

Página 1 de 8

Universidade Anhanguera – Uniderp

Centro de Educação a Distância

Administração

Atividade Prática Supervisionada (ATPS)

Estratégia e Dinâmica Competitiva

Luciene Gomes Nunes Benevides 197193

Patrícia Dos Santos Silva Rabelo 197623

Rosângela Guilherme De Abreu 198678

Vanusa Lemos da Cruz 205443

Professor orientador: NOME

Brasília - DF

2013

Atividade Prática Supervisionada (ATPS)

Estratégia e Dinâmica Competitiva

Trabalho apresentado ao Curso de Administração da Faculdade Anhanguera Uniderp, como requisito para a obtenção de conhecimento e atribuição de nota da Atividade Prática Avaliativa. Sob orientação do professor NOME

Brasília

2013

“As pequenas empresas são, frequentemente, o início de grandes empreendimentos”.

Demóstenes.

Introdução

No cenário atual, muitas empresas estão optando por dividirem seus negócios em Unidades Estratégicas de Negócio (UEN), que representam agrupamentos de atividades que possuem amplitudes de negócios, com o objetivo de buscar a otimização dos resultados da organização (MACEDO, 2005).

Para Mello (2008), o conceito de unidade de negócios visa simplificar a apreciação e desenvolvimento de ações de mercado. A partir do momento em que uma empresa opta por trabalhar com Unidades Estratégicas de Negócios, visa alcançar certos objetivos. Na visão de Oliveira (2003), esses objetivos são aumento no faturamento; maior facilidade de controle administrativo de diversos negócios; utilização otimizada dos recursos existentes; melhor interação com as oportunidades de negócios e mercado; melhor controle e operacionalização do plano tributário e fiscal; desenvolvimento e aumento da qualidade das atividades, produtos e serviços oferecidos; utilização de uma administração voltada para resultados e sustentada por responsabilidades e a criação de um clima competitivo interno saudável.

As Unidades Estratégicas de Negócios, para Macedo (2005), são empresas que se desmembram em subatividades, e almeja-se que cada uma destas atividades tenha vida própria, com receitas e despesas, porém respeitando estratégias e regras e objetivos gerais da organização. Assim, as estruturas são focalizadas a um determinado tipo de mercado, tornando-se mais especializada em questão de conhecimento e eficiência (MACEDO, 2005).

Schnaars (1992) explica que as UEN representam um modo de organizar os negócios de maneira que cada unidade vende uma variedade de produtos identificáveis para uma variedade de consumidores identificáveis em competição com concorrentes identificáveis. As UEN’s são administradas independentemente e têm seus objetivos próprios. Recursos, custos e lucros são atribuídos a cada unidade separadamente.

A empresa escolhida para desenvolvimento do Plano de Unidade Estratégica de Negócio foi a PepsiCo. Essa organização trabalha com diferentes linhas de produtos e marcas diferenciadas, tais como Quaker® (cereais), Toddy®, Toddynho® e Mágico® (achocolatados), Elma Chips®, Lucky® e Eqlibri™ (biscoitos e salgadinhos), Coqueiro® (pescados), Mabel® (biscoitos), Gatorade® (bebidas esportivas), Lipton® (chá pronto, em parceria com a Unilever), Kero Coco® e Trop Coco® (água de coco), H2OH!® e Pepsi-cola® (bebidas com gás / refrigerantes).

De acordo com Zenone (2011), a PepsiCo foi fundada em 1898 nos Estados Unidos e atualmente é a segunda maior companhia de alimentos e bebidas do mundo, com faturamento em 2009 de US$ 60 bilhões. A companhia emprega mundialmente aproximadamente 300.000 funcionários e seus produtos são comercializados em mais de 190 países.

A missão da empresa é ser a principal empresa de produtos de consumo do mundo na área de alimentos e bebidas de conveniência. Almejam gerar uma boa recompensa financeira para os investidores e oferecer oportunidades de crescimento e enriquecimento aos seus funcionários, aos parceiros de negócios e às comunidades nas quais opera. Em tudo o que fazem, empenham-se para agir com honestidade, justiça e integridade. Já como visão, a empresa traz como responsabilidade melhorar continuamente os aspectos ambientais, sociais e econômicos das comunidades onde operam, criando um amanhã melhor que hoje (PEPSICO, 2013).

De acordo com a corporação (PEPSICO, 2013), o mesmo empenho e dedicação ultrapassam também as fronteiras das instalações da PepsiCo. Como o seu sucesso depende, sem dúvida, do sucesso de seus clientes, consumidores e comunidades onde atuam, acredita-se que o sucesso nos negócios deve caminhar de mãos dadas com as suas responsabilidades ambientais e sociais e com o crescimento do Brasil.

As bebidas da PepsiCo podem ser encontradas hoje em mais de um milhão de pontos de venda no Brasil. Para isso, a PepsiCo conta com uma forte parceria com a AMBEV desde 1997.

Dessa forma, o presente trabalho visa traçar um novo Plano de Unidade Estratégica de Negócio no ramo de bebidas para a empresa, visto que a empresa está em expansão e demonstra interesse de atuar de diferentes formas e com diferentes produtos no mercado.

Análise SWOT da PepsiCO

Forças

- Impacto nos dos produtos;

- Portfólio de produtos diversificado;

- Variados pontos de venda;

- Existência de produtos e alimentos saudáveis;

- Marca conhecida mundialmente;

- Atinge boa fatia

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com