TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estratégias Competitivas

Artigo: Estratégias Competitivas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/11/2013  •  Artigo  •  818 Palavras (4 Páginas)  •  289 Visualizações

Página 1 de 4

Competir é estar sempre na frente, e as empresas para garantir o público que já tem e conquistar novos públicos devem estar sempre procurando algo novo para satisfazer os clientes internos e externos e se manterem sempre em primeiro lugar, as empresas precisam ter vantagem competitiva, tem que garantir os melhores lucros e se sustentarem no mercado.

Segundo Maximiano (2000 p. 42), antes a grande preocupação das empresas era a eficiência, agora a palavra chave é a competitividade. Onde nas empresas é preciso fazer mais com menos recursos, no inicio do século XX era difícil trabalhar com poucos recursos; já na passagem para o século XXI se tornou bem mais fácil, pois aumentou gradativamente a quantidade de fornecedores, pode-se comprar ou vender quase tudo de qualquer lugar do mundo.

Ter vantagem competitiva significa ter uma boa estratégia, possuir um diferencial sobre seus concorrentes, sua estratégia tem que estar de acordo com os objetivos e as tendências do mercado em que atua.

Estratégias Competitivas

Segundo Porter, (1989, pg. 3; 157-158; 237-239), a estratégia competitiva é considerada o ponto mais importante a ser analisada e minuciosamente detalhada para se tornar uma grande vantagem competitiva.

A tecnologia pode ser um diferencial se tiver uma equipe de TI qualificada que compreenda as necessidades de todos os departamentos e a necessidade de transito de informações internas e externas com correto direcionamento inclusive de limitações onde seja necessário. As inter- relações são consideradas um dos pontos fortes para uma empresa criar valor ou ainda diminuir seus custos, outro ponto forte são as cinco forças de Porter que determinam a rentabilidade da indústria porque influenciam os preços, os custos e investimentos necessários.

Porém Porter, (1986, pg. 49-54) diz que as três estratégias genéricas potencialmente bem-sucedidas usadas para superar as outras empresas em uma indústria são: 1) liderança no custo total, 2) diferenciação, 3) enfoque.

• Na liderança do custo total a empresa consegue ficar com os pés no chão em relação às pressões exercidas por compradores que comparam preços dos concorrentes, assim é possível enfrentar as cinco forças competitivas.

• Na diferenciação a empresa precisa apresentar algo de valor agregado ao preço que seja valorizado pelo comprador, como qualidade da matéria prima utilizada na produção, logística de entrega e de trocas de produtos, qualidade e resistência das embalagens, localidades de depósitos facilitando o transito e cumprimento de prazos, divulgação destes produtos na mídia, fácil comunicação e etc. algumas destas praticas podem aumentar os custos do produto, porém existem os clientes que estão dispostos a pagar mais por produtos diferenciados o que pode ser vantajoso e uma defesa das cinco forças competitivas.

• No Enfoque a estratégia é dedicar-se a um grupo especifico de cliente, onde a empresa pretende sanar todas as necessidades deste grupo da melhor forma possível podendo assim obter maiores lucros se especializando naquele segmento.

Para Cobra (2009 p.276), Michael Porter utiliza como ferramenta estratégica as cinco forças competitivas: rivalidade entre os concorrentes, poder de negociação dos clientes, poder de negociação dos fornecedores, ameaça de entrada de novos concorrentes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com