TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estratégias de marketing voltadas para o sucesso

Artigo: Estratégias de marketing voltadas para o sucesso. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/6/2014  •  Artigo  •  755 Palavras (4 Páginas)  •  353 Visualizações

Página 1 de 4

“A chave para atingir os objetivos da organização que consiste em determinar as necessidades e os desejos dos mercados-alvos e satisfazê-los mais efetivamente e eficiente do que os concorrentes” (Philip Kotler).

Ao ficar de “olho” na concorrência, pode-se aperfeiçoar a estratégia em curto e longo prazo. Para tal, é necessário ter amplo conhecimento de nossos próprios produtos, tais como, porte, capacidade de atendimento, etc. para então compararmos com empresas idênticas.

Existe uma máxima em marketing que diz o seguinte: “se você quiser conhecer bem seu concorrente, seja cliente dele”. Ela ainda é válida, mas outra questão também é importante: quem efetivamente é o seu concorrente?

Devem ser pesquisadas constantemente:

• Identificação dos pontos principais para se diferenciar da concorrência e se tornar mais competitivo, localização, preço, comunicação, especialização, produtos ou serviços com qualidade superior, atendimento personalizado;

• Avaliação se com uma estrutura mais enxuta é possível ser mais eficaz que os concorrentes;

• Identificação das necessidades dos clientes que não vem sendo atendidas pelos concorrentes.

"Produto é qualquer coisa que pode ser oferecida a um mercado para aquisição, atenção, utilização ou consumo e que pode satisfazer um desejo ou necessidade" (Kotler 1993, p. 173). O desenvolvimento de um produto deve considerar três estágios: o primeiro diz respeito ao produto básico que é o núcleo do produto. Ele consiste nos serviços de solução de problemas ou benefícios que o consumidor obtém quando o adquire, por exemplo, o comprador não adquire uma máquina de lavar roupas, mas sim, roupa lavada. A partir do produto básico tem-se o produto real. Produtos reais podem ter até cinco características: nível de qualidade, aspectos, estilo, nome de marca e embalagem. O terceiro estágio é o produto ampliado que significa a oferta de serviços e benefícios adicionais para a solução completa do problema do consumidor.

Para a Fundação Prêmio Nacional da Qualidade - FPNQ (2004) produto é o resultado de atividades ou processos. O termo produto pode incluir serviços, materiais e equipamentos, informações ou uma combinação desses elementos. Um produto poder ser tangível (como por exemplo, equipamentos ou materiais) ou intangível (por exemplo, conhecimento ou conceitos), ou uma combinação dos dois. Produto pode ser também intencional (por exemplo, oferta aos clientes) ou não- intencional (por exemplo, um poluente ou efeito indesejável).

O mix de comunicação é composto pela propaganda, promoção de vendas, eventos, venda pessoal, relações públicas e marketing direto.

Propaganda

Propaganda vem do latim Propagare: reproduzir doutrinas ou princípios. “É qualquer forma remunerada de apresentação não-pessoal e promocional de ideias, bens ou serviços por um patrocinador identificado” (Kotler).

Os objetivos da propaganda são informar, persuadir ou lembrar.

Promoção de vendas

Segundo Philip Kotler, promoção de vendas é um termo genérico para vários instrumentos que não são classificados formalmente como propaganda, vendas pessoais ou publicidade. Esses

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com