TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Marketing Da Coca_Cola, Uma Fórmula De Sucesso

Pesquisas Acadêmicas: O Marketing Da Coca_Cola, Uma Fórmula De Sucesso. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/5/2014  •  5.865 Palavras (24 Páginas)  •  223 Visualizações

Página 1 de 24

A Criação da Coca-Cola

A história da Coca-Cola inicia com a chegada do farmacêutico John Pemberton na cidade de Atlanta nos Estados Unidos, logo após a Guerra Civil americana. Ele havia acabado de participar da guerra e estava disposto a mudar de vida, em busca de uma nova clientela que comprasse suas ideias e medicamentos. Por não ter nenhuma habilidade em vendas, sempre fracassou em suas criações, até conhecer o contador Frank Robinson, que acaba tornando-se sócio.

A invenção de um líquido numa tarde de verão de 1886 viria a se tornar parte da história do mundo e das civilizações. Nada foi mais despretensioso que farmacêutico Dr. John Styth Pemberton, tentando criar um remédio para dor de cabeça misturando ingredientes num tacho de latão no fundo de seu quintal.

Pemberton levou este xarope para uma farmácia, situada a dois quarteirões de sua casa, onde foi misturado com água. O xarope era uma solução caramelada e colorida, misturada com água para curar "todos os males da alma e do corpo", e era vendido a $5 cents o vidro. A Coca-Cola reconheceu o dia 08 de maio de 1886, como sendo o dia em que foi vendido o primeiro vidro.

A história ou lenda, conta que um freguês chegou ao local, com muita dor e o atendente misturou o xarope, acidentalmente com água carbonada ou invés de água comum e sugere-se que esta tenha sido a primeira dose de Coca-Cola vendida. A bebida recebeu o nome de Coca-Cola porque originalmente o estimulante misturado na bebida era cocaína, que vem das folhas de coca, originalmente da Colômbia. A bebida também recebeu seu sabor de noz de cola. Seu nome foi escolhido por Frank Robinson, que utilizou a sua própria caligrafia para fazer o logotipo e, desde então o nome é escrito desta maneira.

O puritanismo religioso estava em alta e havia todo um movimento anti-álcool, e na época acreditava-se que a formula continha álcool. Nenhuma mulher ou homem decente poderia ser visto em lugares que fornecessem esse tipo de bebida. Neste mesmo ano, todos os estabelecimentos que vendiam álcool foram fechados e Pemberton e Robinson se viram na procura por outro produto que lhes rendessem dinheiro.

Naquela época existiam os chamados “Pontos de Vendas”, lugares aonde pessoas iam após as compras, para se reunir e tomar sorvetes e xaropes misturados com água carbonada nos mais diferentes sabores, e que possivelmente acabaram dando idéias para a produção de um novo produto.

No dia 29 de maio de 1887, Pemberton anuncia a bebida pela primeira vez no “Atlanta Journal”.

Em seu primeiro ano de operação foram vendidos somente 25 galões de Coca-Cola, o que correspondia a 9 copos por dia, o que rendeu 50 dólares, tornando-se um prejuízo, uma vez que apenas o valor investido em publicidade foi de 75 dólares.

Devido a problemas de saúde e financeiros, Pemberton foi obrigado a vender a fórmula, pelo total de 1.750 dólares e, acabou falecendo, no dia 16 de agosto de 1888, dois anos após ter inventado a bebida que acabaria por se tornar um dos maiores símbolos americano. No mesmo ano, Frank Robinson procura pelo empresário e farmacêutico Asa Griggs Candler que acaba comprando a fórmula por 2.300 dólares.

O empresário Asa Griggs Candler era um empresário nato e acreditava no produto e queria que a Coca-Cola fosse conhecida. Naquela época, não existiam meios de comunicação nacionais e, a grande maioria dos consumidores encontrava-se isolados nas pequenas cidades do interior que visitavam as grandes cidades. Uma das formas encontradas foi o contratar pessoas para distribuir cupons que davam o endereço e um brinde, experimentar de graça a Coca-Cola, fazendo com que os estabelecimentos fossem procurados.

No dia 31 de janeiro de 1893 a marca Coca-Cola foi registrada.

No dia 12 de março de 1894, a Coca-Cola foi vendida pela primeira vez em garrafas de vidro em uma loja de doces em Vicksburg, Mississippi, usando garrafas de vidro que vinham com a marca da companhia de engarrafamento em auto-relevo, a “Biedenharn Candy Company”. O dono da engarrafadora, Joseph A. Biedenharn ficou impressionado com as vendas e relatou o caso para Asa Griggs Candler, que apesar de ser um homem de negócios inovador e brilhante, não pode imaginar, na época, que o segredo do sucesso da Coca-Cola estaria em garrafas portáteis que os consumidores pudessem levar a qualquer lugar. Tanto que cinco anos depois, em 1899, por apenas um dólar - U$ 1,00 - vende os direitos de exclusividade para engarrafar e comercializar a bebida aos advogados Benjamin F. Thomas e Joseph B. Whitehead. Porém o contrato tornar-se-ia ainda um problema por décadas para a companhia, devido aos seus termos um tanto falhos.

A forma de promoção agressiva adotada por Candler acabou funcionando, e em 1895 a marca Coca-Cola já contava com três fábricas que engarrafavam o produto nas cidades de Chicago, Dallas e Los Angeles.

Em 1897, começa a internacionalização da Coca-Cola, chegando ao Canadá, e ao México.

Após a Coca-Cola ter iniciado a produção e ter sido distribuída em garrafas, houveram alguns problemas, o principal deles foi o fato de a bebida não manter o mesmo sabor por muito tempo, em virtude de comercializada em garrafas com tampa de rolha. Em 1902, Coca-Cola passa a ser vendida em garrafas com “tampa coroa”, de metal.

Em 1909, nos Estados Unidos, cerca de 400 fábricas já engarrafavam a Coca-Cola, sendo, a maioria delas era de propriedades de empresas familiares. Algumas foram abertas somente nos meses de clima quente, quando havia maior demanda do produto.

Com tantas cidades engarrafando e distribuindo o produto, em 1915, começaram a surgir as primeiras falsificações. Comerciantes começaram a engarrafar outros produtos com o rótulo parecido com o da Coca-Cola, naquela época, não existia diferenciação dos produtos, somente o rótulo, que era facilmente removível.

Mas a Coca-Cola Company não fica satisfeita com a proliferação de bebidas similares à sua, na esteira do sucesso de seu refrigerante. São elaboradas propagandas dando ênfase à autenticidade da Coca-Cola, sugerindo aos consumidores que exijam o legítimo e não aceitem nenhum substituto. A empresa também decide criar um novo formato de garrafa para dar aos consumidores maiores garantias de estarem tomando a Coca-Cola original.

Então, em 1916 a empresa decide fazer um concurso para escolher o novo modelo de embalagem do produto, a escolhida foi a Garrafa Contour da Root Glass Company, uma empresa de Indiana, e que em 1961 ganharia a condição legal de "marca registrada" exclusiva da Coca-Cola - uma honra conferida a poucas embalagens.

A famosa Garrafa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (36.6 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com