TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estratégias de motivação

Seminário: Estratégias de motivação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/11/2014  •  Seminário  •  1.724 Palavras (7 Páginas)  •  130 Visualizações

Página 1 de 7

 Estratégias de motivação:

Diariamente os funcionários de uma empresa sofrem com diversos fatores como, por exemplo, o trabalho maçante – repetitivo e cobranças de um mercado cada vez mais exigente, onde quanto mais a diretoria da empresa almeja alcançá-lo, mais ela irá cobrar resultados dos funcionários, desta forma os mesmos passam a ter dificuldades para manter-se motivados, diante de tanta pressão.

Além desta decorrência, há também uma desmotivação nos funcionários novos, quando a empresa não sabe aproveitá-lo da melhor forma, não estimulando-o de modo que o mesmo também se desmotiva.

Algumas empresas buscam a motivação de forma genérica, como criar planos que no fim não trazem benefício nenhum ao funcionário e isso pode piorar ainda mais o atual quadro desmotivador da empresa.

Através de uma análise minuciosa e do planejamento estratégico que elaboramos, chegamos à alguns princípios que devem ser tomados para a motivação dos funcionários da B.O.N.I.T.A. Vejamos a seguir:

 Conhecendo a equipe:

Esta é uma prática essencial e de suma importância para qualquer gestão de pessoas dentro do ambiente corporativo. Cada profissional tem um perfil diferenciado, e conhecendo-os é muito mais fácil traçar planos estratégicos motivacionais que se adequem a cada personalidade, aperfeiçoando o desempenho dos mesmos em suas funções.

 Traçando perfil etário:

Muito se discute sobre essa estratégia, porém diferenciar os objetivos pela faixa etária de idade das equipes vem sendo cada vez mais recomendada pelos especialistas no assunto.

Por exemplo:

• O funcionário mais jovem se sente engajado ao ver o trabalho gerar repercussão na vida social, ou seja, reconhecimento, autoafirmação;

• Na meia idade, o funcionário já busca reconhecimento financeiro, pois esta etapa da vida, em geral, ele já está na formação da família e dos projetos de vida;

• Já os funcionários com idade acima de 50 anos, buscam uma qualidade de vida maior.

 Disponibilizar ferramentas de conhecimento:

Oferecer cursos e/ou atividades de atualização ou aprofundamento de conhecimentos podem ser direcionadas para cada perfil, dessa forma, todos os profissionais terão mais autoconfiança e vontade de pôr em prática as novidades da área de atuação.

O funcionário se sente reconhecido quando vê que a empresa investe nele. É importante ter em mente que o trabalhador precisa sentir que o papel que ocupa é fundamental para o crescimento da empresa e que ele precisa saber que o trabalho dele é reconhecido pelos seus gestores.

O investimento que a empresa faz em um funcionário, não necessariamente traz um alto custo e com certeza trará um bom resultado, pois o colaborador se sente motivado por ver que a empresa investe nele e, portanto gera resultados, o que para empresa é o objetivo maior.

Abaixo, poderemos observar de forma mais direta, as ações tomadas para a motivação dos funcionários da B.O.N.I.T.A.:

• Um dia da semana a cada 15 dias, a empresa fará um “cofee break” onde cada funcionário colabora com algo para realizar um momento de descontração entre si. Neste momento, é imprescindível a presenta dos gestores, para que neste momento haja o conhecimento necessário de cada perfil;

• Por períodos, realizar uma pesquisa online, rápida, com questionamentos sobre o que o funcionário considera importante para o funcionamento de seu departamento, ou seja, um espaço para sugestões dos funcionários à gestão;

• Disponibilizar cursos onlines gratuitos para os funcionários, de modo que eles possam desenvolver melhor o seu papel dentro da empresa, o que gera bons resultados à organização;

• Criar metas, de modo que a premiação seja dada em forma de cursos mais aprofundados que o funcionário que melhor se destacar terá o benefício de fazer, aprimorando seus conhecimentos e novamente trazendo melhores resultados para a empresa, quando aplicar o conhecimento que obteve no dia-a-dia de trabalho;

• Reestruturar o ambiente de almoço do funcionário, de modo que o mesmo possa relaxar em sua pausa, fazendo com que o mesmo volte com a mente mais livre aos seus afazeres.

• Recompensas criativas, como vale-presentes, uma tarde de folga, uma vaga especial no estacionamento, um novo título ou uma menção no informativo da empresa são pequenos gestos, sem custo adicional, que farão toda diferença para a motivação dos funcionários;

 Crie um time vitorioso

Quando a empresa acha o caminho para motivar os funcionários, ela traz um diferencial na hora de construir profissionais competentes dentro de uma organização. Por isso é necessário que os gestores criem um dialogo aberto com os funcionários, a fim de mostrar a importância que cada um exerce para o sucesso da empresa.

A motivação dos funcionários nem sempre limita-se a aumento de salário, portanto, a empresa B.O.N.I.T.A. passou a valorizar seu quadro de funcionários com pequenos gestos mas que fazem a total diferença, onde os funcionários passam a exercer com prazer suas funções.

 Estratégias de comunicação interna e externa:

Uma organização com um programa de gestão implantado ou em implementação precisa transmitir para todos os públicos, sendo eles interno e externo, uma imagem de credibilidade, envolvimento e comprometimento, conduzindo estes públicos a idéia de que a empresa está adotando medidas para fortalecer o relacionamento e o crescimento tanto dos colaboradores quanto de seus consumidores. Portanto, o principal benefício de uma eficiente comunicação interna e externa é o fortalecimento entre ambas e a construção de relacionamentos sólidos, compartilhando os objetivos da empresa e fortalecendo essas relações, visando à satisfação de todos os envolvidos.- Hayrton Rodrigues do Prado Filho

A comunicação, tanto interna quanto externa, é uma ferramenta de extrema importância para qualquer organização e determinante no que se refere ao sucesso, independente do porte e da área de atuação. É uma ferramenta estratégica, pois muitos erros podem ser atribuídos às falhas de comunicação. Portanto, um sistema de comunicação eficaz é fundamental para as organizações que buscam o crescimento e cultura organizacional.

Comunicação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com