TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estrutura De Mercado

Monografias: Estrutura De Mercado. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/10/2014  •  1.044 Palavras (5 Páginas)  •  333 Visualizações

Página 1 de 5

1. INTRODUÇÃO

Nas últimas décadas, o comércio varejista teve uma evolução significativa, proporcionada pelo desenvolvimento tecnológico. Neste processo a informática teve destaque, uma vez que propiciou, a geração de técnicas de gestão mais eficientes, melhor conhecimento sobre o modo de circulação dos produtos e serviços, ganhos de eficiência e incorporação de novos modelos organizacionais, mais intensivos em conhecimento e informação.

Tecnologias da informação e comunicação têm um papel central neste processo, pois constituem não apenas uma nova indústria, mas o núcleo dinâmico de uma revolução tecnológica.

O setor varejista, principalmente o supermercadista, vive um momento de estruturação, influenciado pelas transformações que têm ocorrido na economia brasileira. Uma das características deste momento é a busca por operacionalização eficiente e competitividade. Para isso, o setor tem promovido ações como realizam troca de controle acionário, fechamento de lojas menos rentáveis, profissionalização da administração, capitalização das empresas, maior utilização da automação comercial, uso intensivo da informática, racionalização de operações, programa de redução de custos e diferenciação de produtos e serviços.

A estabilização da moeda, proporcionada pela plano real, possibilitou, por um lado, um substancial incremento no faturamento das empresas do setor de supermercados e, por outro lado, impôs a necessidade de implementar mudanças no posicionamento das empresas.

A Microeconomia é um ramo da economia voltado ao estudo do comportamento das unidades de consumo (famílias e/ou indivíduos) ao estudo das empresas, suas respectivas produções e custos, além do estudo da produção e preços dos diversos bens e serviços e fatores de produção. Diferencia-se da macroeconomia, que é um ramo da economia que aborda os problemas econômicos de maneira agregada.

2. DESENVOLVIMENTO

2.1 Microeconomia e Macroeconomia

As estruturas de mercado foram determinadas por estarem condicionadas à quatro variáveis principais: • Número de firmas produtoras no mercado; • Diferenciação do produto; • Elasticidade de demanda e economias da escala de produção; • Existência da barreira á entradas de novas empresas; Pelo fato do setor supermercadista está incluso no mercado de bens e serviços, as formas de mercado que estão dentro destas características, são: Concorrência perfeita, monopólio, concorrência monopolística (ou imperfeita) e oligopólio. 2.1.2 Tipos de Estrutura do Mercado • Concorrência Perfeita: Caracteriza-se pela existência de inúmeros compradores e vendedores, onde nenhuma empresa consegue ter influência sobre o preço de mercado. Os produtos elaborados são homogêneos, sendo substitutos perfeitos entre si, bem como existe completa informação e conhecimento sobre o preço do produto por parte dos produtores e dos consumidores. É o modelo ideal de mercado, pois a entrada e a saída de firmas no mercado são livre, ou seja, não há barreiras. Os empresários sempre maximizam lucro e os consumidores maximizam satisfação, e os consumidores e vendedores tem acesso a toda informação, sem custos. Alguns exemplos da concorrência perfeita são os produtores de hortaliças e os vendedores de picolé em uma área de lazer, uma característica deste mercado é que em longo prazo não existe lucros extras, mas apenas os chamados lucros normais, que apresentam a remuneração implícita do empresário. • Monopólio: Caso extremo de estrutura básica clássica. Situação de um mercado em que não existe concorrência na oferta. O setor é constituído de uma única firma, porque existe um único produtor que realiza toda a produção, ou seja, situação em que uma empresa domina sozinha a produção ou o comercio de uma matéria-prima, produto ou serviço que, por isso, pode estabelecer o preço à vontade. Nessa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com