TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estrutura da organização e reorganização de empresas existentes no mercado

Projeto de pesquisa: Estrutura da organização e reorganização de empresas existentes no mercado. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/11/2013  •  Projeto de pesquisa  •  2.046 Palavras (9 Páginas)  •  371 Visualizações

Página 1 de 9

1 INTRODUÇÃO

Com o aumento da competitividade nas empresas e nas atividades individuais, a prática da administração não pode se basear apenas em carisma ou intuição, mas deve legitimar-se por conhecimento e competência técnica. Visando proporcionar uma base sólida para os iniciantes no assunto, Introdução à administração apresenta, além de conceitos básicos, o vocabulário administrativo fundamental. Escrito em linguagem corrente e de fácil compreensão, desmistifica o que deve ser entendido e descomplica o que deve ser simples. Ideal como introdução geral ao tema para cursos de gestão — administração, economia, contabilidade e outras mais, noções básicas de administração, que fornece uma visão geral do papel do administrador nas organizações, bem como um panorama das principais funções exercidas por ele

Este trabalho tem como objetivo mostrar de como as empresas têm uma responsabilidade social importante numa gestão empresarial, devendo funcionar como promotores do desenvolvimento sustentável das sociedades onde se integram. Esta responsabilidade deverá integrar preocupações sociais a nível pessoal e comunitário para como as pessoas que dela se usufruir.

À medida que o profissional que se dedica à Administração cresce e se desloca dos trabalhos meramente operacionais e orientados para o campo da ação e operação - em que utiliza apenas as habilidades práticas e concretas de como fazer e executar certas coisas de maneira correta e eficiente - para atividades administrativas orientadas para o campo do diagnóstico e da decisão - em que utiliza suas habilidades conceituais de perceber e de definir situações e equacionar estratégias de ação adequadas e eficazes para aquelas situações -, maior é a necessidade de se fundamentar em conceitos, idéias, teorias e valores que lhe permitam a orientação e o balizamento de seu comportamento, o qual influenciará poderosamente o comportamento de todos aqueles que trabalham sob sua direção e orientação.

2 DESENVOLVIMENTO

A Clínica Saúde e Cia está localizada na Cidade de Paulo Afonso - Bahia, é uma empresa prestadora de serviços médicos e diagnósticos por imagem. Sua diretora médica, especialista em Ginecologia e Obstetrícia, iniciou em meados de 1996 sua prestação de serviços em um pequeno consultório alugado.

Com seu potencial profissional reconhecido socialmente, e não mais comportando sua demanda no então consultório decidiu construir sua própria clínica com parceria com outros sócios visando atender melhor as necessidades dos seus pacientes.

Teve o pavimento térreo da clínica concluído em Setembro de 2000 para onde se mudou possibilitando também a expansão de várias especialidades médicas, uma vez que, introduziu nesse pavimento uma recepção, dois banheiros (masculino e feminino) além de três consultórios, sendo um deles exclusivo para a especialidade de Ginecologia e Obstetrícia, devido à necessidade de um ambiente específico para realização de exames ambulatorial, decorrentes da especialidade.

Percebendo a necessidade de complementar com outros exames os procedimentos de consultórios, destermina-se a construção do segundo pavimento (1º andar) da Clínica Saúde e Cia, destinando-o aos exames de diagnóstico por imagem.

Concluindo a construção dessa etapa em Fevereiro de 2001, introduz três salas de exames, a saber: Mamografia, Ultra-sonografia e Densitometria Óssea, além de recepção com banheiro, administração, sala de laudos e contabilidade.

A Clínica Saúde e Cia dispõem hoje de um corpo clínico composto por várias especialidades, a saber: Ginecologia e Obstetrícia, Cardiologia, Pediatria, Psicologia, Urologia, Nutrição, Cirurgia plástica, estética e reparadora, Clínico Geral e Vários exames com diagnóstico por imagem, tais como: Mamografia, Densitometria óssea, Ultra-sonografia, Ecocardiograma, Eletrocardiograma, Teste Hergométrico, Mapeamento Ambulatorial da Pressão Arterial, que estão disponíveis em dias específicos e horários alternados devido ao número de consultórios e à disponibilidade dos nossos profissionais.

Permitindo mensurar e avaliar os resultados que estão sendo alcançados, visando garantir que os rumos da ação da empresa sejam compatíveis com os objetivos organizacionais, a Clínica Saúde e Cia têm implantado em seu estabelecimento questionários referentes á satisfação do cliente, maior objetivo a ser alcançado na realização dos serviços prestados, além de controlar através de relatórios a produção por um determinado período e supervisionar através de gráficos a demanda e assiduidade dos pacientes, disponíveis em seu sistema informatizado garantindo controle diário. Uma vez detectado desvio, estuda-se o grau deste para possibilitar a adoção de medidas corretivas.

À medida que a Clínica Saúde e Cia cresceu, seus objetivos iniciais ficaram mais complexos, passando por modificações. Seus participantes atuam de forma inteirada de acordo com essas mudanças, envolvidos num processo de mútua adaptação em busca de equilíbrio.

Para isso, a empresa investe na qualificação dos seus funcionários, de forma que motiva as recepcionistas através de cursos promovidos pelo SEBRAE – Paulo Afonso. Quanto aos profissionais médicos e técnicos, viabiliza a participação deles em cursos, palestras, seminários e/ou congressos direcionados aos seus serviços específicos.

A Clínica Saúde e Cia possui um sistema de comunicação altamente variado. Dispõe de telefone, intranet, internet, possibilitando então a seleção do meio mais adequado á mensagem a ser transmitida, além de total aceso direto a todos os que compõem a empresa, numa comunicação informal, independente dos níveis hierárquicos.

Garante ainda ter total interação com seus fornecedores em geral, os maiores: IBF (Distribuidor de matéria-prima), KOLPLAST (Distribuidor de materiais descartáveis), Farmácia Viver Manipulações (Distribuidor de materiais de suprimentos – fórmulas e soluções) entre outros, numa relação sólida e rotineira, tornando- se assim cliente fiel.

Quanto ao Marketing da empresa, ela publica suas propagandas por meio de emissoras de rádio AM/FM, folder, outdoors, lista telefônica, patrocínios, revistas locais e regionais, visando atender assim aos municípios vizinhos. Tendo obtido grande retorno, uma vez que já atende moradores de municípios como: Antas, Jeremoabo, Sítio do Quinto, Nova Glória, Rodelas, Chorrochó, Cabrobó, Macururé, Abaré, Belém do São Francisco, Floresta, Petrolândia, Delmiro Gouveia, Água Branca, Xingó,Pariconha, Inhapi, Canindé do São Francisco, Ouro Branco, entre outros.

Missão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com