TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estrutura de Mercado

Por:   •  12/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  484 Palavras (2 Páginas)  •  338 Visualizações

Página 1 de 2
  1. Escolha duas e comente, de forma rápida, sobre as características das estruturas de mercado.

A concorrência perfeita é caracterizada por uma grande quantidade de participantes - tanto ofertantes quando demandantes.

Se tivermos muitos vendedores e uma só empresa compradora, teremos o monopsônio.

  1. A concorrência perfeita admite que os vendedores e compradores tem um grande porte para influenciar o preço dos produtos e serviços que oferecem no mercado?

Na concorrência perfeita existem muitos produtos parecidos, há transparência e homogeneidade, todos conhecem os lucros dos outros, não existem patentes, os preços têm um equilíbrio, os compradores podem adquirir o produto de qualquer ofertante e a venda são feitas a preço abaixo daquela vigente no mercado.

  1. Aponte diferenças entre oligopólio e oligopsônio.

Oligopólio um ou poucos agentes dominam o mercado.

Oligopsônio muitos vendedores e poucos compradores.

  1. Baseando-se na realidade brasileira, aponte um exemplo de cada uma das estruturas apresentadas na Matriz de Stakelberg.

Stakelberg dividiu em três grupos: um, poucos e muitos.

O monopólio um único vendedor e grande quantidade de compradores, podemos citar uma empresa de energia elétrica.

Oligopólio pequena quantidade de vendedores e grande quantidade ou pequena quantidade de compradores. Indústrias de cimento.

Concorrência perfeita grande quantidade de vendedores, grande quantidade de compradores, como a bolsa de valores.

  1. Comente sobre a estrutura de mercado que dificulta a entrada de novos agentes econômicos no mercado.

As barreiras legais incluem patentes, licenças e concessões governamentais, dessa forma, outros agentes econômicos ficam legalmente proibidas de produzir ou venderem o produto patenteado, nesse sentido também ocorre um efeito semelhante ao controle sobre os fornecimentos de matérias primas. As concessões governamentais concedem a uma única empresa um direito exclusivo para operar e exclui legalmente competições.

  1. O que é um monopólio natural?  Aponte algum caso no Brasil ou no mundo.

É a situação em que os investimentos são muito elevados e os custos marginais são muito baixos, caracterizados por serem bens exclusivos com pouca ou nenhuma rivalidade. Saneamento básico, as empresas que fornecem água potável.

  1. O que você considera como sendo problema no caso de uma concentração de mercado?

Além do que ocorre ao nível dos contribuintes individuais, e das atividades que por razões tecnologias determinam tendências monopolísticas, as concentrações de mercado se inclinam à formação de oligopólios aproveitando as vantagens das escalas. Nem mesmo a existência de algumas agências que têm como finalidade a preservação dos mecanismos de concorrência corrige esta propensão. Constata-se que nos processos de desenvolvimento acelerado das economias, aproveitando os ganhos das dimensões, mesmo com intenções oficiais de melhoria da distribuição da renda, ocorrem acentuadas concentrações que nem sempre são neutralizadas.

O setor financeiro aparenta ser o que mais determina o aproveitamento de sua dimensão, provocando inclusive o controle de outros segmentos da economia. Chega a dificultar medidas corretivas ou punitivas de parte das autoridades, mesmo quando constatados comportamentos condenáveis, como os que estão sendo divulgados recentemente. Alegam riscos sistêmicos que possam até abalar algumas economias nacionais, consagrando-se o princípio de que são demasiadamente grandes para falirem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (45.1 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com